domingo, 20 de setembro de 2015

Rúben


Atualmente registado como o 44º nome masculino mais utilizado para bebés em Portugal, Rúben não se pode orgulhar de ter tido um percurso estável e sido uma presença assídua nas listas dos portugueses ao longo das últimas décadas. Foi um nome praticamente inexistente em Portugal até à década de 70, não passando de uma dezena de registos anuais. Em 1970 a popularidade aumentou substancialmente, atingindo uns fantásticos 121 registos no ano de 1979. Nas décadas consequentes, Rúben manteve-se em alta, sobretudo na década de 1990 e no abrir do século, espalhando-se por Portugal inteiro e sendo amplamente pelas mais variadas classes sociais. Hoje em dia, Rúben parece ter perdido o grande encanto de outrora, sendo uma escolha menos intuitiva que os tão presentes Francisco e Afonso.

No Brasil, Rúben é um nome bem menos presente, não constando na lista dos mais utilizados em São Paulo no ano de 2014, nem nos rankings do BabyCenter Brasil, que nos fazem uma previsão aproximada do uso dos nomes a nível nacional. Para dar uma visão mais holística da preferência por Rúben noutros países do mundo, na Holanda, Rúben foi o 4º nome mais utilizado em 2009, sendo que em 2013 se encontrava na 16ª posição; no mesmo ano, foi o 31º mais usado de Espanha e o 38º da Galícia. É também um nome com muita tradição na Arménia, onde três reis detinham este nome e vários príncipes e aristocratas também!

Transporta consigo um grande vínculo religioso por ser, na Bíblia, o filho primogénito de Jacob e Leah, que viria a constituir uma das doze tribos de Israel! Em hebreu corresponde à expressão: “Vede, um filho!”, que designaria a alegria da sua mãe pelo seu filho varão! É um nome forte, e internacional, embora a versão mais conhecida seja a anglófona Reuben, que foi o nome de uma personagem da série da Disney Lilo & Stitch e do inventor e fundador da Duracel (Samuel Ruben). Em Portugal, os compostos mais utilizados são Rúben Miguel, Rúben Alexandre, Rúben Filipe, Rúben André e Rúben Micael!

Joana Recharte.


Rúben seria um potencial nome para integrar a vossa lista? Porquê?

6 comentários:

  1. Com certeza é um nome que irá entrar em minha lista. Achei lindo e foi ótimo ter um maior conhecimento sobre o mesmo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. No Brasil é mais comum Rubens, pelo menos é a sensação q tenho. Acho muito datado dos anos 60/70 e um com um ar meio sisudo.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada deste nome .. Acho a sonoridade muito má . No entanto , acho interessante a carga bíblica .

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente amo,está meu n 1 no momento forte,raro e ao mesmo tempo tem o lado delicado pelo Ben,pode se chamar como apelido,e Ben está no gosto do povo,mil vezes melhor que Bernardo (horrível no falar)ou Benjamin...Amo amo(personalidade forte)

    ResponderExcluir