terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Asafe


A primeira vez que vi o nome Asafe tive a impressão que se tratava de um nome árabe, talvez pela sonoridade um tanto misteriosa que me faz pensar em histórias das Mil e uma Noites. E qual não foi minha surpresa ao saber que a origem de Asafe é hebraica e é um nome bíblico!

Asafe é uma variação ortográfica do original Asaf, nome hebraico que significa coletor ou aquele que recolhe. A acepção desse significado pode ser entendida com o sentido de reunir, agregar. É o nome de quatro personagens secundários no Antigo Testamento:
  • Pai de Joá, o cronista do rei Ezequiel;
  • Filho de Beraquias, o gersonita;
  • Guarda das matas do rei Ataxerxes;
  • O mais notável Asafe é reconhecido como o autor de alguns dos Salmos. Era um dos três músicos principais do tabernáculo  do rei Davi, acompanhando-o quando a Arca da Aliança migrou para Jerusalém. Sua música era considerada profética.
Curiosidades: o festival judaico Sucot também é conhecido como Hag Ha-asif, ou festival da coleta; São Asaph foi um bispo galês do século VI considerado santo pela igreja católica. Asaph é a escrita adotada em países de língua inglesa.

É bem quisto em Israel, em sua mais recente participação a grafia Asaf ocupou a posição #73 no ranking dos nomes mais populares do país. 

Sua introdução é recente no Brasil, só começou a ganhar registros significativos a partir dos anos 80 e desde então sobe um pouco mais a cada ano, atingindo o ápice de popularidade nos anos 2000. Sua frequência em todo o país é de 1.324 pessoas, a maioria nascida nos estados de Amazonas, Acre e Espírito Santo. A grafia Asaf possui a frequência de 343 pessoas e Asaph 281 pessoas. No ano passado Asafe foi registrado 95 vezes no estado de São Paulo, juntamente com os compostos Miguel Asafe (8 registros) e Asafe Gabriel (7 registros). A variante Asaph obteve 21 registros e a escrita Asaf foi a escolha de 6 famílias paulistas.

Em Portugal não recebeu registros entre 1920 e 1980, talvez seja um nome desconhecido para os portugueses. Seu desempenho acanhado se reflete em seus números: nenhum registro em 2016; apenas 1 registro em 2015 e também 1 registro em 2014 no composto Cristiano Asafe.

Personalidades:
  • Asaf Avidan - cantor e compositor israelense;
  • Asafe Ghalib - fotógrafo e videomaker brasileiro;
  • Asaph Borba - cantor cristão brasileiro.
Nomes do Antigo Testamento estão sendo cada vez mais requisitados por futuros pais brasileiros, sendo Asafe uma das alternativas ainda pouco exploradas e por isso uma das mais originais. Para as famílias portuguesas é também uma opção válida, já que felizmente faz parte da lista de nomes admitidos.

Asafe entraria para suas listas? Preferem a grafia Asafe, Asaf ou Asaph?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Geleia Cultural, IBGE, IRN, Kveller, Nomes Bíblicos, SPIE, Wikipédia.

43 comentários:

  1. Asaf é um nome diferente e diria que seria quase que exclusivo por aqui. Não está na minha lista, mas seria uma ótima escolha para futuras mamães. O significado não me empolgou muito - considerei neutro. Bom, nomes do Velho Testamento estão ganhando destaque mesmo, eu notei um número crescente do nome Caleb na comunidade evangélica, mas não gosto muito. Voltando rs...eu gosto mais da grafia "Asaf". Então...eu gosto muito de nomes bíblicos e estou lendo a bíblia basicamente todo dia, mas se o critério para escolha do filho for apenas este tem que ter cuidado com a história por trás do nome...Eu desaconselharia nomes como Davi, Josué, Amon, Salomão, Joabe, Tamar, Safira, Hebrom etc...Mas se não for apenas este o critério, são sim uma agradável escolha. Um dos meus nomes preferidos é bíblico e do antigo testamento que é Ofir, pois não encontrei referências negativas nele.
    Gostei muito do nome Asafe! Parabéns pelo post! Beijos (:

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho graves problemas para gostar de nomes masculinos, então o único que minimamente gosto é Benjamin. Eu sendo sincera nunca colocaria um nome bíblico no meu filho, primeiro porque não gosto de nenhum e segundo pois sou ateia, então para mim não queria logica alguma.

    Www.luartico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Benjamin é um nome bíblico. Foi o filho caçula de Jacó...

      Excluir
    2. Não tem nenhum problema ser ateia e colocar um nome bíblico ou de origem hebraica! Existem nomes lindos na bíblia, assim como da mitologia grega, egípcia, hindu e etc. Inclusive, Benjamin é bíblico como dito no comentário acima (:
      Na vida é importante se livrar dos nossos preconceitos! ^^ ...ser ateu não quer dizer ter repulsa por tudo que seja cristão ou ligado a uma religião. Apenas o fator religião é algo indiferente na sua vida, haja vista sua descrença em um ser superior/ regente do universo. Beijos (:

      Excluir
    3. Nossa meu nome significa muita coisa

      Excluir
    4. Eu acho lindo esse nome asaph,um dia quando eu tiver um filho, vou colocar asaph

      Excluir
  3. Um blog de nomes ?amei ! Sim ,entraria para minha lista .
    Um nome forte .
    Como.escritora preciso bastante conhecer nomes diversos para meus personagens.
    Obrigada será bem útil!

