domingo, 20 de setembro de 2015

Nomes Indianos


Quando surgiu a ideia de se fazer este blog passou-me logo pela cabeça que tinha que escrever sobre nomes indianos. Tendo vivido na Índia por um ano e meio, junto da classe média e mais baixa fez com que passasse a ver o mundo com olhos diferentes e isso se fez notar também no que diz respeito aos nomes próprios.

O facto de ser casada com um indiano, também fez automaticamente que me interessasse por este tipo de nomes visto que também terá peso na hora de escolher um nome para um rebento nosso.

Por isso, nomes indianos nunca me disseram nada ate há cerca de 3 anos atrás onde a minha vida mudou. Agora estou fascinada pelo exotismo deste tipo de nomes, tendo cada um deles significados maravilhosos, enigmáticos e cheios de misticismo.

Olhando para a lista de nomes aceites em Portugal poucos são os nomes indianos, ou de origem no sânscrito, que lá aparecem mas eles andam por lá! Alguns desses nomes e seus significados são:

Femininos:
  • Aruna- nome unissexo mas que em Portugal é aceite só como feminino e cujo significado é a cor castanha avermelhado do pôr-do-sol;
  • Indira - radiante como o sol;
  • Nalini - Lótus, ou a mãe do Vedas também conhecida como a Deusa Gayatri e também tem o significado de doce néctar;
  • Naraiana - nome masculino mas que em Portugal é aceite como feminino. Narayana significa refúgio do homem ou de Deus. Também está ligado ao Deus Vishnu;
  • Suria - Sol, Deus do Sol.

Masculinos:
  • Dhruva- estrela polar; firme, constante;
  • Indra- excelente, o primeiro. Deus do Céu;
  • Ragendra- o senhor dos reis;
  • Ravi - significado ligado ao Deus Surya, é o fogo que o sol emana;
  • Siddartha- aquele que alcançou a sua meta, o Buda.

No Brasil a historia já é outra e como não há restrições quem quiser usar um nome indiano não terá assim tantos problemas, até a nível da grafia do nome na hora de registar uma criança.

Pondo  de parte o facto de nao serem aceites em Portugal muitos nomes indianos seriam usáveis num pais de lingua portuguesa devido à grafia simples e a sonoridade.
Alguns nomes que eu considero usáveis e para quem poder coagitar este tipo de nome poderá gostar são por exemplo:

Femininos:
  • Anjali - oferenda;
  • Arushi - os primeiros raios de luz do amanhecer;
  • Arya - nobre;
  • Diya - luz;
  • Lalita - aquela que é bonita;
  • Maya - sonho, ilusão;
  • Meena - pedra preciosa de cor azul, olhos bonitos;
  • Vidya - conhecimento, aprendizagem.

Masculinos:
  • Arjun - pavão, Arjun era o filho do Deus Indra, um dos irmãos Pandava;
  • Arun - Sol;
  • Devi - nome unissexo, Deusa Laxmi, divindade;
  • Karan - guerreiro;
  • Naveen - novo.

Os nomes com origem no sânscrito são milhares, então se se fosse a fazer uma lista completa ficaria um post com 1000 páginas!

Na Índia os nomes diferem na religião a que pertencem e também nas regiões. Certos nomes são mais usados numas zonas que outras, a Índia sendo um país tão grande e com tantas religiões e etnias diferentes faz com que o leque de nomes seja imenso e para todos os gostos.

Uma maneira de saber se determinada pessoa é de uma religião ou grupo e perguntando o nome. Por exemplo um homem chamado Samir seria indiano muçulmano, um chamado Barinder ou Amandeep seria do Punjab e da religião Sikh e um Hindu de Delhi seria Anil ou Devansh.

Uma outra curiosidade que acho que vale a pena falar, para quem tem interesse nesta temática e que os indianos na hora de escolher o nome para um bebé também tem os seus rituais e não são como nós, ocidentais, que na maioria das vezes já tem o nome escolhido mesmo antes de se estar grávida.

Na Índia, na religião Hindu e na Sikh, após o bebé nascer e se saber o sexo, os pais ou os avós vão ao templo e enquanto se entoa uns cânticos especiais para a ocasião, as escrituras sagradas são abertas numa página ao acaso e a primeira letra da página será a escolhida para o nome. Depois de saber a letra os pais procuram nomes com significados auspiciosos para o seu bebé.

Eu acho muito bonita esta tradição mas sendo eu uma apaixonada por nomes não consigo me restringir só a uma letra, já com o alfabeto todo é difícil de escolher um favorito e se tivesse que só escolher uma letra ficaria desgostosa...

