quarta-feira, 10 de junho de 2020

Wagner/Vagner

Wagner Moura, ator brasileiro 

Temos pensado em quantos nomes que são tão comuns entre a população, mas que ainda não falamos aqui no blog. Entre eles está Wagner, um nome forte, facilmente encontrado entre os brasileiros, seja na sua grafia original alemã, seja na versão aportuguesada Vagner.

Wagner surgiu originalmente como um sobrenome ocupacional alemão. Era atribuído a famílias que transportavam produtos ou outros bens por meios de carroças ou carrinhos de mão, como também na construção de vagões. Vem da palavra germânica wagener que significa fabricante de vagões, condutor de carroças.


Um dos mais notáveis portadores foi o maestro e compositor alemão Richard Wagner (1813-1883), responsável por popularizar seu sobrenome como nome próprio. Sua ópera Tristão & Isolda é descrita como um marco do início da música moderna. Mas a influência de Wagner vai além da música, é também sentida na filosofia, literatura, artes visuais e no teatro.


Pelo mundo é mais usual como sobrenome, mas no Brasil encontrou seu palco para brilhar como nome masculino. De acordo com o IBGE a frequência de Wagner em todo o país é de 125.368 pessoas, com maior incidência na região sudeste, em especial no estado do Rio de Janeiro. Seu pico de uso se deu na década de 1980 com o nascimento de 43.792 meninos chamados Wagner. Mais recentemente foi registrado 46 vezes no estado de São Paulo, com mais 5 registros para o composto Wagner Miguel. A frequência da grafia Vagner é de 132.598 pessoas, também com auge nos anos 80, porém é mais comum em Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. No estado de São Paulo Vagner foi alvo de 19 registros.


Em Portugal, apesar de fazer parte da lista de nomes admitidos, o desempenho de Wagner é muito fraco. No ano de 2018 foi registrado 3 vezes; 4 registros foram destinados para a grafia Vagner


Personalidades:

  • Wagner Moura - ator brasileiro 
  • Wagner Montes (1954-2019) - apresentador e jornalista brasileiro 
  • Wagner Santisteban - ator brasileiro 
  • Vagner Love - futebolista brasileiro 
Penso que Wagner pode ser uma boa opção para os amantes de música clássica e também para os admiradores e/ou descendentes da cultura alemã. É um nome soante, distinto, dono de uma terminação diferenciada. Para alguns o ar datado anos 80 pode ser seu ponto fraco.

Qual a sua opinião sobre Wagner? Gostam de nomes que também são sobrenomes? Preferem Wagner ou Vagner?


Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Names (Surnames), Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Nameberry, IBGE, IRN, Wikipédia.

13 comentários:

  1. Não é um nome que eu usaria. Não me importo que um nome também seja apelido/sobrenome, simplesmente não é um nome que me encha as medidas.
    Entre Wagner e Vagner, prefiro a versão portuguesa, com a versão alemã sinto-me tentada a pronunciar como "Uagner", como o w se lê em inglês. A versão portuguesa não deixa dúvidas.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Tenho um primo chamado Wagner, mas não sabia que em sua origem o nome era um sobrenome. Informações muito interessantes.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu conheço vários Wagner, mas nenhum com V. É um nome bem comum por aqui..

    ResponderExcluir
  4. Conheço varios, por aqui é um nome bem comum.
    Jamais saberia que era um sobrenome antes .

    Parabéns pelo blog, sigo a anos e minha primeira filha e Eleanor graças a seu trabalho lindo .

    Gostaria de fazer um pedido, estou gestante e estou na escolha do nome , sou apaixonada pelo nome Desmond ( por causa da sonoridade e escrita ), mas o significado está longe de ser satisfatório , em cada lugar encontro um significado diferente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rejane, antes de mais nada obrigada pela confiança e parabéns pelo bebezinho ❤
      Sobre Desmond, as nossas fontes apontam para o mesmo significado: "aquele que veio do sul de Munster". Munster é o nome de uma província na Irlanda e como Desmond se origina de um sobrenome irlandês, o significado indicava os habitante dessa província. Esse nome me remete de imediato a Lost, gostava muito do personagem!
      Espero ter conseguido ajudar, abraços 🤗

      Excluir
  5. Oiii! Não sabia que inicialmente era apenas sobrenome mas é um nome bonito. Legal conhecer mais sobre nomes, parabéns! Bjs

    https://nutryreceitas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Patrícia parabéns pelo blogger, realmente é essencial antes de qualquer coisa sabermos o significado e de onde surgiu nossos nomes. Conheço muitos Wagners/Vagners mas por serem nome simples não procuramos o conhecimento sobre o mesmo.
    Estou esperando um bebê que já estou procurando nomes e significados, isso é importante pra mim, do primogênito é Joseph (Acrescimo de Deus) como nós o vemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, agradeço em nomes de todos que escrevem para o blog. A onomástica tem mesmo muitos encantos, por trás de cada nome podemos encontrar histórias muito bonitas (como é o caso de Wagner/Vagner, um nome com laços estreitos com a música clássica).
      Parabéns pelo bebê! ❤

      Excluir
  7. Muito legal. Gosto muito do nome Wagner/Vagner, acho um nome forte.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um amigo que se chama Wagner com W

    ResponderExcluir
  9. Amo o ator Wagner Moura e amo o nome Wagner também mas o significado é muito feio.

    ResponderExcluir
  10. Eu me chamo Wagner e não gosto.
    Minha mãe sempre se chatea com isso. Pois eu já lhe afirmei que não gosto porque o nome já é derivado de uma profissão cansativa e de pouco retorno financeiro.
    Por outro lado eu conhecí e conheço muitos Wagner ou Vagner e poucos dão bem sucedido ou tem saúde boa.
    Parece ser um nome amaldiçoado.
    Os que são bem sucedidos ou são doentes, ou são gays, ou morrem muito cedo.
    Eu tenho diversos problemas de saúde e inflamções crônicas pelo corpo todo.
    Conhei diversos que morreram muito jovens, e os famosos são complicados e polêmicos, além do primeiro rico no Brasil a ser preso era Wagner, kkkk

    ResponderExcluir
  11. Tenho o maior, imensido ORGULHO de ter o nome VAGNER!!!!

    ResponderExcluir