terça-feira, 5 de junho de 2018

Ronaldo



Já entrando no clima da Copa do Mundo, falamos hoje sobre Ronaldo, o mais "futebolístico" dos nomes. 

Ronaldo é a versão portuguesa do nome escocês Ronald que, por sua vez, tem origem no antigo nome nórdico Ragnvaldr, composto pelos elementos regin (conselho) e valrd (poder).  

No Brasil, em 2010, segundo dados do IBGE, Ronaldo era o 52º antropônimo masculino mais comum entre todas as idades (sua frequência é de 270.324 pessoas). O auge de popularidade se deu a partir de 1970, mantendo-se ainda em alta nos anos 80, mas caindo significativamente nas décadas seguintes. Contudo, esse nome ainda está longe do completo esquecimento. Prova disso é que em 2017, apenas do estado de São Paulo, 45 meninos foram registrados como Ronaldo e 24 como Cristiano Ronaldo, único composto com Ronaldo presente na lista, clara influência do jogador português.

O interessante é que apesar de um dos portugueses mais famosos da atualidade carregar o nome Ronaldo, esse antropônimo parece ser bastante raro em Portugal: a base de dados da SPIE indica apenas 6 ocorrências de Ronaldo como primeiro nome de portugueses residentes em Portugal nascidos entre 1920 e os anos 80. Atualmente, a situação não é muito diferente: em 2016, apenas uma criança recebeu Ronaldo como primeiro nome no país.

No mundo inteiro, as pessoas costumam associar Ronaldo ao universo do futebol, o que se deve à incrível coincidência de três dos maiores craques da história carregarem esse nome. São eles (como se precisassem de apresentação): 

  • Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro – Futebolista português, atualmente no Real Madrid. Eleito o melhor jogador do mundo cinco vezes (2008, 2013, 2014, 2016, 2017 e contando...). Já ganhou diversos títulos importantes, como a Liga dos Campeões da Europa (2008, 2014, 2016, 2017) e o Mundial Interclubes (2008, 2014, 2016 e 2017), tanto com o Real Madrid quanto com o Manchester United, e a Eurocopa (2016), com a Seleção Portuguesa; 

  • Ronaldo de Assis Moreira (conhecido como Ronaldinho Gaúcho) - Ex-futebolista brasileiro, anunciou sua aposentadoria em 2018. Foi eleito o melhor jogador do mundo duas vezes (2004 e 2005). Passou por diversos times ao longo da carreira, obtendo destaque principalmente no Grêmio, no PSG, no Barcelona, no Milan, no Flamengo, no Atlético Mineiro e na Seleção Brasileira. Ganhou diversos títulos nos clubes que defendeu, como uma Liga dos Campeões (2006), conquistada durante seu auge, no Barcelona, e uma Libertadores da América (2013), com o Atlético Mineiro. Com a Seleção Brasileira, os títulos mais importantes foram uma Copa América (1999), uma Copa das Confederações (2005) e uma Copa do Mundo (2002); 

  • Ronaldo Nazário de Lima (também conhecido como Ronaldinho ou Ronaldo Fenômeno) -  Ex-futebolista brasileiro, anunciou a aposentadoria em 2011. Foi eleito o melhor jogador do mundo por três vezes (1996, 1997 e 2002). Obteve destaque no Cruzeiro, no Barcelona, no Internazionale, no Real Madrid, no Milan e no Corinthians, sempre conquistando muitos títulos. Com a Seleção Brasileira, ganhou duas vezes a Copa América (1997 e 1999), uma Copa das Confederações (1997) e duas Copas do Mundo (como reserva, em 1994 e, como titular, em 2002, quando atingiu sua consagração como um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro).  

O que é mais curioso é que CR7, R10 e R9, não são os únicos craques que se chamam Ronaldo. Para vocês terem uma ideia, ao digitar "Ronaldo" na caixa de buscas da Wikipédia, só aparecem páginas sobre jogadores de futebol. Assim, na lista de futebolistas de destaque com esse nome, temos ainda: 

  • Ronaldo Gonçalves Drummond - Ex-futebolista brasileiro. Atuou no Atlético Mineiro, Palmeiras, Santos e Cruzeiro. O atacante conquistou diversos títulos ao longo da carreira, incluindo três Campeonatos Brasileiros (1971, 1972 e 1973). 

  • Ronaldo Guiaro - Ex-futebolista brasileiro. Atuou como zagueiro em diversos times do Brasil e do exterior. Com o Santos, ganhou um Campeonato Paulista. Com a Seleção Brasileira, conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. 

  • Ronaldo Rodrigues de Jesus (Ronaldão) - Ex-futebolista brasileiro. O zagueiro atuou em diversos clubes, como Flamengo e Santos, tendo uma passagem de destaque pelo São Paulo, clube no qual conquistou diversos títulos, como dois Campeonatos Brasileiros (1986 e 1991) e duas Copas Libertadores da América (1992 e 1993). Também atuou na Seleção Brasileira, com quem ganhou uma Copa do Mundo (1994). 