    ResponderExcluir
  4. Nome pouco comum, mas o som que emite me faz adorar. Lindo nome.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sonoridade do nome, nunca conheci ninguém com esse nome, mas achei lindo! Também pensei que era Arabe e tô surpresa por saber que se trata de um nome biblico, gostei. Vou criar um personagem com esse nome kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia,

    Não conhecia esse nome e quando o li, também pensei em uma origem árabe. Me surpreendi ao saber que tem uma origem hebraíca e é um nome biblíco. A sonoridade do nome é muito bacana e entendo o motivo de não ser um nome tão famoso no Brasil e em Portugal. Gostei do nome e já coloquei como uma opção para futuros filhos. Adorei conhecer!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Também imaginei um nome árabe, lindo por sinal tem uma sonoridade gostosa especialmente quando composto com nomes terminados com EL. O significado também é lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou agora msm procurando nomes e gostei muito de Asafe Gael.

      Excluir
  8. Eu conheço um Asaph! Acho que a impressão inicial é sempre pensar que se trata de um nome árabe né?! A julgar pelo Asaph que conheço o nome parece combinar muito com a personalidade de quem o carrega. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Gosto do nome e todas as grafias me agradam. É um nome que eu já conhecia da Bíblia. Gostei de vê-lo por aqui.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia!!
    Nossa, eu também jurava que esse nome era árabe. Cai no mesmo erro rs
    Eu já conhecia o nome por causa da bíblia, mas não tinha noção do significado.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi oi!
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse nome, ou se ouvi, passou despercebido. Eu, particularmente, adorei. Gostei escrito dessa forma 'Asaf'', acho que fica mais chic hahahahha Fora isso, adorei o significado.

    Beijos
    Utopia
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amo esse nome... ainda não tenho filhos, mas se um dia tiver um menino será Murilo Asaph

    ResponderExcluir
  13. Meu filho se chama Murilo e quando engravidar novamente E vier menino será Asafe com certeza. Amo esse nome .

    ResponderExcluir
  14. Eu mim apaixonei quando ouvir um louvor que tem o nome asafe, fiquei curiosa e fui pesquisar quando engravidei botei hoje ele está com 1 ano e 8 meses

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um "ASAFE GABRIEL" e assim como o nome a personalidade dele é bem forte.

    ResponderExcluir
  16. Amei esse blog, meu filho se chama ASAFE, o pai que escolheu o nome dele, eu queria ter colocado Asafe Emanuel ou Asafe Fernandes, porém meu esposo achou melhor colocar só Asafe mesmo, por ser um nome pouco conhecido e acabar a pessoas chamando pelo segundo nome e não por Asafe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas filhas tem nome duplo mas meu filho optei apenas por Asafe mesmo

      Excluir
  17. Meu filho, nascido em 2018 se chama ASAFE,no começo gerou controvérsia entre os familiares, mas hj todos amam, é um nome forte e de lindo significado...eu amo meu ASAFE ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho tbm se chama Asaff ele nasceu em 2010,quando vi esse nome amei de tantos foi o único que me chamou atenção ....amo meu Asaff

      Excluir
  18. Eu tenho um Asaph, ele é lindo, meigo, uma benção!! Um milagre em nossa família!!
    Apaixonei pelo nome desde a primeira vez que vi! Ele também ama o nome!! De certa forma me arrependo de ter colocado com "ph", se fosse hoje eu colocaria Asafe!! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Asafe 🤩 Asaf❤ os dois são lindos.

    ResponderExcluir
  20. Asafe 🤩 Asaf❤ os dois são lindos. Adorei saber a opinião das pessoas... Sei que muitos vão achar estranho, mas meu filho será Asafe, ainda estou em dúvida se "Asaf" ou "Asafe". 😄 Eu gosto do significado e da história bíblica. Acho lindo também, Asafe Miguel, vi essa composição recentemente e gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Estou grávida de um menino e esse nome veio pra mim em uma madrugada, tinha acordado e pedido a Deus um nome e quando comecei q lê ele veio e colou na minha mente. Achei o som dele tão lindo ao pronunciar. Aquele som lindo de ouvir. Estou pensando de colocar o segundo nome Gabriel. O ruim é lhe dar com os comentários negativos de algumas pessoas , mas não me importo. Sei que será um grande homem de Deus ❤️

      Excluir
  21. Meu filho se chama Asafe ele nasceu em 2009 é uma bençao de Deus todos que o çonhecem também acham seu nome bonito

    ResponderExcluir
  22. Meu filho tem 2 meses e coloquei asafe Gabriel ❤️

    ResponderExcluir
  23. Tenho um filho, nascido em junho de 1990 em Juiz de Fora, MG. O registramos com o nome Asafe, por ser um nome bíblico e por seu significado que carrega o sentido de "reunir".

    ResponderExcluir
  24. Estou grávida, muito anciosa por um nome masculino,gostei muito de Asafe,mais estou aqui na dúvida, mais achei muito lindo o nome.

    ResponderExcluir
  25. Eu amo esse nome Asaf,meu bebê terá esse nome porém com uma escrita diferente

    ResponderExcluir
  26. Quando vir esse nome na bíblia mesmo antes de casar ou ter filhos já me apaixonei pelo nome,por ele ser raro e tbm por ser de um personagem dedicado ao senhor ❤️...amei desde o início e quando tiver um menino esse será o nome .só que tô pensando em Asaffe Emanuel ❤️😸

    ResponderExcluir
  27. Oiii meu nome e Asafe, eu sou gêmeo, autista, nerd e nasci em 2006, queria dizer que o meu nome e lindo, eu tenho 16 anos e fasso aniversario 29 de novembro, estudo no cef 03 do gama e to no 8D. Eu agragradeço pela sua atenção★♥

    ResponderExcluir
  28. 2023 as 16:21 dia 2023/2/0

    ResponderExcluir