quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cléo - Atendendo a Pedidos



Cléo/Cleo vem do grego κλεος (kleos) que significa literalmente "glória", entretanto há também algumas fontes que afirmam que o significado seria, na verdade, "celebrar". É, predominantemente, classificado como um nome feminino, mas com o registro de diversos homens, alguns sites o apresentam como unissex.

Particularmente, tenho gostado muito de nomes mais curtos de uns tempos pra cá. Acho Cléo/Cleo fácil de ser compreendido, pronunciado e escrito, além de adorar a sonoridade e o significado. É um nome cool e considero ser uma boa opção para os fãs de Chloe, Clay, Cloé, Clio e Clea, por exemplo.

Outro ponto que, para mim, conta muito a favor de Cléo/Cleo, é a falta de apelidos ou diminutivos óbvios. Gosto mais ainda do fato de ser um nome simples e, ao mesmo tempo, nada popular.

Bom, paremos agora com a minha opinião, pois vocês já devem ter percebido que realmente estou falando de um queridinho! Vamos às referências que sempre gosto de trazer para os nomes sobre os quais escrevo:
  • Virginia Cleo Andrews (1923–1986), escritora estadunidense;
  • Cléo Ventura (1949), atriz brasileira, atualmente no ar em uma novela infanto-juvenil do SBT;
  • Cleo Montgomery (1956), ex-jogador de futebol americano estadunidense;
  • Cléo Martins (1956), escritora e romancista brasileira;
  • Cléo Inácio Hickman (1959), ex-futebolista brasileiro, atualmente empresário de jogadores;
  • Cléo Brandão (1967), apresentadora de televisão e modelo brasileira;
  • Cléo de Páris (1972), atriz brasileira;
  • Cléo Pires Ayrosa Galvão (1982), atriz brasileira, filha da atriz Glória Pires com o cantor e ator Fábio Júnior;
  • Cleo Massey (1993), atriz australiana, conhecida por interpretar Kim Sertori na série infanto-juvenil H2O: Just Add Water (2006-2010);
  • Cleo Finch, personagem da série norte-americana ER (1999-2001);
  • Cleo Sertori, personagem interpretada por Phoebe Tonkin na série infanto-juvenil australiana  H2O: Just Add Water (2006-2010). Cleo Sertori era irmã de Kim Sertori, personagem da já acima citada Cleo Massey;
  • Em dezembro de 2009 tivemos um ciclone tropical intenso no oceano Índico, o ciclone Cleo;
  • Nos EUA, em Oklahoma, há uma cidade chamada Cleo Springs;
  • "Letters to Cleo", banda estadunidense de rock alternativo.
Caroline Rodrigues.

E agora, que impressão lhes deixa esse nome? Qual grafia preferem, Cléo ou Cleo?

21 comentários:

  1. simpatizo, achei que fosse diminutivo de cleopatra (que tb gosto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo o nome Cleópatra. Tem um nome (que eu acho ser de origem francesa), Cléophée, que me questiono se não seria a versão de Cleópatra (?).

      Excluir
  2. Acho um nome muito charmoso e moderno, gosto muito, mas dentro desse estilo prefiro Cloé. A minha grafia preferida é Cléo.

    ResponderExcluir
  3. Adoro!! :D
    Prefiro Cléo, com acento, acho mais giro.

    ResponderExcluir
  4. Tal como a Alessandra, sempre vi este nome como diminutivo de Cleópatra. Não que tivesse algum mal, ma acho Cleópatra um nome bem mais pesado e caricato. Obrigada Caroline por este texto e por ter mudado a minha forma de ver este nome, passei a gostar dele. Prefiro a versão com acento :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cléo pode realmente ser usado como apelido/diminutivo para vários nomes (Cleópatra, Cleonice, etc), mas tem sua própria origem e significado, além de conseguir se sustentar sozinho. Fiquei muito feliz com o teu comentário, aliás, fiquei muito feliz com toda a repercussão positiva... Não achei que Cléo/Cleo seria tão bem aceito! Beijos :*

      Excluir
    2. Meu nome é Cleonice, mas a maioria das pessoas me chamam de Cléo, eu amo as duas grafias, amei Caroline Rodrigues , grata

      Excluir
  5. Amo esse nome, principalmente por ser incio de Cleopatra, que amo ela!!
    A grafia prefiro com acento!!
    Já sabia desse significado e sempre fico pensando, será que existe alguma relação da Glória Pires ter escolhido esse nome pra filha por significar exatamente o nome dela(glória)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q foi por isso mesmo q a Glória escolheu esse nome. Inclusive eu já vi uma entrevista da Cléo Pires dizendo q o Fábio Jr não queria esse nome pq achou muito masculino. A Glória Pires insistiu e ele acabou cedendo.

      Excluir
    2. Não sei se foi esse o motivo, Raíssa, até tentei pesquisar sobre a escolha, mas não encontrei nada... Gosto de pensar que sim e a teoria foi reforçada pelo comentário da Patricia :D

      Excluir
  6. Quando criança não gostava...agora amo meu nome Cléo. .Mas só Cléo sim só Cléo é que todos perguntam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho a mesma resposta....é só Cleo...heheheh

      Excluir
  7. Eu também me chamo Cléo, com acento e sou Homem..., e quando todos perguntam é Cléo o quê? É só Cléo, teve momentos q até mostrei algum documento para que acreditassem.. heheh
    Adoro meu nome ...e as vezes brinco dizendo q é Cléo SEM Pires ...

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma queda por nomes femininos terminados em "o" como é o caso de Amparo. Cléo é lindo e o significado nem preciso falar. O Ivan não quis por lembrar a Cléo Pires, parece, segundo ele, dado em homenagem! Eu acho um nome e tanto! Super divo e está no meu coração, apesar de não poder fazer parte da minha lista para uma futura filha, pq o Ivan torce o nariz! Mil vezes amo!

    ResponderExcluir
  9. Meu nome também é Cléo e minha filha também se chama Cléo,mas já ouvi outra interpretação deste nome como (abençoado)

    ResponderExcluir
  10. Acho lindo, prefiro na grafia com acento, Cléo, sem acento me dá a impressão que falta algo.

    ResponderExcluir
  11. Lindo! Não sabia que esse nome também é usado em homens, acharia estranho conhecer um homem chamado Cléo, pois pra mim, esse nome é totalmente feminino. Prefiro na escrita Cléo, acho mais bonita.

    ResponderExcluir
  12. Amei o artigo e os comentários. Gosto do meu nome Cléo com acento, mas ultimamente percebi que algumas pessoas expert em português o escreviam sem acento. Entrei em parafusos. Mas agora, depois de ler todos os comentários aqui, vou seguir em paz usando o meu Cléo acentuado. Valeu,. galera.!

    ResponderExcluir