segunda-feira, 5 de agosto de 2019

As Marias - Maria Alice


Se me perguntassem qual composto com Maria é o meu preferido, qual acho mais harmônico e bonito, a resposta seria Maria Alice. Gosto da pronúncia eloquente dos dois nomes juntos, da grafia, enfim, do conjunto completo. Em minha opinião é um composto romântico, elegante e atemporal.

Maria é um nome amado por gerações, um clássico que nunca sai de moda, tendo um significado que lhe assenta como uma luva: senhora soberana. Toda essa imponência recebe tintas mais doces quando conjugada com o delicado Alice, nome de origem germânica que significa nobre linhagem. O significado de Maria Alice seria então senhora soberana de nobre linhagem. Digam lá se não parece nome de rainha? Eu acho que sim!

Como todos sabem, o nome Maria se popularizou em todo o mundo por conta do cristianismo; já Alice ganhou fama através da personagem aventureira e curiosa das obras de Lewis Carroll. É uma combinação que transfere para Maria Alice qualidades de solidariedade, alegria e vivacidade.

Maria Alice desfruta de grande popularidade no Brasil, onde, em 2018, foi o 9° composto mais registrado, com um total de 8782 nascimentos (dados Portal da Transparência). Em Portugal não possui a mesma repercussão, seus números mais recentes divulgados informam que apenas 11 meninas foram registradas com esse composto.

Personalidades:

  • Maria Alice - cantora caboverdiana;
  • Maria Alice Barreto (1930-2010) - cantora, locutora e dubladora brasileira;
  • Maria Alice de Mendonça - pianista e compositora brasileira;
  • Maria Alice, nome artístico de Glória Mendes Leal (1904-1996) - fadista portuguesa.
Maria Alice, um composto que nasceu para brilhar! Ontem, hoje e sempre!

Gostam de Maria Alice?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
IRN, O Blog dos Nomes, Portal da Transparência, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Já comentei aqui antes que não sou a maior fã de compostos... não gosto tanto de Maria Alice ( acho que por causa da alta popularidade de Alice, perdeu um pouco o brilho para mim). Acho que com Maria, a conjugação que mais gosto é Maria Lúcia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de "Alice" sozinho, me lembra do livro de Lewis Carroll <3


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  3. Do nome "Alice" eu sempre gostei. Mas de "Maria", passei a olhar sob um novo aspecto de uns bons anos para cá. Não sei dizer porquê! E essa combinação em especial achei perfeita! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu acho ambos os nomes bonitos, mas no momento não sei se colocaria o nome em uma futura filha. Gostei da introdução sobre o nome.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. A popularidade do nome é um aspecto desfavorável ao composto. Alice é lindo mas prefiro Analice.

    ResponderExcluir
  6. Maria Alice é um nome bonito, delicado, é um nome perfeito para menina, gosto da combinação dos dois nomes eles fazem um par bonito, esse nome teria grande chance de colocar na minha filha bjs.

    ResponderExcluir
  7. Caramba, que significado mais lindo. A minha sobrinha se chama Maria Alice, acredita?! Já achava lindo, agora então mais ainda kkk.
    Tem Maria Rafaela?

    ResponderExcluir
  8. Maria Alice são dois nomes muitos fortes, sempre imagino uma pessoa forte com esse nome, mesmo com uma ideia atemporal de nome. Você pode conhecer Srs chamadas Maria Alice e até bebes recem nascidas.

    Bela descrição!


    www.meloleticia.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Eu adorei o significado :D este nome é lindo, minhas duas Avós se chamam Maria

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Maria Alice! Além de ser o nome da minha mãe, acho muito lindo e delicado, além de romântico como você comentou.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada nesse nome Maria Alice. Acho delicado, super feminino. Gosto de nomes compostos com Maria e esse é um dos meus favoritos. Amei ver esse nome por aqui!

    ResponderExcluir
  12. Ain que nome lindooo! Eu gosto muito de Maria e se tivesse uma filha, ela se chamaria Maria.
    Maria Alice é um nome lindo, chique e delicado. Amei o significado. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe e minha tia reclamavam tanto do Maria que foi um nome que nunca cogitei. Assim a minha filha se chama Alice inspirada em Alice através do espelho.

    ResponderExcluir
  14. Maria Alice é o nome Muito antigo, é um nome simples ... Em Portugal Há uma famosa que adotou ter esse nome artístico, este nome lhe deu muita sorte, quando ela passou a usar esse nome veio a ser reconhecida.

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito do nome Maria "Muito comum e ligado a religião" mas Alice é daquele nomes que você escolheria para dar nomes sabe. acho simple e lindo ao mesmo tempo! um dos nomes mas bonitas da germânica indo-europeia!

    ResponderExcluir
  16. Eu amo o nome alice, e mesmo n gostando mt de nomes compostos adoro maria alice.

    ResponderExcluir
  17. Gosto de Maria Alice! Era o nome de uma coleguinha de infância! É um nome que traz certa nostalgia ^^
    Prefiro mais até do que Alice sozinho. O único ponto ruim é a alta popularidade.

    ResponderExcluir
  18. É lindo demais!!!! Eu simplesmente amooo mesmo com a popularidade...

    ResponderExcluir
  19. Meu sonho é ter uma MARIA ALICE.

    ResponderExcluir