segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Alika - Atendendo a Pedidos


Em nossos posts temáticos costumamos citar vários nomes, de diversas origens, e no meio de tantas novidades podem estar interessantes opções. Foi o que aconteceu com Alika, nome que apresentamos no post Nomes Africanos. Tão simpático e tão alegre, Alika só desperta bons sentimentos. É um nome descontraído, alto astral e que emana positividade!

Como já mencionamos, Alika é um nome de origem africana (mais especificamente nigeriana) e seu significado é a mais bonita. Mas essa não é sua única origem! Também é um nome feminino árabe que significa amor. Lindos e carinhosos significados, ambos transmitem muita ternura. Ao mesmo tempo, Alika é a versão havaiana de Alex, a forma curta de Alexandre, nome de origem grega que significa defensor da humanidade. No Havaí, Alika é considerado um nome masculino.

Existe também o nome Alica, mas que nada tem a ver com Alika. Na verdade Alica é a versão eslovaca de Alice.

Em nossos países Alika é um nome que tem cheiro de novidade, ainda é bastante raro. Houve apenas 1 registro em Portugal em 2015 e no mesmo ano, no estado de São Paulo, a grafia Álika também obteve 1 registro. Segundo o IBGE existem 98 mulheres de nome Alika na totalidade do território brasileiro e isso significa que é bem incomum! Seus registros no Brasil começaram na década de 90. Em Portugal ele não faz parte da lista do IRN, acredito que não seja aceito, mas Malika, um nome muito parecido com Alika, foi admitido recentemente, então acho que se Alika for pedido terá boas chances de ser aceito. Deixo a ressalva que apesar da similaridade, Alika e Malika são nomes distintos.

Nos Estados Unidos não é tão desconhecido: existem 1 017 americanos chamados Alika e nesse país é visto como unissex, sendo usado de forma equilibrada entre mulheres e homens (talvez pela influência do estado do Havaí). Seus registros começaram em 1971 e atingiram o maior uso em 2011. No ano de 1998 ocupou a posição #99 no ranking havaiano.

Referências:
  • Alika é o nome artístico da cantora uruguaia Alicia Dal Monte;
  • Alika Hope - americana fundadora e vocalista principal do projeto Ray of Hope;
  • Karis Alika Islamadina - cantora e atriz australiana.

Alika é ainda o nome de uma vila no Irã e de um gênero de mariposas.

Fugindo dos nomes populares e comuns, Alika é uma escolha original. O fato de representar diferentes culturas pode ser um atrativo à mais. Acho sua sonoridade muito alegre, vejo alguma semelhança com Anita. Cheio de energia e frescor, Alika está pronto para ser descoberto e ganhar novos admiradores!

Acham que Alika é uma opção a se considerar?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, Hamariweb, IBGE, IRN,  Nameberry, Names Org, O Blog dos Nomes, Think Baby Names, Wikipédia.

14 comentários:

  1. Obrigado por atender meu pedido

    ResponderExcluir
  2. É giro, tem uma sonoridade catita, mas parece-me descontraído demais para o meu estilo particular.

    ResponderExcluir
  3. Penso que Álika é mais harmonioso que Alika. Acho diferente e bonito. Gostei.

    ResponderExcluir
  4. Foi um dos primeiros nomes que eu vi no blog e que eu tinha gostado! Acho fofo, acho pq faz com que eu lembre da Lilica Ripilica rs. Acho um nome bonito e com significados bons, mas o Ivan detesta e fala que parece alicate. Seria interessante ver uma pequena Alika :) é fofinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome e Alyka com y pois meu pai era índio . foi ele que me deu esse nome

      Excluir
    2. Me apaixonei por esse nome a primeira vez que vir em um filme de uma princesa africana. E o nome da minha filha Álika

      Excluir
  5. Olá, minha filha se chama Alika, somos de Mato Grosso do Sul, Brasil.Ela nasceu em 2009.Eu optei por registrar sem o acento, porém a pronúncia é a mesma.Acho lindo e minha filha também gosta do próprio nome.Mas e o meu? Será possível encontrar significado ou origem? É Ageani.Um abraço, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sou Allika e amo meu nome único 😍

    ResponderExcluir
  7. Eu só alyka com y,minha tia q mim deu esse nome lindo q eu amo alyka

    ResponderExcluir
  8. Minha se chama Alika, fui eu que escolhi e amei o significado quando vi.

    ResponderExcluir
  9. Minha filha se chama Álika ela gosta muito do seu nome ,eu também

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Àllica e eu acho muito diferente mas gosto dele pq e único kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi meu nome é Alika , sou Brasileira nasci no Paraná em 1990 meu pai me conta que ele que escolheu , meu nome

    ResponderExcluir