domingo, 31 de julho de 2016

Christine - Atendendo a Pedidos


Nunca escondi o meu encanto por Cristina, um nome que acho tão bonito quanto meigo, mesmo sabendo que cada vez se usa menos e começa a soar um tanto quanto démodé. A versão francesa, Christine, em tudo partilha a delicadeza e a doçura do nome em português e, por ser tão amplamente utilizado e ser tão familiar, o seu uso em português parece-me perfeitamente possível. Alguns dirão, inclusive, que a grafia internacional – com o h – dará um ar mais elegante ao nome e não discordo nada! :) Acho que lhe dá um certo charme que talvez falte à versão portuguesa.

No entanto, esta versão é raríssima nos nossos países. Em Portugal, durante todo o século XX não foram registadas mais que 20 meninas com este nome e no Brasil o número de pessoas chamadas Christine não chega às 1000. Apesar de serem números tão diferentes, ambos significam que o nome praticamente não é utilizado por portugueses e brasileiros. Ao contrário de Cristina, que parece ter tido um pico inacreditável de popularidade na década de 70. 

Recentemente, o nome não teve registos em Portugal e no Brasil, no Estado de São Paulo em 2015, foram registadas 13 meninas com este nome. Alguns dos compostos que foram registados com este nome foram Agatha Christine, Angela Christine, Ellen Christine, Eloá Christine, Lorena Christine, Mel Christine, Mila Christine ou Sarah Christine. Como Christine tem uma vibração muito internacional acredito que, se quer usá-lo num composto, opte por um nome também ele mais internacional para não haver um desfasamento de estilo muito grande. É apenas a minha opinião, claro.

Confesso, aquilo que mais me encanta em Christine é a associação ao Fantasma da Ópera! Parece que toda a suavidade e intensidade da música se encerram num único nome. E é impossível ficar indiferente, quase imagino o nome a ser sussurrado pelos corredores do teatro, ou mesmo ao ouvido da bela Christine. É quase mágico. E quase aposto que o nome não foi escolhido por acaso, notem como é extremamente melodioso e musical.

Que acham desta versão?


Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

8 comentários:

  1. Acho bonito :) Prefiro Christine a Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Christine! Acho o muito elegante.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito doce e delicado, gosto bastante!

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome extremamente doce, meigo e simples. Acho mais bonito do que Cristina, porem é menos forte do que o mesmo. A garota da foto tem muita cara de Christine!.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe chama Cristine :)
    Acho lindo, delicado e elegante.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe chama Cristine :)
    Acho lindo, delicado e elegante.

    ResponderExcluir
  7. Também amo esse nome por causa do Fantasma da Ópera!

    ResponderExcluir