sábado, 29 de agosto de 2015

Raul


Presumo que Raul não seja um nome novo para ninguém. Algures nas nossas vidas, decerto, já nos cruzamos com alguém assim chamado ou ouvimos falar de algum Raul. No entanto, seria errado considerarmos esta premissa suficiente para afirmar que Raul já foi um nome muito popular. Em Portugal o seu uso tem sido consideravelmente discreto e não tem acompanhado as tendências dos últimos anos. Em 2014, Raul ficou bem abaixo do top 50 dos nomes mais utilizados em Portugal, posicionando-se de forma diferente, consoante a grafia: Raúl (42 registos) e Raul (15 registos). Somadas ambas as grafias, o uso de Raul equipara-se ao uso de Tomé, situando-se às portas do top 70. Engraçada a coincidência! Segundo dados estatísticos do Baby Center Brasil 2014, Raul ocupa a 72ª posição, sendo a sua aceitabilidade bastante semelhante em ambos os nossos países! No entanto, creio que a tendência seja para a continuação em Portugal e aumento da frequência no Brasil, uma vez que existe a indicação de que este nome, no espaço de um ano, aumentou 10 posições! Será que continuaremos a ver Raul crescer?

Segundo nova legislação emitida em Junho de 2015 pelo Instituto dos Registos e Notariado, Raul deixa de poder ser acentuado em Portugal, no entanto, ainda é esperada a grafia Raúl nos dados estatísticos de 2015! Os compostos mais interessantes de 2014 são, na minha opinião, Raul Alexandre, Raul Benjamim, Raul Filipe, Raul Guilherme e Raul Eduardo.

Acredita-se que Raul derive do germânico Radulf, sendo composto pelas palavras rad (conselho) e wulf (lobo), significando por isso, o conselho dos lobos ou lobo conselheiro! Novamente, para quem aprecia nomes ligados à Natureza ou aos animais, tem aqui em Raul uma opção bem interessante e, diria, poderosa! O nome original foi levado pelos normandos para Inglaterra onde se popularizou como Ralph, uma variante bastante conhecida internacionalmente.

São personalidades conhecidas o ator e comediante português Raul Solnado, o músico brasileiro Raul Seixas, o ator inglês Ralph Fiennes e Ralph Lauren, o designer de moda americano.

Joana Recharte.

Que futuro prevêem para Raul?

10 comentários:

  1. Nunca parei pra pesquisar mais sobre Raul e agora estou surpreendida em saber q Ralph não corresponde à Rafael, conforme eu imaginava, mas sim à Raul! Bom, não acho q Raul vá se tornar popular no Brasil, vai continuar sendo um daqueles nomes conhecidos mas pouco usados. Não é um nome q me encanta, não é ruim mas costumo equipará-lo à Murilo. São dois nomes q me transmitem frieza.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Raul. Adoro o apresentador Raul Gil, uma pessoa simpática e carismática, deve ser por isso que tenho um carinho muito especial. Não sou fã de Raul Seixas, por isso não associo a ele. E não dá para esquecer de frisar que, Raul é "Luar" ao contrário. Dito pelo nosso ator brasileiro Daniel de Oliveira que tem um filho chamado assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quem falou que "Raul é Luar ao contrário" foi o próprio Raul Seixas na música Lua Cheia.
      O Daniel Oliveira o homenageou colocando o nome do filho Raul tbm. :)

      Excluir
  3. A versão Rahul é muito usada na Índia também. Eu gosto muito deste nome. 😊

    ResponderExcluir
  4. Raúl é ok. Agora sem o acento faz-me confusão..

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Raúl mas com acento, por favor.

    ResponderExcluir
  6. Adoro Raúl ou Raul e mais ainda Raoul, carregando bem no trabalho :) lobo, Conselho dos lobos, luar! Fantástico. Outro nome que têm relação com lobos: Adolfo

    ResponderExcluir