O Convidado da Semana de hoje, a Caroline Rodrigues, traz-nos um nome mais comum no Brasil que em Portugal, sendo ela brasileira e defensora dos seus costumes: Amanda.
Amanda advém do latim Amandus/Amandu, uma derivação do verbo amare, e significa “amável” ou “digna de ser amada”.
O primeiro registro de Amanda é de 1212, na Inglaterra. Entretanto, o nome se popularizou no país apenas no século XVII, pelo fato de vários poetas e autores o terem utilizado em suas obras. A personagem mais marcante é desse período é de 1696, da peça “Love’s Last Shift” – também conhecida como “The Fool in Fashion” – que teve Colley Cibber como autor. A Amanda de Cibber era uma mulher virtuosa que se casou muito jovem e, apesar do temperamento difícil do marido, de sua ausência e de seu caráter um tanto duvidoso, manteve-se fiel a ele e fez o que pode para salvar o relacionamento.
É um nome bastante comum, em grande parte por sua internacionalidade, visto que tanto a grafia quanto a pronúncia – embora esta varie um pouco – existem em diversos idiomas. No que concerne à grafia, na França a variante Amandine é também utilizada.
Brasil: em 2014 foi o 46º nome mais registrado. Anteriormente suas classificações foram 52º (2013), 39º (2012), 42º (2011) e 32º (2010).
Portugal: Amanda não entrou na listagem dos 100 mais usados no ano de 2014, sendo registrado apenas 10 vezes. O mesmo ocorreu em anos anteriores - em 2013 teve 13 registros e em 2012 teve 12 registros.
Os apelidos/diminutivos mais conhecidos são:
Mandy, Mandi, Manda, Ama, Amandinha e Amandita.
As formas masculinas são:
Amand, Amandus e Amando.
Personalidades:
- Mandy Moore: Amanda Leigh Moore, atriz e cantora (nascimento: 10/04/1984 – EUA);
- Amanda Seyfried: Amanda Michelle Seyfried, atriz e cantora (nascimento: 03/12/1985 – EUA);
- Amanda Peet: atriz (nascimento: 11/01/1972 – Estados Unidos da Améria);
- Amanda Crew: atriz (nascimento: 05/06/1986 – Canadá);
- Amandha Lee: Amandha Souza Lee, atriz (19/11/1978 – Brasil);
- Amanda Acosta: Amanda Netto Acosta, atriz (nascimento: 10/11/1978 – Brasil);
- Amanda Peterson: atriz (nascimento: 08/07/1971 – Estados Unidos da América);
- Amanda Richter: atriz (nascimento: 28/02/1990 – Brasil);
- Amanda Kurtović: atleta (nascimento: 25/07/1991 – Suécia);
- Amanda Jenssen: Jenny Amanda Katarina Jenssen, cantora (nascimento: 12/09/1988 – Suécia)
Além disso, temos:
- “Miss Amanda Jones”, música dos Rolling Stones;
- Amanda Jones, nascida em 1951, que recebeu os títulos de Miss Illinois e Miss EUA em 1973 e, ainda no mesmo ano, foi segunda colocada no Miss Universo.
Eu, particularmente, adoro esse nome e seu significado, o acho bastante simpático e versátil, além de ver grande vantagem em sua “internacionalidade”, entretanto sua popularidade faz com que perca um pouco do encanto.
Qual a opinião de vocês sobre Amanda? Por qual razão acham que o número de registros é baixo em Portugal?
Acho muito frufru, enjoadinho. Prefiro a variante Ananda, acho mais leve e simpático.
ResponderExcluirAdoro Amanda, acho um nome gracioso, amoroso, meigo...o significado é lindo. O fato de ser internacional é uma vantagem. Perde um pouco o brilho pelo fato de ser tão popular no Brasil. Não entendo o porquê de não ser popular em Portugal...Amei a foto, é assim mesmo q imagino uma menina chamada Amanda!
ResponderExcluirTambém é exatamente como imagino uma Amanda, Patricia *-*. Era o nome que eu queria para o meu irmão, 16 anos atrás, enquanto meus pais queriam Júlia. kkk
ExcluirAcho enjoativo, mas é um bom nome.
ResponderExcluirEstou como a Luinara, acho enjoativo. Mas não posso dizer que é feio!
ResponderExcluirNão sou a maior fã, mas noutros tempos já gostei muito do nome :)
ResponderExcluirNunca tinha 'perdido tempo' a olhar para este nome. Simpatizo. :)
ResponderExcluirNão gosto mas não acho mau.
ResponderExcluirGosto muito. Poderia ser meu nome, pois era o preferido da minha mãe, mas ela acabou sugerindo para minha tia que ficou grávida primeiro.
ResponderExcluirInteressante esses fatos se repetem. São conhecidas essas histórias de compartilhamento de opiniões e gostos sobre nomes e outros familiares e amigos vem na frente e "roubam" o nome do bebê. Ilário isso. Conheço muitas histórias dessas...
ExcluirSe fazem isso com nomes, imaginem com outras coisas.. rs
Adorooooo
ResponderExcluirNão acho bonito nem feio, é um nome. Consigo simpatizar por ser o nome de uma amiga.
ResponderExcluirSou suspeita, mas o texto todo me prende do início ao fim. Gosto muito do meu nome, e a maneira como você o abordou aumentou ainda mais meu encanto por ele. Parabéns Caro!
ResponderExcluirSou suspeita, mas o texto todo me prende do início ao fim. Gosto muito do meu nome, e a maneira como você o abordou aumentou ainda mais meu encanto por ele. Parabéns Caro!
ResponderExcluireu adoro o meu nome, o considero muito meigo e delicado...
ResponderExcluirEu me chamo Amanda. E sou bem isso "amada". <3
ResponderExcluirGosto do nome também, porém acho que ele precisa "descansar" e dar espaço para outros tantos. Com certeza irá voltar no futuro com a mesma força de outrora. É um nome que reúne muitas qualidades importantes: a grafia é bonita, o significado é nota 10, a internacionalidade também conta. Enfim, uma escolha certa!
ResponderExcluire a foto está um arraso! (tinha de comentar)
ExcluirEu me chamo Amanda e nada me define melhor do que o meu nome ... nome de pessoas fortes e que fazem de tudo por amor.
ResponderExcluirOs apelidos são bem vdd ... amo quando me chamam de manda... tem um poema que diz assim " Amanda que manda e desmanda em todos que ela encanta e espanta com seu modo de amar "
É um nome tão gracioso e meigo quanto Ludmila.
ResponderExcluir