sexta-feira, 12 de julho de 2019

Iúna, Yuna & Yuuna - Atendendo a Pedidos


A grafia dos nomes é uma parte muito importante e até curiosa dentro da onomástica. Por vezes a simples troca de uma letra pode resultar em nomes com origens e significados totalmente diferentes entre si. Iúna, Yuna & Yuuna são exemplos de que a simples mudança do I pelo Y ou o acréscimo de mais uma letra  geram antropônimos distintos com grande diversidade étnica e cultural.

Para melhor entendimento vamos falar separadamente sobre cada grafia. Em ordem alfabética começamos com..

Iúna
  • Nome feminino de origem indígena, deriva dos termos tupi y (água, rio) e una (preto) assumindo o significado de rio preto, rio escuro;
  • É o nome de uma cidade no estado do Espírito Santo, por sua vez uma tradução para o tupi de seu antigo nome (Rio Pardo);
  • Iúna é também um jogo da capoeira que serve para demarcar os níveis hierárquicos dos mestres e formandos;
  • É um dos nomes indígenas mais raros, sua frequência em todo o Brasil é de apenas 230 pessoas, a maioria nascida nos anos 90 nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia;
  • Obteve somente 1 registro no estado de São Paulo em 2017; em Portugal é inexistente.
Yuna
  • Em sua origem bretã é uma derivação de Úna (nome irlandês que significa cordeiro), ou de Juna, forma feminina de Junius, nome romano que significa jovem. Santa Yuna foi uma santa galesa do século VI, estabelecida na Bretanha com seu irmão, Santo Gwenvael;
  • Em chinês possui inúmeros significados, entre eles pedra preciosa delicada;
  • Outras culturas também reivindicam sua origem: coreana, africana, ucraniana e malaia; 
  • Ganhou notoriedade na cultura pop japonesa pela personagem do videogame Final Fantasy;
  • Em japonês pode significar lua ou noite;
  • No Brasil sua frequência é de 193 pessoas; foi introduzido na década de 1980 e apresenta curva ascendente. Suas portadoras encontram-se no Paraná e em São Paulo (neste estado foi registrado 11 vezes em 2017);
  • É aceito em Portugal e em 2018 foi registrado 2 vezes no país;
  • É a única das três grafias que possui registros expressivos nos Estados Unidos: frequência de 1.476 mulheres assim chamadas; o pico de uso se deu em 2017 quando alcançou 153 nascimentos;
  • Por fim, é considerada uma grafia alternativa para Iúna.
Yuuna
  • Origem exclusivamente japonesa. Nome feminino que dependendo da combinação de kanjis pode ter inúmeros significados, entre eles verdes tenros, em referência à frutas ou vegetais;
  • Nome de diversas personagens em mangás e animes;
  • É inexistente no Brasil, em Portugal e em demais países ocidentais, seu uso é restrito aos japoneses.
Personalidades: (infelizmente não encontrei referências para Iúna)
  • Yuna Ito - cantora e compositora nipo-americana;
  • Yuna Kagesaki - autora de mangás japonesa;
  • Yuna Kim - ex- patinadora artística sul-coreana;
  • Yunalis "Yuna" Mat Zara'ai - profissionalmente conhecida como Yuna, é uma cantora e compositora malaia;
  • Yuuna Sugiyama - atriz japonesa.
Através dessa pesquisa podemos perceber que os três nomes são raros em nossos países, porém a grafia Yuna se sobressai. Para mim é também a opção mais atraente, tanto por suas inúmeras origens e significados, quanto pela escrita. Poderia ser uma opção a Luna, por que não? A duplicidade dos us em Yuuna é específica demais e pode causar estranhamento aos lusófonos, por isso acho que é a que tem menos chances de deslanchar. Iúna representa um resgate da cultura indígena e para quem está à procura de nomes ligados à essa vertente é uma opção a se considerar.

E vocês, preferem Iúna, Yuna ou Yuuna? Que considerações fazem sobre estes nomes?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Babynamespedia, Behind the Name, Caboclos na Umbanda, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Nomix, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Yuna me lembra de uma coreana muito fofa que conheci no meu intercâmbio no Canadá! Na verdade, o nome dela é Yoonha, mas ela mesma disse para chamá-la de Yuna.
    Acho bem interessante mesmo como uma letra só resulta em nomes diferentes.
    Muito informativo o post. Parabéns!
    Bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
  2. não conhecia esse nome, gostei das raízes indígenas.
    Iuna, Yuna me lembra Iana, Yana e prefiro com final ana.

