quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Amandine & Amandy - Atendendo a Pedidos


O pedido que recebemos foi para abordagem de Amandy, nome indígena de uso raro. Mas como o mundo dos nomes é cheio de surpresas, logo me recordei do francês Amandine e pensei que seria uma boa ideia incluir em um único post antropônimos com grafias e sonoridades tão parecidas, porém de origens tão diversas. Acho maravilhoso o mix de culturas que a onomástica pode nos proporcionar!

Por ordem alfabética começaremos por:

Amandine
  • Surgiu como um diminutivo francês de Amanda, nome de origem latina que significa amável, digna de ser amada;
  • Na França sua maior popularidade aconteceu nos anos 80, quando fez parte do Top 20 (pico em 1989). Com o passar do tempo tornou-se menos frequente (em 2017 ocupou a posição #297). Entre as francesas a média de idade de suas portadoras é de 27 anos;
  • Fez um relativo sucesso na Bélgica no início dos anos 2000;
  • É o nome do primeiro bebê de proveta francês (1982);
  • Santa Marie-Amandine foi uma franciscana belga martirizada aos 27 anos  em 1900;
  • George Sand era o pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin (1804-1876) considerada a maior escritora francesa;
  • É também o nome de um prato francês servido com guarnição de amêndoas (em francês amande significa amêndoa);
  • Amandine Henry é a capitã do time de futebol feminino francês que disputou a Copa do Mundo de 2019;
  • É o nome de uma das filhas do ator John Malkovich;
  • Possui como variantes as formas Amandina e Amandyne;
  • Sua frequência é tão pequena no Brasil que foi insuficiente para gerar gráficos, apenas a variante Amandina possui dados, apresentando a frequência de 133 pessoas, a maioria nascida na década de 40, na Bahia (nome em desuso desde os anos 60);
  • O registro mais recente de Amandine no estado de São Paulo se deu em 2015, no composto Laura Amandine;
  • É inexistente em Portugal.
E agora chegou a vez de:

Amandy
  • Nome feminino indígena que significa água de chuva;
  • Em países anglófonos é considerado uma variação de Amanda (reparem na semelhança gráfica com Mandy, seu diminutivo inglês);
  • É raríssimo no Brasil, segundo o IBGE  sua frequência em todo o país, até 2010, era inferior a 20 pessoas ou simplesmente nunca foi registrado. Apenas a grafia Amandi possui dados, com a discretíssima frequência de 30 pessoas;
  • Não obteve registros recentes no estado de São Paulo;
  • Sua presença é nula em Portugal;
  • De 1880 a 2017 foi registrado 68 vezes nos Estados Unidos;
  • Amandy Fernandez é uma dançarina americana. Trabalhou com grandes astros da música como Beyoncé e Jason Derulo.
Amandine & Amandy são nomes com cheiro de exclusividade, para quem gosta de nomes diferentes podem se constituir em opções atraentes! Amandine é delicado como seu significado e poderia formar um parzinho interessante com Lorraine, já que ambos partilham a mesma origem francesa e também são nomes de pratos culinários (quem não conhece o quiche Lorraine?). Amandy resgata a força da cultura indígena e não deixa de ter uma certa conexão com o amável Amanda.

O que dizem de Amandine & Amandy? Qual o seu preferido?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dance Plug, Dicionário Tupi-Guarani, IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, Names Org, Think Baby Names, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Não conhecia nenhum, mas vendo o título logo lembrei de Amanda... não são nomes que me chamem muito a atenção, mas gostei do post, bem informativo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Patrícia pelo pedido atendido.
    Gostei bastante do texto, tem informações bem interessantes.
    A princípio, gosto de Amanda também. Faço votos de que seja redescoberto pelos novos papais e mamães. É tão amoroso que merece estar mais vezes no top 100.
    O significado indígena de Amandy (água de chuva), eu acho tão valioso, basta tentar entender a importância da chuva para os indígenas, uma vez que eles até tinham ritual e dança para atrair a chuva e transformar tudo isso em um nome próprio, achei fantástico. Aliás, todos os nomes indígenas acho fantástico, importante para a cultura brasileira... rs
    Achei muito legal mesmo o vínculo que vc fez entre Amandy e Mandy (apelido anglófono de Amanda), fez o nome ganhar mais pontos comigo.

    e Amandine, não sei pq mas me lembrou o chocolate amandita, rs. Um charme francês a parte. Vc sugeriu um par Amandine e Lorraine e eu sugiro outro par: Amandine e Cerise. :) (Amêndoa e Cereja)
    ficou top!
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Angélica, foi um prazer fazer essa pesquisa!
      O par Amandine e Cerise é uma gracinha, adorei a sugestão 💖

      Excluir
  3. Eu li um livro nacional que falava de cultura indígena é uma das personagens tinha esse nome! Eu achei esse nome a coisa mais linda do mundo! Não sabia que era um nome "de verdade", achei que a autora tinha inventado. Achei lindo!!! E a história é muito bonita também!

    ResponderExcluir
  4. Menina,
    vc tem que fazer um livro rápido. Vais er o maior tutorial de nomes do Brasil. Sempre que venho aqui eu fico louco pra ter uma filha ou filho, só pra poder escolher um nome fofinho para ele.
    Infelizmente, não gosto muito desses nomes. Acho eles exclusivos d+. 30 pessoas no Brasil? Ou menos de 20? Sei não, acho q chamar muita atenção com o nome pode ser problemático.
    Adorei o post, como sempre muiiiiiito completo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lucas seria um sonho fazer um livro, quem sabe um dia? Obrigada pelo carinho 💛

      Excluir
  5. Amei o nome Amandy! Tenho paixão por pesquisar nomes para os filhos que nunca vou ter rsrs Bom, posso usar nos personagens das minhas fanfics :D Mas achei um belo nome e já anotei aqui no meu caderninho!

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu amei!
    Não sabia dessas variações do meu nome e estou encantada pelo significado de Amandy! Até porque meu apelido é Mandy. Deu até vontade de mudar um pouquinho meu nome. rs
    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de ambos :)
    São frescos e suaves!
    O significado água de chuva de Amandy é muito especial e o fato de ser indígena ganha muitos pontos!

    ResponderExcluir
  8. Se eu tivesse filhas, seria esses nomes. Lindos. Obrigada pela informação.

    Amanda Montte.

    ResponderExcluir
  9. Olá, o nome da minha filha de 4 anos é Amandine. Adorei o seu texto! Moramos em Fortaleza-CE e sou apaixonada pela França

    ResponderExcluir