terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Arcádio



Arcádio é um nome que eu considero muito intrigante, tem uma sonoridade diferente e um ar antigo e imponente. Ao fazer a pesquisa para este post deparei-me com isso mesmo, é definitivamente um nome que se lhe tem muito que lhe diga.

Quando decidi abordar este nome foi porque Arcádio é o nome de uma das minhas personagens favoritas de sempre do meu livro favorito Cem Anos de Solidão do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez. No livro são várias as personagens que carregam este nome mas o principal, José Arcadio Buéndia é o patriaca e um personagem cheia de magia e carisma. Quem leu o livro e gostou sabe do que falo, é inesquecível.

Ora então fiquei com curiosidade em saber mais sobre o nome Arcádio pois a única coisa que sabia é que deveria ser um nome usado nos países hispânicos da América latina já que todos os nomes da obra são nomes conhecidos e usados nesses países.

Nas minhas pesquisas confirmei que Arcádio/Arcadio é um nome usado em países hispânicos e é a forma espanhola, italiana e portuguesa do grego ArkadiosArkadios é um nome grego antigo que significa de Arkadia ou habitante de ArkadiaA Arkadia era uma região da Grécia cujo nome deriva de arktos, urso.

Na mitologia grega a Arkadia era um paraíso terrestre cujos habitantes vivem em repleta harmonia com a natureza sendo pastores. O conceito da Arkadia foi alvo de inúmeras obras de arte na altura da renascença sendo recriada em imensas pinturas maravilhosas. A Arkadia é vista como uma utopia mas a diferença das outras conhecidas utopias é que esta é alcançável e é vista como perdida. Na poesia inglesa por vezes aparece referências à Arkadia mas na variante Arkady. E o poeta romano Virgílio escreveu também a conhecida série de poemas Eclogues passada na Arkadia.

Arcádio é surpreendentemente um nome mitológico e muito antigo o que me fez ficar ainda mais encantada por ele. No século passado e neste século continua-se a fazer referências à Arkadia em contos, poemas, músicas e livros. E já que falei do livro do Gabriel Garcia Marquez o facto de ter escolhido o nome Arcadio para o fundador da cidade onde a estória se passa, Macondo, não foi em vão pois existem imensas semelhanças entre a Arkadia e Macondo, como lugares simples e mágicos onde se forma um "ideal de vida". Achei também curioso que Arcadia foi o nome original da banda Duran Duran.

Mas voltando ao nome Arcádio. Em Portugal é aceite mas não teve nenhuns registos no ano passado, no SPIE também nada aparece nas décadas passadas o que me leva a pensar que é um nome completamente em desuso mas não concordo que não seja usável, pelo contrário. Talvez tenha um ar pesado e também uma aura antiquada mas não deixa de ser um nome interessante com muita história e requinte.

No Brasil existem alguns Arcádios na região do Rio Grande do Sul, achei estranho pois como o Brasil fica na América Latina poderia ter "tirado" este nome dos vizinhos mas não foi o sucedido, aparentemente. A sua frequência total é de 106 pessoas e não nasceu nenhum em 2015 no estado de São Paulo. 

O que vocês pensam de Arcádio?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IBGE, Público, SPIE, ARPEN/SP IRN, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Achei bonita a ligação com um mundo paradisíaco, acho que é o ponto forte do nome.

    ResponderExcluir
  2. Acho a referência mitológica uma associação fantástica, mas sonoramente parece-me um nome pesado que não se adequa muito às tendências contemporâneas. Quando penso em Arcádio lembro-me sempre de Ambrósio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Ambrósio será sempre o chauffeur da Ferrero Rocher. :)

      Excluir