E vocês o que pensam desta tradição indiana? Quais são os nomes indianos que vos encantam?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Nameberry, Babycentre India e Blog Nomes e Mais Nomes.

31 comentários:

  1. Se me dessem apenas uma letra, TALVEZ fosse mais fácil decidir, haha. Tu sabes bem que sou apaixonada por nomes indianos e seus significados... E que tenho uma lista imensa deles! Mas, levando em conta os que citaste no texto, só não usaria Naraiana e Ragendra. A.D.O.R.O todos os outros!
    Obrigada pela publicação, Claudia, ficou ótima! Estava há tempos aguardando por ela *-* haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Caroline! E fico feliz que tenhas gostado :) Obrigada!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post!! Adoro saber mais sobre outras culturas e a cultura indiana é muito rica! Os nomes possuem significados lindos, mas os q eu mais gosto são Indira, Suria, Maya, Nalini, Indra, Ravi e Dhruva. Parabéns pelo post Claudia, ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, Claudia ! Muito bem escrito , interessante e detalhado :) os nomes que mais gostei foram Nalini e Ravi :))

    ResponderExcluir
  5. Amei o post! Como minha lista é enorme, essa coisa da letra podia ser uma ajuda para escolher entre tantos nomes! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mayara! :) Eu é que ando sempre a volta das mesmas letras! Então com S meu Deus!

      Excluir
  6. Meu Ravi <3 amo! Nalini é interessante.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de bomes indianos. Quase todos que você citou no texto eu usaria. Parabéns Claudia, deve ser um máximo conviver com essa cultura milenar tão admirada no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luinara! E verdade, eu sinto-me mais rica espiritualmente por poder viver entre estes dois mundos tão diferentes.

      Excluir
  8. Alguém sabe o significado do nome Salomina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela,
      Pesquisamos sobre Salomina nos sites que usamos como nossas fontes de pesquisa e nada encontramos, o que nos leva a crer que Salomina seja um nome inventado. O nome que mais se aproxima é Salomon, uma das formas estrangeiras de Salomão. Imaginando que Salomina seja uma possível criação de uma versão feminina para Salomon, seu significado seria então "pacífica".
      Esperamos ter ajudado!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  9. Sabem alguma coisa sobre meu nome: iully? Sempre que pesquisei o significado fica ligado à Yule,mas não tenho certeza se é isso mesmo. Se encontrar e puder fazer um resenha ficarei muito grata.☺

    ResponderExcluir
  10. Você poderia me ajudar a descobrir o significado de Neembaram, ou Neemba?

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante essa mistura de cultura com escolha de nomes próprios. Ao mesmo tempo em que acho bonita a tradição do envolvimento familiar, acho uma tristeza ter que restringir as possibilidades no sorteio e não no coração. ��

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudia ! Em março de 2017 um indiano me deu um oi pelo direct do insta e de la p cá estamos nos comunicando cada vez mais .Ele é solteiro e eu tbém .
    Resumindo : Bateu sabe? Nunca aconteceu pois é complicado falar com estrangeiro .Mas ele me manda em português e diz q usa o google tradutor e agora comunicamos em Inglês tbém pois entendo um pouco e é a lingua usada por ele tbém .Ele manda direct dia e noite .Mas sei que não tem como ir a frente .Achei muito interessante você ter casado com indiano .Poxa ! Gostaria muito de falar mais com vc ? Pode ser ?
    Ficaria muito feliz Claudia .
    Deus te abençoe querida.
    Grande bjo.
    Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia 😊 as pessoas relacionadas com indianos tendem a se encontrar pois sao cada vez mais ocidentais relacionadas com eles ou do medio Oriente. Se quiser pode me mandar um email para claudiabarata19@gmail.com e já agora sugiro a leitura do blog Café com Chai que já e bem antigo e muito interessante escrito por uma brasileira casada com indiano e também o grupo Masala Ladies do Facebook onde ocidentais do mundo inteiro partilham curiosidades e dúvidas. Beijinhos :)

      Excluir
  13. Gostei de " RAVI" meu segundo nome preferido para menino! O primeiro é "SAYMON"

    ResponderExcluir
  14. Gostei de " RAVI" meu segundo nome preferido para menino! O primeiro é "SAYMON"

    ResponderExcluir
  15. Galera acabei de abrir uma loja no estilo indiano mas ainda não achei um nome p ela, queria opinião de vcs

    ResponderExcluir