segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Qual é o melhor nome - Jaime vs. Tiago


Jaime e Tiago são dois nomes que à partida não têm muito em comum... e se eu vos disser que vêm ambos do mesmo nome? É verdade! Apesar de parecerem diferentes são bem mais parecidos do que julgamos. 

Do hebraico Ya’akov, cuja tradução em latim é Iacobus, este antropónimo deu origem não só a Jaime e a Tiago mas também, entre outros, a nomes como Iago, Santiago, Jacó/Jacob, JamesDiogo e Diego! E o seu significado é aquele que sucede

Em Portugal, em 2018, Jaime foi registado 81 vezes enquanto Tiago teve 736 registos! 

No estado de São Paulo, Tiago obteve 339 registos (a grafia Thiago teve 833), no entanto Jaime teve apenas 11 tímidos registos. 

Quando era mais nova adorava Tiago, entretanto comecei a achar o nome demasiado popular para o meu gosto. Hoje em dia Jaime enche-me mais as medidas e atrevo-me a dizer que entra na minha lista restrita de nomes masculinos preferidos. Portanto, com a idade troquei Tiago por Jaime, mas apesar disso acho ambos lindíssimos e ótimas escolhas! Qual é o que gostam mais?

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, ARPEN/SP. 

13 comentários:

  1. Oi, é a Ivana, que segue vocês há um tempinho. Quero anunciar que estou grávida de uma menina! O nome será Marjorie. Já era um nome que eu conhecia, mas vendo em uma lista de nomes diferentes/incomuns em um site o vi com outros olhos. Daí vim aqui no blog e procurei o post sobre Marjorie e me fez decidir de vez (com aprovação do marido, claro)! Elegância com um toque de glamour! E gosto muito do significado (pérola) e do fato de começar com “mar”. Gosto muito do mar, da praia...
    Quanto ao duelo de hoje. Essa curiosidade de os nomes terem a mesma origem eu já sabia rsrs Ambos são nomes neutros pra mim (não acho nem bonitos nem feios), mas acho que voto em Jaime por ser menos usados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ivana, desejo muitas felicidades nessa nova etapa da sua vida ❤ Marjorie é uma linda escolha, é um nome com muitas qualidades e o fato de ser incomum o deixa ainda mais charmoso. Elegante com glamour sim, rs! Não tinha me dado conta do início em Mar, é um detalhe que dá um brilho a mais sendo o significado "pérola", adorei a conexão! 💖🌊🐚

      Excluir
    2. Muito obrigada, Patricia! Abraços!!

      Excluir
    3. Que legal, Marjorie é um nome muito chique. Bela escolha.

      Excluir
    4. Obrigada, Angélica! ��

      Excluir
  2. Tendo ambos origem no mesmo nome e, por isso, o mesmo significado, o meu voto vai para Jaime por ser menos popular. Jaime soa mais fresco que Tiago que já estou farta de ouvir por aí.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Sou mãe de um Tiago. Está respondida a minha preferência. Hoje voltaria a colocar este nome. Na minha zona não noto a popularidade. Aliás em 10 anos nunca encontrei outro Tiago na escola, ele sempre foi o único.

    ResponderExcluir
  4. Também voto em Jaime, Thiago é muito popular...

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vocês podem me tirar uma dúvida? A atriz Naiumi Goldoni nomeou a segunda filha com o nome Mavie, segundo ela, significa "minha vida" em francês. É um nome que realmente existe ou é invenção? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente existe, é uma conjugação da frase em francês ma vie (minha vida). É um nome considerado moderno e raro, surpreendentemente usado mais na Alemanha. Uma portadora é a atriz alemã Mavie Hörbiger.
      A Naiumi Goldoni gosta de nomes com franceses, não? A primeira filha dela se chama Maelle.

      Excluir
    2. Entendi. Obrigada pela resposta! Sim, gosta de nomes franceses rsrs e nomes começados com M...

      Excluir
  6. Oiii! Vocês poderiam, por gentileza, falar sobre o nome Ayana?! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que li o nome Tiago deriva de Santiago que deriva Sant lago, em Espanha. Em Portugal, deriva do latim
    Lacobus, que deriva de Jacó que origina Jaime.Jaime é português, Tiago é português deriva de Santiago do espanhol. Sendo os 2 portugueses. Os 2 são ótimas escolhas.

    ResponderExcluir