terça-feira, 19 de janeiro de 2016

João


João: este que é um nome tão antigo, mas tão moderno ao mesmo tempo. E eu adoro-o: sozinho, com um bom composto. Curiosamente, o meu marido tem até João como sobrenome, o que adoro. 

O nome João é a versão portuguesa do nome John, que é a forma inglesa do nome Iohannes a forma em latim do nome grego Ιωαννης (Ioannes) que deriva do nome hebraico יוֹחָנָן (Yochanan) que significa "Javé é gracioso" ou "agraciado por Deus".

Em 2014, em Portugal, João esteve em primeiro lugar no ranking, o que se manteve em 2015, mais uma prova do que digo, João, para a maioria da população portuguesa, nunca sai de moda! No Brasil, em São Paulo, obteve, 16 551 registos, sendo o terceiro nome masculino mais registado. No ranking elaborado pelo BabyCenter, encontra-se na 31ª posição, sozinho mas compostos como João Pedro e João Lucas encontram-se acima, respetivamente na 20ª e 21ª posições.

É daquele tipo de nomes de que adoro por ser fácil de conjugar com outros, como os compostos já referidos, e alguns mais que gosto, como:
  • João Dinis 
  • João Afonso 
  • João Filipe 
  • David João
  • João Luís 
  • Entre outros (...)
Escrever, lembrar e pronunciar o nome João é considerado fácil, pois além de comum é um nome curto, como acontece com José, e estes talvez sejam os nomes mais comuns e utilizados, desde a idade média até os dias atuais. O som da pronúncia do nome João é similar aos internacionais Joe, Joey, Joshua, Jeshua, Jack, Josias, Joyce, Jose, Joy, Jae-Hwa

Os principais e mais conhecidos diminutivos do nome João são: Jão, Jojo e .

Uma das personalidades mais conhecidas com o nome João no mundo cristão foi João Batista, um dos discípulos de Jesus Cristo e autor do evangelho de Jesus. Por ser um nome ligado ao cristianismo, imagino-o  numa pessoa com de caráter nobre com forte tendência de liderança, em que os seus atos sempre visam o benefício da maioria.

E vós, que visão tendes de João?

9 comentários:

  1. Gosto de João, mas prefiro vê-lo em compostos, acompanhado de um nome bonito :) Acho João Francisco muito amoroso, por exemplo! Mas gosto de vários compostos, é como dizem, vai bem com muita coisa. Entre os meus favoritos:

    João Baltasar
    João Caetano
    João Dinis
    João Gil
    João Martinho
    João Zarco

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de João sem um complemento, acho-o simples demais para ser usado sozinho.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um nome antigo e moderno ao mesmo tempo, um clássico! Um dos poucos nomes terminados em "ão" que gosto. Sempre vai bem em compostos. Apesar da alta popularidade, acho João Pedro um lindo composto!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de João mas só em compostos. Acho sem sal sozinho e como é tão batido ainda é pior. Mas num composto com um nome mais diferente já gosto.

    ResponderExcluir
  5. Estou cansada dele, mas não deixo de gostar.

    ResponderExcluir
  6. não gosto de João.. no entanto, simpatizo com o composto João Pedro.

    ResponderExcluir
  7. Eu detestava esse nome quando eu era criança hoje amo.

    ResponderExcluir