sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Eliana/Heliana


Um mesmo nome, duas grafias possíveis, com passados e usos diferentes na nossa sociedade. Ainda assim, um nome perfeitamente reconhecível e em certas gerações bastante popular! Falamos dos doces Eliana e Heliana.

Têm a mesma origem em comum, derivam do nome de família romano aelius que, por sua vez, vem do grego ηλιος (helios), que significa sol. Os nomes de família romanos correspondem aos nossos atuais apelidos/sobrenomes, passando de geração em geração, e este nome em particular estava associado a famílias importantes, nomeadamente à família do Imperador Adriano. O seu significado é uma das mais-valias do nome, que acaba por ser igualmente esplendoroso e brilhante na sua sonoridade leve, divertida e profundamente fluída.

Numa explicação etimológica alternativa Eliana é um nome feminino de origem hebraica que significa Deus respondeu, o que acrescenta um cunho religioso ao nome, que pode agradar a várias famílias!

Olhando para os dados do Brasil, onde o nome sempre foi muito mais popular, sabemos que entre 1930 e 2000 foram registadas mais de 180 mil pessoas com este nome na grafia Eliana e 2 mil pessoas com a grafia Heliana! Aqui se vê o grande contraste! E, além de ser um nome muito popular no Brasil, sabemos que foi muito popular em alturas específicas, nomeadamente no final dos anos 60, atingindo os seus valores máximos na década de 70 (mais de 60 mil registos numa só década)! Quando isto acontece a um nome, dizemos que o nome fica datado, isto é, demasiado associado a uma geração específica, fazendo com que gerações posteriores o achem fora de moda ou ultrapassado. No fundo, acontece com vários nomes. Ainda assim, em São Paulo (2015), 40 anos após o grande boom de Elianas, foram registadas 22 meninas com este nome e vários compostos como Eliana Alice, Eliana Cristina e Milena Eliana.

Em Portugal, o nome nunca foi muito famoso, sendo a grafia Heliana, mais uma vez, praticamente inexistente (1 registo em 2016), ainda que aceite pela lista do IRN. O uso de Eliana em Portugal parece ter ficado cingido à década de 70, sendo que em 1975 as 22 Elianas portuguesas passaram a ser 120 em 1978, decrescendo o número nos anos imediatamente a seguir. Houve um pico de popularidade muito estranho que nem permite dizer que o nome é datado. Hoje em dia sabe-se que foram registadas 24 meninas com este nome em 2013, 22 em 2014, 18 em 2015 e 22 em 2016. Em 2014 foram registados 17 diferentes compostos, sendo os mais usados Eliana Filipa e Eliana Sofia. Compostos diferentes salientam-se Márcia Eliana e Seara Eliana (tenho mesmo de fazer um apontamento a este composto: Seara não está contemplado na lista de Portugal, mas pensando nele como um nome literal o significado é absolutamente maravilhoso, campo de cereais ao sol)!

Usariam Eliana/Heliana neste novo ano e anos seguintes?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE.

11 comentários:

  1. Adoro Eliana e seria capaz de o usar, mas tenho ainda muitos nomes à frente. De Heliana não gosto, acho que o H o torna super pesado.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Eliana sem o H achei mas bonito
    Gostaria de saber sobre o nome Maine ou Maíne
    Antecipadamente agradeço
    (Rafaela Barbosa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, em nome da equipa O Blog dos Nomes, obrigada pelo seu feedback! Vamos responder ao seu pedido o mais depressa possível! :)

      Excluir
    2. Gosto do meu nome começar com H. Ao contrário do que dizem nunca pesou. Fica mais em evidência. Adoro.

      Excluir
  3. Acho Eliana um bom nome mas no Brasil ficou realmente muito datado, perdeu o frescor. Concordo com a Pilar em relação à Heliana, o H dá mesmo um ar pesado. Por aqui Eliane tb foi muito usado.

    ResponderExcluir
  4. É um dos meus favoritos com a terminação Ana. Prefiro sem H Hoje eu usaria sim justamente por estar datado. Tem vários nomes da moda que eu amo, mas comecei a pensar em nomes fora de moda que também me agradam e Eliana foi um que me surgiu.
    Eu conheci Elianas e também Elianes todas agora na faixa dos trinta/quarenta e poucos anos.
    Eliana é um nome que remete a minha infância por dois motivos. O primeiro é que aqui no Brasil nós temos uma apresentadora de TV muito famosa chamada Eliana e na década de 90 a década em que nasci a Eliana era apresentadora de programa infantil. E eu via e gostava. Tinhamos (Temos) Eliana, Angélica e Maria da Graça mais conhecida como Xuxa eu gostava mais da Eliana. Sei-lá porque. Hoje elas não fazem mais programas pra criança.
    Curioso que o pessoal que assistiu Eliana na infância é a turma que está tendo filhos agora e mesmo assim Eliana não é um nome muito cogitado, mas eu suspeito que é porque o pessoal que nasceu nos anos 90 tem primas, irmãs, tias, pessoas próximas chamadas Eliana/Eliane. Pode ser que daqui alguns anos o nome volte com tudo afinal é bonito e tem um bom significado.
    O meu segundo motivo é que a tia do prézinho a minha primeira professora chamava-se Eliana ou Eliane? (Eu juro que lembrava e agora me bateu essa duvida) Bom é um dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do meu nome Heliana eu acho diferente e bonito,por levar o H independente da opinião de cada um.gosto do significado que é de origem grega signica oferecido a Deus.

      Excluir
    2. Também.gosto do meu, pelo mesmo motivo. Deu muito certo pra mim. Sem ser fanática, amo a idéia de um Deus todo poderoso que nos guarda do mal, que nos cuida.

      Excluir
  5. Gosto do nome Heliana com H é diferente e bonito por sinal, muito bom.
    Com um significado especial, oferecido a Deus, que lindo💕

    ResponderExcluir