segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Aretha - Atendendo a Pedidos


Ora aqui está um nome que para mim é complicado de imaginar numa menina portuguesa ou brasileira e explico isto de forma muito sucinta e vocês vão perceber com apenas uma palavra: pronúncia. Eu digo Aretha em inglês, algo como Arita, se for dizer "em português" ficaria algo parecido a Areta, o que no meu parecer tem uma sonoridade feia. 

E tudo bem vocês discordarem comigo, afinal de contas, cada um tem a sua opinião. Mas de facto é-me difícil imaginar uma menina residente em Portugal ou no Brasil com este nome sem ser com a pronúncia inglesa. 

Aretha significa virtude e a sua origem é grega. Este nome é quase indissociável da grande personalidade e voz que era a cantora e compositora americana Aretha Franklin. Outras artistas que levam o nome são Aretha Marcos, cantora brasileira filha dos cantores Antônio Marcos e Vanusa e Aretha Oliveira, atriz brasileira que participou da primeira versão da novela Chiquititas.

Qual é a expressão de Aretha em Portugal e no Brasil? Em Portugal, em 2018, este nome foi escolhido para uma menina e por incrível que pareça foi o único registo que encontrei. No estado de São Paulo, em 2017, foram registadas 7 recém-nascidas. Em todo o Brasil a frequência deste antropónimo é de 632 mulheres, o pico de registos foi na década de 80 e é no Amazonas onde é mais usado. A grafia Areta conta com a frequência de 1.107 pessoas e seu auge de uso também aconteceu nos anos 80.

O primeiro registo de Aretha nos Estados Unidos foi a 28 de fevereiro de 1875 e desde essa data o nome foi registado quase mais 6 mil vezes. O ano de maior recorde de registos foi em 1968 com um total de 544 bebés nascidos nesse ano. 

Portanto, como podemos constatar, Aretha é um nome raro em Portugal, muito pouco usado no Brasil e também não faz parte dos favoritos nos EUA. Já dei a minha opinião sobre o antropónimo e se funciona ou não nos nossos países. Por isso, digam-me, gostam de Aretha? Usavam? 


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

18 comentários:

  1. Concordo com você em relação à pronúncia. Eu não usaria, mas gostei do significado. Uma outra portadora do nome é Aretha Oliveira. Uma atriz brasileira que interpretou a Pata (Patrícia) na novela Chiquititas nos anos 90 e começo dos anos 2000. Essa novela fez um sucesso enorme por aqui! Acho que ela deveria ser acrescentada no texto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que significado maravilhoso... Quando sugeri a postagem, desconhecia-o. Gosto do nome, acho que seria uma inovação aos mais dos mesmos nessas listas divulgadas recentemente. Aretha me lembra algo bastante jovial e ousado. Para uma família escolher Aretha para nomear uma criança, precisaria ter bastante personalidade. Imagino uma garota iluminada, determinada e alegre.
    Acredito que o pico de Arethas no Brasil ser na década de 80 era devido à Aretha Marcos (criança e bem carismática) ter participado de diversos programas na televisão nessa época.
    Acho que seria uma boa surpresa encontrar uma pequena Aretha no meio de tantas Sofias, Júlias e Alices.... aff
    Grata pela postagem.
    Por falar em estatísticas, o portal do registro civil divulgou uma parcial dos registros estatísticos ontem. Sem nenhuma surpresas (a lista quase igual ao do ano passado e muito semelhante ao baby center), apenas uma contradição em relação ao site do baby center no que se refere aos nomes compostos... mas vamos esperar uma atualização no final do ano...
    Grata mais uma vez

    ResponderExcluir
  3. Adorei o significado e conheci o nome também pela monstruosa cantora, mas concordo quanto a sonoridade, não seria uma das opções no meu caso .

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu tinha uma amiga com esse nome, no tempo da faculdade que ficava irritada quando pronunciavam o nome dela errado. Então, por causa disso eu não consigo dizer Areta... é até engraçado porque sempre pronuncio "Aretcha" ou algo assim... a gente se divertia repetindo as expressões dela ao pronunciar o nome e nos fazer dizer corretamente.
    Faz todo o sentido, já que quer dizer virtude. Ela tinha as dela.

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Não sei se já disse algumas vez, mas eu acho lindas as fotos que são escolhidas para ficar no topo dos posts. Realmente eu começo a acreditar que é o nome da pessoa mesmo hehe.
    Quanto ao nome, ele me soa muito como nome de livro, de alguma personagem forte e que ao mesmo tempo se mantém sonhado. É um nome realmente lindo e com um significado encantador <3

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem Ana? De fato é um nome que não se encaixa à nossa língua com facilidade, não pela pronúncia em isolado, mas em frases do tipo "a faca está com a Aretha", "a Aretha tá ali". Contudo, temos Anita, que se aproxima da pronúncia em Inglês Arita, como você colocou. Assim, se pronunciarmos como eles, talvez se torne mais aceitável. Aproveitando, busquei no blog mas não encontrei. Já escreveu sobre o nome "Oldrich"? É um nome bem comum no leste europeu. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Aretha é um nome forte, tem uma pronúncia forte também. E gosto de nomes assim|!
    Não se encaixa em nossa língua, é verdade, mas é válido, mesmo assim

    ResponderExcluir
  8. O significado do nome é lindo, mas concordo que a pronuncia em português é feia. Eu também não consigo ver esse nome em uma menina.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Nossa, acho que a única Aretha que "conheço" é a Franklin mesmo. Nem a que fez Chiquititas eu lembrada. Definitivamente, mesmo com um significado tão lindo, não é comum. E não é um nome que eu ache tão bonito, só raro.
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Escolhi o nome de minha filha pelo filme a lista de schindler o filme, Hellem e tambe de sua tradução, luz, iluminada.
    Muito bom este tipo de post

    ResponderExcluir
  11. Gosto de Aretha, acho uma bela pronúncia e que marca presença. Conheço algumas meninas com esse nome. Chega a ser chique.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto do nome e da pronúncia; e agora, lendo o teu post, adorei tb o significado! Com certeza eu o usaria!

    ResponderExcluir
  13. Também acho a pronuncia feia. Sempre penso em vareta >.<

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Comoja havia dito o meu nome é Aretha e eu particularmente eu amo esse nome confesso que Logo no início recebia muitos apelidos feios ficava com vergonha de falar meu nome falar para qualquer outro nome menos o meu menos Eu odiava Eu odiava e eu falava que meu nome era Bruna Rafaela por muito tempo muitos anos eu usava o nome Flávia só que depois uma professora falou para mim que era muito bonito meu nome não sei se era verdade que ela tinha falado se é verdade ou não mas ela disse para mim que meu nome era muito bonito por ser diferente e na cidade que eu morava o que eu moro né só tinha eu era única Aretha aí eu acostumei fui gostando hoje em dia vamos aí o meu nome completo é Aretha Dourado Eu amo meu

    ResponderExcluir
  16. Minha filha de cinco anos se chama aretha

    ResponderExcluir