terça-feira, 23 de junho de 2015

Etel


O nome Etel não tem uma origem certa, pois tanto pode vir do grego e significar notável, como pode ter origem inglesa e significar nobre. No entanto para mim ambas as opções são agradáveis. Este nome pode ser registado em Portugal com duas grafias semelhantes Etel ou Étel. Quanto à sua fonética, pode suscitar algumas dúvidas, mas informei-me e cheguei à conclusão que pode ser pronunciado de 3 maneiras distintas, “Étâl” (pronuncia Inglesa), “Êtél” ou até mesmo “Itél”. A minha preferida é a pronuncia Inglesa “Étâl”, mas também sou fã da pronuncia “Êtél”.

Vejo este nome como fresco e distinto mas não assim tão diferente do que estamos habituados, pois este nome é visto como uma forma reduzida do nome Etelvina ou Etelfreda. É um ótimo nome para quem aprecia nomes curtos e acho que tem uma sonoridade encantadora, é um nome delicado mas não sei deixa conter pois ao mesmo tempo considero-o forte e vigoroso.

Em Portugal não é um nome muito comum, em 2014 não ouve nenhum registo deste nome, o que considero uma pena pois ia adorar ver uma pequeninha com este nome. Mas para quem gosta de exclusivos tem aqui uma ótima opção.

Como referências a este nome, temos:
  • Ethel Cooper, a recente filha da Lily Allen que foi mãe em 2011;
  • Ethel Kennedy a esposa de um antigo Procurador-Geral dos Estados Unidos;
  • Etel Adnan uma poeta e artistas Libanês-Americana;
  • Ethel Waters uma cantora de blues, jazz e atriz americana, foi a segunda afrodescendente a ganhar um Óscar.
Acho Etel um nome cheio de qualidades e considero-o do mesmo género de Inês, Íris, Ivy, Lis, Noa, entre outros. É simples, jovial, bonito e distinto. Acho um nome acessível ao tempo de hoje e usável.

Diana Silva.

E vocês o que acham de Etel?

13 comentários:

  1. E agradável ao ouvido mas não e um nome que indetifique me ...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, nunca tinha pensado muito neste nome! Lembra-me também etéreo, como se tivesse qualidades celestiais. :) Uma boa opção, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Gosto mas com o sotaque inglês. Acho estranho em português .

    ResponderExcluir
  4. Adoro e adorei o texto! :D <3
    Adoro dito Étâl e Êtél.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado q imediatamente lembrei de Gretel, por causa da história de João e Maria. Apesar de Gretel e Etel serem nomes distintos, sempre faço essa associação.
    Acho Etel simpático, pronuncio Étel( acho q é um ponto fraco dele, a pronúncia em português parece muito com éter).

    ResponderExcluir
  6. Me lembra Éter, elemento químico, acho eu - sou péssima em química -. Prefiro Betel.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha prestado muita atenção a este nome, e menos o tinha associado a Etelvina ou Etelfreda. Eu leio Étél e soa bonito :)

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã mas mesmo assim prefiro com o sotaque inglês.

    ResponderExcluir
  9. ainda estranho aos meus ouvidos, também leio Étél.

    ResponderExcluir
  10. Adoro, prefiro a grafia Ethel :) participa da minha lista e pronuncio Êtél!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi é a primeira vez que venho no blog, e sinceramente amei o nome! Pena que meu marido não se encantou tanto quanto eu ( há tempo para persuadi-o rsrs) . Achei gracioso, forte , distinto, lindo em todos os aspectos!

    ResponderExcluir
  12. Não acho um bom nome para se colocar em uma menina aqui no Brasil, poderia ganhar o apelido de E.T. Ademais, eu acho complicado toda hora ter que ficar corrigindo a pronúncia. Dos nomes que significam "nobre", eu prefiro Audrey, Alice, Heidi, Adelaide, Adele.
    Mas pra quem gosta é uma boa escolha.

    ResponderExcluir