    ResponderExcluir
  3. Existe uma cantora coreana chamada Yoona,nome com uma sonoridade linda independente da escrita

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia!

    Confesso que eu só conhecia a forma Yuna, mas adorei os significados e variações, especialmente o Iúna! Virou meu favorito!

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  5. Sabe que gosto muito de toda a soboridade dos nones indígenas? Mas é impressionante como a grafia muda tudo... Significado tudo, né? Adorei!

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adorei os nomes são lindos :D e gostei bastante de Iúna e de seu significado, sou neta de indios e gosto muito da cultura indígena...

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Esse nome é muito lindo, se eu fosse escolher entre as três variações, eu ficaria com Yuna, é mais bonitinho e fofinho, rs. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço uma Iúna aqui na minha cidade que tem um temperamento forte, esse nome portanto parece que exprime poder também. Eu acho bem diferentes esses nomes, mas são bonitos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Patrícia! To chocada como uma simples letrinha pode mudar todo o significado de um nome. Jamais ia imaginar isso. Achei interessante como acabam únicos, ao seu modo. Mas, não são nomes que eu colocaria como opção. Só que como você perguntou qual seria a escolha, acho que eu ficaria com Iúna, porque achei bem a cara do Brasil, sem firulas, com um lindo significado.
    Adorei a matéria. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse nome! Eu lembro que na minha escola, na infância, estudavam duas irmãs: Sâmia e a Yuná! :)
    Acho o nome perfeito!

    ResponderExcluir
  11. Oi, cheguei aqui por conta do meu nome Yanne, tenho uma amiga que me chama de Yuna, resolvi pesquisar acabei caindo aqui.
    Fiquei apaixona pelo nome Yana, é o nome de uma aldeia em papua nova Guiné, lá eles tem um ritual de fertilidade.
    Se eu tiver uma filha seria yuna ou yana.
    Vc poderia fazer um com os significados de yanne e yana tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yanne, seja bem-vinda! Nós já publicamos o post sobre Yana/Yanna. Yanne é uma variação de Yanna, tendo ambos o mesmo significado.

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/07/yannayana-atendendo-pedidos.html?m=0

      Excluir
  12. Eu amei o nome Iúna, pra mim o mais bonito dos três. Sou de família indígena e gostei do significado.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o nome Iúna, pra mim o mais bonito dos três. Sou de família indígena e gostei do significado.

    ResponderExcluir
  14. Olá vim para saber mais do significado do nome que escolhi para minha filha, aliás achei maravilhoso seu post! Parabéns!! E descobri que ela foi uma das 11 crianças registradas com o nome de Yuna em 2017 !! Muito legal !!! Adorei !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E parabéns pela sua Yuna ❤

      Excluir
    2. Na minha certidão de nascimento está, como primeiro pronome do cartório e região. Sou de SP e nasci em Itaim Paulista no ano de 1987 Yuna Ramos

      Excluir
  15. Gostei desse nome é o seu significado

    ResponderExcluir
  16. Me chamo Yuna vitória e sou uma cantora e compositora baiana! Mais uma pra lista das cantoras com esse raríssimo nome! Uma seleta linhagem de artistas! <3

    ResponderExcluir
  17. Acho lindo esse nome! Gosto da sonoridade e agora que li a matéria sobre escrita e significados fiquei ainda mais apaixonada!! De todas as grafias eu prefiro Yuna

    ResponderExcluir
  18. Yuna é o nome da minha cachorra 🤎

    ResponderExcluir
  19. Olá meu nome é Yunna, o meu veio através da capoeira, mas não sei muito sobre, se puder falar sobre a escrita do meu iria gostar de ler 🥰

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu nome é Yunara, sou de 87, sempre pesquisei sobre meu nome, o máximo que cheguei foi Iuna com est mesmo significado. Gostaria de descobri mais sobre o meu nome.

    ResponderExcluir
  21. meu nome é Yuna, e eu amei o significado dele

    ResponderExcluir