terça-feira, 23 de junho de 2015

Cauê


Para falarmos sobre o nome Cauê, antes temos que falar sobre o tupi. O tupi era língua falada pelos povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil no século XVI (tupinambás, tupiniquins, caetés, tamoios, potiguares, tabajaras, etc). Foi aprendida pelos colonizadores portugueses e pelos jesuítas, que inclusive criaram a sua representação escrita. Era a língua mais usada no dia a dia dos brasileiros durante os séculos XVI e XVII( a chamada língua brasílica). Em 1758 o tupi foi substituído pelo português como a língua oficial do Brasil. Atualmente o tupi é considerada uma língua morta, mas continua presente no cotidiano dos brasileiros, pois deixou como herança diferenças no uso do português do Brasil em relação ao português de Portugal, denominações encontradas em localidades (estados, cidades, bairros) geografia, plantas nativas do Brasil, todos com uma vasta gama de nomes com origem indígena.

E os nomes próprios também tiveram essa influência, pois alguns são muito queridos e utilizados entre os brasileiros, e entre eles está Cauê. Sua origem, como já mencionada, está na língua tupi, e seu significado pode estar relacionado com uma bebida que os índios costumavam tomar chamada de "ka'wi"; pode ser também entendido como homem bondoso, ou ainda, pode ser uma saudação indígena traduzida como um "Salve!".

Essa última versão me parece a mais correta, pois foi a divulgada oficialmente na apresentação do nome Cauê como o nome do mascote (um boneco em formato de sol) dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O nome Cauê foi escolhido através de votação popular que contou com 1.226.563 votos . Cauê obteve 37,94% da preferência, derrotando seus concorrentes Kuará e Luca que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Caué é o nome de um distrito de São Tomé e Príncipe, com cerca de 7 mil habitantes. Sua população tem o português como língua oficial.

Além de Cauê, também são encontradas no Brasil as grafias Cauet, Kauê, Kauet  e até mesmo Kawê (todas pronunciadas da mesma forma). De acordo com as normas da língua portuguesa, Cauê seria considerada a grafia mais correta, mas não podemos considerar que nenhuma dessas grafias esteja completamente errada, já que a transição desse nome para a grafia portuguesa reflete apenas o som da língua indígena.

Em 2015, de acordo com dados da ARPEN, no estado de São Paulo a grafia Kauê obteve 945 registros, Kaue 220, Cauê 184,  Caue 23 e Kawê 14. Já no site Baby Center Brasil, que nos dá uma ideia de todo panorama do território brasileiro, a grafia Cauê foi a mais apreciada no ano de 2015, ocupando a posição #85 do ranking; as demais grafias não constam do top 100. Em Portugal não consta na lista de nomes admitidos, mesmo assim Kauê, nessa grafia, obteve 1 registro em 2015, provavelmente um menino com pais portugueses de dupla nacionalidade ou estrangeiros.

Nome Cauê na mídia:
  • Cauê Benício - jogador de futebol brasileiro
  • Cauê Campos - ator brasileiro
  • Cauet Werner - filho do ex goleiro da seleção brasileira de futebol Júlio César e da modelo e atriz Susana Werner.
De todos os nomes de origem indígena utilizados no Brasil,  acho Cauê um dos mais bonitos e simpáticos, seja por seu ar jovial( afinal começou a ser usado no Brasil a partir do fim dos anos 90, e por isso é um nome visto apenas em jovens adultos, adolescentes e crianças), seja por seu ar alegre e por sua terminação incomum, que lhe confere um aspecto inusitado. Além disso é um nome genuinamente brasileiro, fato esse que já lhe confere a minha admiração. Por tudo isso termino esse post com um "Salve!" para vocês, ou melhor um "Cauê!" para vocês!

Gostam de Cauê? Usariam?

Fontes consultadas:

Wikipédia, Pribi Dicionário de Nomes, Arpen/SP, Baby Center Brasil, IRN Portugal.

12 comentários:

  1. Sinceramente não gosto nada , acho mais alcunha ..

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, mas só por ser indígena já sobe no meu conceito. Adorei o significado também. A foto do menininho está linda!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, óptimo texto! Realmente tinha as dúvidas em relação ao tupi e acabei completamente esclarecida! Acho uma pena deixar morrer as línguas nativas, que são de uma riqueza incalculável! Usar nomes indígenas seria, no meu ver, uma tentativa da preservação de uma cultura, por isso apoio Cauê!

    Tem uma sonoridade engraçada, é querido :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras queridas Joana Recharte! Penso exatamente como vc, eu, sinceramente, nunca pensei q escreveria um texto sobre Cauê, mas ao ver a foto desse garotinho me deu um start! Rs! Durante a pesquisa fui descobrindo mais sobre o tupi, fatos q eu mesma desconhecia. A língua não é mais usada mas deixou heranças, os nomes indígenas fazem parte dessa história.

      Excluir
  4. Adoro culturas indígenas mas Cauê é daqueles nomes que não consigo de todo gostar :/

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante , eu gostei de Cauê 😃 e o menino tem mesmo cara de Cauê!

    ResponderExcluir
  6. Não usaria, mas acho a sonoridade legal.

    ResponderExcluir
  7. Não sou grande apreciadora de nomes indígenas, mas aprendi a gostar de Cauê após ter convido com um.

    ResponderExcluir
  8. O nome é lindo ainda mais que tem raiz forte de povo lindo e genuido. O nome é forte aqueles que viviam vem antes de ser colonizados sao os verdadeiros brasileiros daquela terra. Agora aos portugueses que nao gostam nome nao ha problema continuem com os nomes como Manoel e tudo certo.

    ResponderExcluir
  9. Cauê...eh incansável...fácil...tras personalidade e uma esperança transcedental...mas minha esposa prefere tito...que eu acho engraçadinho mas mto cansativo...mto mesmo...

    ResponderExcluir