terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Harmonia


Há uns dias ocorreu-me o literal Harmonia como nome próprio e depressa o achei muito querido e usável! Integra facilmente o lote de nomes literais com um toque hippie, como Alegria, Esperança, Melodia, por exemplo. A sonoridade é bonita, simples e elegante. 

Apesar de todas as vantagens sabia estar perante um nome fruto da minha imaginação. Mas quando pesquisei sobre ele no Behind The Name descobri que afinal o nome existe para além da minha criatividade!

Harmonia é o nome dado à deusa grega da harmonia e da concórdia, palavras estas que constituem o significado do nome. É considerada por muitos a filha de Ares e Afrodite, mas outras fontes sugerem que os seus pais sejam Zeus e Electra. Foi oferecida como esposa a Cadmo, o herói fundador de Tebas, e viria mais tarde a ser transformada em serpente, juntamente com o seu marido, em Samotrácia, de onde era originária. 

Atrevo-me a dizer que o que mais me agrada neste nome é mesmo o seu significado. A harmonia é indispensável à vida de qualquer pessoa, tal como a paz, o amor, a esperança, a felicidade - todos aceites como nomes próprios. Imagino uma menina com este nome com uma grande capacidade de diálogo e unificação. 

Personalidade:

Harmonia Rosales - pintora norte-americana de ascendência afro-cubana

Numa perspectiva realista, não me parece que Harmonia venha a ser um nome muito utilizado, mas acredito no seu potencial e penso que tem tudo para agradar ao povo. As variantes Harmony e Harmonie (que considero igualmente amorosas) são conhecidas um pouco por todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.

Com o regresso dos nomes hippies e com ligação à Natureza, acho que Harmonia podia passar a integrar listinhas de futuros papás e futuras mamãs. E vocês, acham o mesmo?

5 comentários:

  1. Não consigo ver Harmonia como nome próprio, já Harmony sim.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, também me lembra os contraceptivos lol

    ResponderExcluir
  3. acho engraçado, mas prefiro mil vezes Melodia.

    ResponderExcluir
  4. Eu só penso no grupo Harmonia do samba rs e rima muito com agonia :/
    Já Harmony eu acho fofo! Também gosto de Melodia, mas tbm prefiro a versão inglesa, Melody!

    ResponderExcluir