  • Ronaldo Simões Angelim (Ronaldo Angelim) - Ex-futebolista brasileiro, anunciou a aposentadoria em 2013. O zagueiro teve uma passagem de destaque pelo Flamengo, clube com o qual conquistou uma Copa do Brasil (2006) e um Campeonato Brasileiro (2009), ocasião na qual marcou o "gol do título". Atuou ainda em diversos times cearenses e do interior de São Paulo; 

  • Ronaldo Soares Giovanelli (Ronaldo Giovanelli) - Ex-futebolista brasileiro. Atuou como goleiro em diversos clubes, obtendo destaque principalmente no Corinthians, equipe com a qual conquistou muitos títulos, incluindo um Campeonato Brasileiro (1990). 

Ps.: Já que o assunto é futebol e nomes, outra coincidência interessante é que todos os jogadores brasileiros que já foram premiados com o título de Melhor do Mundo têm nomes com a inicial "r": Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ricardo (Kaká). Será que Neymar tem alguma chance? Bom, pelo menos o nome dele, apesar de não começar, termina com "r". Ainda há esperança!

Mayara Lopes

Fontes consultadas:
Arpen/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia. 

18 comentários:

  1. Fiquei admirada com a raridade de Ronaldos em Portugal. Esperava mais uns quantos, nem que fossem Cristiano Ronaldos.
    Realmente o nome quase que tem a "sina" do futebol, coitado do Neymar :)...

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do nome Ronaldo quando escuto alguém com esse nome me lembra logo os Ronaldos do futebol principalmente o Ronaldo Fenômeno, achei pouco registro do nome aqui no Brasil já que temos craques com o nome, mas quem sabe agora depois da copa esse nome lindo venha aumentar por causa do Cristiano Ronaldo, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei o nome Ronaldo bastante comum, mas fiquei surpresa ao saber que no país natal deste nome, é bem raro algum registro dele, adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Que post interessante!
    Ronaldo sempre me remete a jogador de futebol quando eu penso!
    Eu acho um nome muito forte , tem presença!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Amei o post! Ia mesmo sugirir um post relacionado ao futebol, dada a proximidade do Mundial! Adoraria conhecer um portuguesinho chamado Ronaldo.
    Sugiro um post sobre o nome Éder - nome que se popularizou no mundo devido ao jogador da Seleção Brasileira Éder Aleixo de Assis. O que é curioso é que muitos desses meninos nomeados em homenagem ao Éder tornaram-se também jogadores de futebol - como o português "Ederzito", o colombiano Eder Balanta, o jogador brasileiro de futsal Eder Lima, e o jogador ítalo-brasileiro Éder Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! É verdade, Éder é um nome muito ligado ao futebol, mas aqui no Brasil o grande propagador do nome foi o pugilista Éder Jofre, o maior boxeador brasileiro de todos os tempos e talvez um dos maiores do mundo. Ele fez fama antes do Éder do futebol, por volta dos anos 50/60. É uma ótima sugestão de post, assim que possível abordaremos Éder. Abraços!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Ainda bem que você se lembrou do Éder Jofre, pois tinha me esquecido completamente! É verdade! O verdadeiro pai de todos os Éderes! :D
      Sobre os Ronaldos, vejo no IBGE que o nome, que já era popular, explodiu quando o Ronaldo Gonçalves Drummond estava no auge (anos 70), principalmente em Minas Gerais (os pais certamente eram torcedores do Atlético).

      Excluir
  6. Estou amando seus post sobre os nomes, sempre que ouço falar o nome Ronaldo ,só lembro daquele jogador Português Cristiano Ronaldo. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo é um nome muito comum por aqui, provavelmente pelo fato de ser nome de jogadores famosos. Amei conhecer o significado do nome!! Como sempre seus posts são muito bons!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É uma esperança boa pro Neymar né? kkk. Nossa, que estranho! Por causa do Cristiano Ronaldo eu achava que Portugal era lotaaado por Ronaldos, assim como no Brasil né? Futebol por aqui populariza muito e acho que faz a diferença. Ainda mais quando tivemos Ronaldinho Gaúcho e Fenômeno e parece ser de lei ser Ronaldo pra ser jogador. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  9. Que interessante um nome tao comum e e tao brasileirado srsr adoro suas postagens.

    ResponderExcluir
  10. É impossivel nao ligar esse nome com jogadores de futebol que vc vitou! É o que mais me vem a mente. Um nome forte e bem popular! Gostei do significado!

    ResponderExcluir
  11. É curioso como a mídia tem um papel importante na escolha dos nomes. Basta um nome se tornar evidência e novamente vem um bum de crianças sendo registradas. No futebol isso não é exceção, pelo contrário, cheio de nomes de jogadores de futebol.

    ResponderExcluir
  12. O nome é muito comum em Portugal e no Brasil. Adorei conhecer esse nome, o Ronaldo é de origem germânica, eu não sabia, achava que era um nome muito brasileiro. muito interessante.

    ResponderExcluir
  13. Legal saber de todas essas 'coincidências' a respeito dos nomes dos jogadores brasileiros eleitos como melhores do mundo. Achei interessante o fato de todos começarem com R. Adoro o Cristiano Ronaldo e de toda a sua história. Dos brasileiros, os que mais me chamava a atenção foram os goleiros do corinthians, que sempre arrumava alguma confusão e o zagueiro do São Paulo que era uma armário na zaga. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  14. Quanto mais Ronaldos melhor!
    🙌🏼😎

    ResponderExcluir
  15. Tinha também Ronaldo Luis, lateral esquerdo do Sao Paulo na epoca do Tele.

    ResponderExcluir