quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ada, Adélia & Adelaide


Adelaide advém do germânico adalhaid, de adal (nobre) e heit (linhagem), ou seja, significa “a de linhagem nobre”. O nome difundiu-se com Santa Adelaide, mulher do Imperador Oto, o Grande, no século X, que viria a tornar-se Imperatriz da Alemanha. Nove séculos mais tarde, o nome tornou-se bastante comum em Inglaterra depois do casamento do Rei Guilherme IV com a alemã Rainha Adelaide, que inspirou o nome da cidade Australiana. Em Portugal, o nome sempre se foi ouvindo mas nunca disfrutou de grande popularidade. Como referência temos a querida infanta Dª Maria Adelaide de Bragança, neta de D. Miguel II, e a cantora e atriz Adelaide Ferreira.

No abrir do século XX, Adelaide era um dos nomes mais imponentes de entre as listas de favoritos dos portugueses e isso refletia-se perfeitamente no número de registos que rondou uma média de 250/300 registos anuais o que corresponderia ao atual uso de Ema ou Ariana, em Portugal! No entanto, com a saída da década de 30, Adelaide começou, aos poucos, a perdeu o brilho, sendo que perto da década de 80 era já considerado um nome fora de moda. Hoje em dia, dado o seu grande uso no passado e o envelhecimento natural das suas portadoras, Adelaide é visto como um nome pouco usável ou muito pesado para uma criança. Mas, como tudo, acredito que estas modas são cíclicas, e que Adelaide, mais tarde ou mais cedo, tornará a brilhar para nós!

Adelaide é um nome com imensas variações, muitas delas conhecidas pela maioria das pessoas, mas nem todas admitidas em Portugal: Ada, Adela, Adele, Adélia, Adelina, Alice, Alícia, Alina, Alisa, Alison, Alli e Heidi.

Escusado será dizer que Alice e Alícia são as variantes mais utilizadas deste nome tanto em Portugal como no Brasil, no entanto, vou salientar duas variantes que me parecem muito interessantes:

1. Adélia, que significa nobre e foi inicialmente usado como diminutivo de Adelaide até ter ganho reconhecimento de nome próprio. Parece-me uma alternativa bastante harmoniosa para aqueles que apreciam Adelaide mas consideram-no muito pesado ou démodé. Adélia é uma forma ornamentada de Adele, nome da tão conhecida cantora britânica. É um nome simpático e tem um estilo vintage que me chama à atenção. Não é assim tão diferente de Amélia, nome bastante apreciado no universo luso-brasileiro e tem a vantagem de ser muito menos popular.

2. Ada, que provém do hebraico Adah e traduz as ideias de ornamento e beleza, mas também está associado a um diminutivo bem amoroso de Adelaide, Adélia ou até Adalgisa. Tem uma sonoridade bastante agradável e moderno, podendo ser facilmente classificado como um nome internacional.

Em 2014, em Portugal foram registadas 9 meninas chamadas Adelaide, 4 Adélia e 6 Ada (todos estes números incluem também a frequência do nome usado em compostos). Nenhum destes nomes consta no ranking de nomes mais utilizados em São Paulo, no mesmo ano. Em 2015, tanto em Portugal como em São Paulo foram registadas 3 meninas chamadas Adelaide.

Joana Recharte.

Digam de vossa justiça: qual dos nomes mais vos cativa?

Fontes consultadas:
Behind the Name, NameBerry, IRN, ARPEN/SP, SPIE.

14 comentários:

  1. Na nossa lista temos Adélia mas ainda assim prefiro Ada (adoro mas ele não gosta). Gosto de Adelaide mas acho demasiado forte para os meus parâmetros.

    ResponderExcluir
  2. Claro que uma Adélia pode ser tratada por Ada, o que me faz gostar mais do nome :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Adelaide, é bonito, elegante, feminino!

    ResponderExcluir
  4. Minha versão favorita é Adélia principalmente por lembrar a sonoridade de Amélia.

    ResponderExcluir
  5. Minha versão preferida é Alice, e gosto um pouco de Adele e Alícia, das outras versões não gosto.
    Alaíde e Aline tb seriam versões de Adelaide?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Patrícia, de acordo com o Behind the Name, sim. Aline é uma versão de Adeline/Adelina, que por sua vez deriva de Adelaide.

      Excluir
  6. Simpatizo com Adélia, cada dia mais. Adelaide acho um bom nome, mas não o suficiente para ponderar usar. As versões que mais gosto são Ada e Alice.

    ResponderExcluir
  7. Adelaide é mais um dos meus queridinhos! Adoro a elegância do nome, o acho ao mesmo tempo sutil e imponente.

    ResponderExcluir
  8. Eu me apaixonei hoje pelo nome Adelaide, seria lindo uma bebê com esse nome, já nasce vintage hahah

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler o texto fiquei repetindo o nome e o achei bonito. Também gostei de Adelia e Ada.

    ResponderExcluir