domingo, 15 de novembro de 2015

Max


Em Portugal, de acordo com as imposições do Instituto dos Registos e Notariado, são admitidos os nomes masculinos Max, Maximiano, Maximino e Máximo. E fazendo uma pesquisa rápida sobre todos estes nomes rapidamente concluímos que o nome mais usado pelos portugueses foi, outrora, Maximiano, um nome que hoje perdeu a força de outros tempos.

No entanto, de todos estes nomes agora discretos no panorama português, gostaria de destacar Max, um nome que pode ser usado como diminutivo de todos os outros, mas que também vale por si mesmo. Na verdade, Max é mais um daqueles nomes que começou por ser um diminutivo que ganhou a força de nome próprio e hoje é amplamente conhecido um pouco por todo o globo. É, portanto, um nome internacional! Para ser mais precisa, em 2013, Max ocupava a 50ª posição do ranking austríaco, a 35ª no irlandês, a 25ª no ranking do Reino Unido e a 20ª no australiano. No ano seguinte, em 2014, era o 67º nome mais utilizado na Noruega, o 56º do Canadá, 50º da República Checa, 39º da Suécia, 29º da Irlanda do Norte, 16º da Holanda e Nova Zelândia e o 13º da Escócia.

Nos mesmos anos, Max não ocupava espaço privilegiado nos rankings português e brasileiro. No entanto, em 2013 foram registados em Portugal cinco Max e em 2014 nove, juntamente com os compostos Max Miguel, Max Mark e Santiago Max.

O nome nunca teve tradição nos nossos países, sendo que em Portugal no espaço de 1920 a 1980 nasceram apenas dois em 1928; e acredito que em Portugal se tenha tornado algo caricato e inviável após o lançamento da série policial Inspetor Max, onde o protagonista é um pastor alemão que combate o crime junto dos seus colegas humanos. E se a série criou muitos fãs do cão-polícia, acredito que também tenha constituído um obstáculo à colocação de Max a meninos portugueses. Porém, tal não impediu o acarinhado ator português Pedro Lima e a sua mulher, Anna Westerlund, a colocarem este nome no seu filho, nascido no ano de 2010!

Max é também o nome do filho da atriz Cynthia Nixon, da cantora Christina Aguilera e de Jennifer Lopez. É o nome do protagonista dos filmes Where the Wild Things Are e Mad Max, sendo também portadores os atores Max von Sydow e Max Schreck, das épocas áureas do cinema. Uma referência talvez menos intuitiva é Maximiano de Sousa, vulgarmente conhecido como Max, um artista português oriundo da Madeira que vingou nas áreas musicais do Fado e da World Music. Considero o nome perfeitamente utilizável, mas com maior aceitação no Brasil.

Joana Recharte.


Quais são as vossas impressões imediatas sobre Max?

7 comentários:

  1. Gosto porque é um nome curto com uma sonoridade forte e de presença.

    ResponderExcluir
  2. Gosto mais de Max do q de qualquer outro "Maxalgumacoisa"(Maximiliano por expl, acho terrível).

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma implicância gratuita com nomes com essa som do "x".

    ResponderExcluir
  4. de acordo com a Patricia Monteiro ;D

    ResponderExcluir
  5. Faltaram as versoes femininas! Maxine, amo esse nome.❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faltou, nós já publicamos o post sobre Maxine 😊

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/09/maxine.html?m=0

      Excluir
  6. Não faltou nos já publica o post sobre maxine👆

    ResponderExcluir