domingo, 25 de setembro de 2016

Corália


Para mim, Corália é um nome extremamente agradável. Se fosse um dos meus nomes favoritos usaria sem hesitar numa filha. Corália transmite-me uma imagem mental vibrante, cheia de cor. Considero o nome exótico pela sua grafia que não é comum e pela sonoridade que se faz notar mas que ao mesmo tempo é leve e o facto de ser um nome que é raro de se ouvir, no meu parecer, ainda lhe acrescenta mais brilho.

Corália pode ser uma derivação do latim corallium que significa coral ou a forma grega de Koralia cujo significado também é coral.

Se tivesse de associar este nome a uma estação do ano seria, de certeza, ao verão não só pelo significado do nome mas também pela cor.

Este nome lembra-me sempre a cor coral (tom laranja rosado) e se utilizamos nomes que nos remetem para cor tal como Rosa, Violeta, Clara, Scarlett, Rubi, Safira… por que não Corália?

Em Portugal, no ano de 2015, não houve nenhum registo do nome Corália e no estado de São Paulo também não. Segundo a SPIE o nome nunca foi alvo de grande uso, sendo que a partir de 1980 deixou de ser registado. Corria o ano de 1940 quando Corália foi registado 13 vezes (o maior número de vezes registado em Portugal!). De acordo com o IBGE a sua frequência no Brasil é de 432 pessoas, foi mais utilizado durante a década de 1930 mas a partir dos anos 60 entrou em desuso.

Mesmo que o nome seja, para alguns, demasiado ousado para primeiro nome, na minha opinião, é um segundo nome ótimo e inesperado. Acho gracioso Ana Corália e Maria Corália. Na verdade acho o nome muito bonito e elegante para formar compostos tanto na primeira como na segunda posição.

Este nome é também bastante interessante pelos diminutivos que dele podem surgir, o meu favorito é, sem dúvida, Coral, mas também gosto de Cora ou de Lia.

Ana Carvalho.

Qual é a vossa opinião sobre Corália? Tem esta preciosidade entre os vossos favoritos?


Fontes consultadas:
SPIE, IBGE, Público, Behind the Name, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Não sou fã, acho um bocado pesado.

    ResponderExcluir
  2. Corália é enigmático e intrigante -faz com que você repita-o várias vezes e fique a pensar. É uma escolha ousada, admito. Nossos ouvidos não estão acostumados. De inicial forte e marcada e a terminação leve, quase musical... a terminação faz com que eu lembre de "Amália", um encanto de nome tbm. A quebra/transição do forte para o delicado pode ser que cause estranheza aos ouvidos em um primeiro impacto. Você fica meio: "uau, pode repetir seu nome?". É um nome que faz pensar rs. Talvez, o probleminha esteja no final "lia", porque a pronúncia se parece com "lha" (e tem umas palavrinhas não tão legais assim e é possível fazer associação - mas depende tbm de todo o conjunto do nome e não só dessa simples terminação) e lembra "sandália". Corália parece um nome com muita vibração, porque não pensarmos no movimento da Tropicália brasileira ou as saturnálias romanas? Parece nome de sereia (por que não: Corália e Muriel?)! Acho que tudo é questão de costume e eu prefiro Corália aos nomes: Cora e Coral, pelo simples motivo que eu não consigo desassociar de "cobras" quando ouço os dois nomes (e cobra em um sentido figurado não é tão bom assim)...Co(b)ra Coral...por mais que Cora esteja ligado a mitologia grega e o conto de Perséfone seja um dos que eu mais gosto. Acho Corália usável viu! Eu não vou dizer que estou caindo de amores e que entrou para a minha lista de favoritos, mas gostaria de ver uma sereiazinha com este nome! Que o post sirva de inspiração para futuras mamães! Também gosto de Coraline...e acho que Coralie fica fofo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de pensar em Cora Lis - acho que como é um composto e parece um nome só, isso fez com que eu gostasse de Cora (não pensei em cobra) e achei bem fofo viu!

      Excluir
  3. meu nome é coralia e sou apaixonada por ele . aqui aonde moro nao conheço ninguém com o mesmo nome que o meu isso pra mim e ótimo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Tive uma vizinha Corália. Era uma mulher muito bonita e de personalidade forte. Teve duas lindas filhas que tragicamente se foram antes dela. Ela era uma mulher muito discreta e tinha um estilo de vida, de tal forma personalíssimo, que inda hoje, várias décadas depois, quem ainda está vivo faz as mais multiformes conjecturas sobre a personalidade dela.

    ResponderExcluir