Fabiano, um nome intimamente ligado a um importante período histórico da humanidade, o Império Romano, o que por si só lhe confere grande riqueza cultural. Além disso foi dono de uma notável popularidade na década de 80, possuindo entre os brasileiros uma legião de portadores.
Fabiano é a forma italiana e portuguesa de Fabianus, um cognome romano derivado de Fabius (Fábio). A origem de Fabius é como um antigo nome romano de família (um tipo de sobrenome). Deriva do latim faba, que significa fava, indicando mais especificamente fava de feijão. Possivelmente surgiu como um sobrenome dado a famílias de fazendeiros de feijão. A fava era um símbolo de prosperidade para os romanos, o que dá um sentido maior ao significado de Fábio (significado este que se estende a Fabiano).
Fabiano era o nome originalmente dado aos descendentes da família Fabius, sendo que a família dos gens Fabius era uma das mais antigas e aristocráticas de Roma. Um dos portadores mais notáveis foi o general romano Fábio Máximo, conhecido por ser um grande estrategista.
Entre os portadores de nome Fabiano está São Fabiano, um Papa do século III. Eleito por circunstâncias incomuns, Fabiano era um fazendeiro que chegou a Roma durante as eleições papais de 236 d.C. Durante a assembleia, inesperadamente uma pomba pousou em sua cabeça. Sendo a pomba o símbolo da paz e do Espírito Santo, o povo entendeu o fato como um sinal e Fabiano foi eleito Papa. Seu reinado foi marcado por um período de paz e tolerância religiosa dentro do Império Romano. São Fabiano é comemorado a cada dia 20 de janeiro.
O nome também se faz presente na literatura brasileira através do personagem Fabiano, do romance Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos. A obra retrata a difícil vida de uma família de retirantes nordestinos que se vê obrigada a constantes deslocamentos para fugir da seca. Fabiano é um vaqueiro que chefia a família.
Em outros idiomas: Fabian (inglês, holandês, alemão, polonês), Fabián (espanhol), Fabien (francês), Fábián, Fabó (húngaro), Fabijan (croata), Fabianus (romano antigo).
Na Itália existem cerca de 5351 portadores, estando o nome mais concentrado nas regiões de Veneto, Lombardia e Toscana. Seu período de pico se deu em 2016, quando ocupou a posição #114. A título de curiosidade, Fabiano esteve presente entre os nomes mais populares da Renascença Italiana, estando em 164° lugar no distante ano de1427.
A versão Fabian está em alta na Austrália, Chile, Suíça, Polônia e Holanda.
Segundo o IBGE sua difusão no Brasil é muito grande, sendo o 196° nome mais popular do país com a alta frequência de 159.150 portadores. Seu auge de uso se deu na década de 80, sendo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro os estados onde é mais usual. Os dados mais recentes divulgados pela ARPEN contabilizam 41 registros para Fabiano no estado de São Paulo, além de 18 registros para o composto Luiz Fabiano e mais 15 para Luís Fabiano.
Apesar de Fábio ser popular em Portugal, Fabiano não tem conseguido conquistar muitos fãs em terras lusas. De 1920 a 1980 foi registrado apenas 6 vezes e em 2018 somente duas famílias o escolheram para batizar seus filhos.
Personalidades:
- Fabiano "Fabian" Forte - cantor e ator norte-americano ídolo nos anos de 1950/60;
- Luís Fabiano - futebolista brasileiro;
- César Menotti & Fabiano - dupla sertaneja brasileira;
- Cauê Fabiano - jornalista e apresentador brasileiro.
- Fabiano é ainda o nome de inúmeros futebolistas brasileiros.
Dariam uma chance para Fabiano?
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomix, Portal São Francisco, SPIE, Wikipédia.
Quando me deparo com esse nome, a primeira coisa de que me lembro é do personagem Fabiano de "Vidas Secas".
ResponderExcluirEngraçado que sou muito fã de nomes femininos terminados em "ana", mas não aprecio muito os nomes masculinos terminados em "ano". Entre Fabiano e Fábio, prefiro Fábio. Abraços!
Fabiano também me remete as dores de 'Vidas Secas' do Alagoano Graciliano Ramos.
ResponderExcluirNão me desperta nada além disso, acho que poderia ser considerado um nome literário da literatura brasileira.
Por favor, falem sobre o nome Acsa. Gosto muito, mas sei pouco sobre ele. Obrigada!
ResponderExcluirNão sou fã desse nome, confesso que não sabia a origem nem a grandeza que o nome esconde.
ResponderExcluirAbraços
É um nome bem comum, mas antigamente era mais utilizado, hoje em dia não vejo tantas crianças com o nome Fabiano, mas gostei de saber que ele deriva der Fábio e que vem desde o Império Romano. Tem história!!!
ResponderExcluir