segunda-feira, 20 de julho de 2015

Fausto



Fausto, o promissor, o esperançoso, o feliz! É a versão portuguesa do cognome romano fautus, que significa, exatamente, feliz, auspicioso.

O nome divulgou-se com a lenda alemã medieval sobre um homem que queria ultrapassar a ciência medieval e investir no progresso da sua sociedade. Numa série de peripécias, cruza-se com um demónio que o torna eternamente jovem em troca da sua alma, prometendo cumprir todos os seus desejos. Desconfiado, Fausto faz o pacto mas, para desgosto do demónio, começa a usar os desejos para o bem, sendo que no final da sua vida é recompensado pelas suas boas ações e o divino anula o pacto e oferece-lhe o céu. Esta história foi trabalhada posteriormente e convertida numa peça de teatro por Christopher Marlowe em 1588 ou 1592, sob o título: A História Trágica do Doutor Fausto. Este mito de Fausto inspirou também os escritores Goethe e Valéry e pintores como Delacroix.

Nunca foi um nome muito popular, mantendo-se discreto ao longo dos anos no Brasil (frequência de 13.446 pessoas) e em Portugal (nunca ultrapassou 60 registos por ano). Como referência portuguesa temos Fausto Bordalo Dias um músico e poeta luso; entre os brasileiros há o destaque para o apresentador Fausto Silva. A sonoridade pode ser um pouco mais pesada, comparativamente a outros nomes que hoje encabeçam os tops masculinos, mas acho um nome engraçado, e o significado é absolutamente inspirador! Nos dias que correm realmente precisamos de almas esperançosas, que nos mostrem caminhos mais leves para guiar as nossas vidas, por isso, o nome Fausto é muito bem-vindo em bebés, não acham?

Joana Recharte.

9 comentários:

  1. Ai como eu adoro este nome! Está no meu top, e se dependesse só de mim um filho meu seria Fausto 😍

    ResponderExcluir
  2. O nome é interessante, mas no Brasil a associação com o super popular apresentador Fausto Silva, tb chamado de Faustão, é quase q imediata.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada, lembra-me sempre farto + exausto.

    ResponderExcluir
  4. Não me entusiasma, mas não acho mau.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito, adoraria ver em um bebê. Não vamos dar tanta importâcia a Faustão, não vamos deixar que ele estrague um nome tão interessate. :)

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante de Fausto. É um nome improvável, diferente, pouco usado e um tanto ou quanto original. Gosto, mas não a ponto de ser uma hipótese, ainda.

    ResponderExcluir
  7. Também acho que o apresentador Fausto, monopolizou o nome. Infelizmente aqui no Brasil, um menino Fausto com certeza iria sofrer um bocadinho... O significado do nome é surpreendente e encantador.

    ResponderExcluir
  8. Curioso, Fausto significa "feliz", mas a pessoa Fausto Fanti não era feliz, o artista sim, já que ele era humorista, sinto muita saudade de Fausto Fanti, o grupo de humor Hermes & Renato não foi/é mais o mesmo sem ele...

    ResponderExcluir
  9. Gosto de mim e do meu nome Fausto combina comigo simmm

    ResponderExcluir