segunda-feira, 4 de junho de 2018

Helga


Helga é um nome de origem escandinava que deriva de Heilagr e significa abençoada. Não é um nome comum nos nossos países, mas eu vejo-lhe imensas qualidades. Vamos lá saber mais sobre Helga!

Conheci Helga através dos livros de Harry Potter. Helga Hufflepuff é a fundadora de uma das quatro casas de Hogwarts. A casa dos justos e dos leais. 

Este nome também está associado à astronomia. O asteróide 522, também conhecido por Helga, foi descoberto a 10 de janeiro de 1904 por Max Wolf. 

Helga estava em uso na Inglaterra antes da conquista normanda, mas parece ter desaparecido pouco tempo depois. O antropónimo foi reavivado no século XX em países de língua inglesa, Alemanha e países nórdicos. Há quem defenda que o nome eslavo Olga, deriva de Helga. O equivalente masculino deste nome é Helge ou Helgi (variantes muito pouco usadas). 

Nome também ligado à religião Helga ou Olga de Kiev foi a primeira soberana russa a converter-se ao cristianismo ortodoxo. Foi proclamada santa devido aos seus esforços pela difusão do cristianismo no seu país. 

Em Portugal, no ano 2016, Helga foi registado 1 vez. Em 2015, foram registadas 2 bebés e o mesmo se sucedeu em 2014. Helga só começou a ser mais registado desde 1970 e o ano em que nasceram mais crianças com este nome foi em 1976. 

No estado de São Paulo, no ano passado e em 2016, Helga foi o nome escolhido para 1 menina em cada ano. A frequência deste nome por todo o Brasil é 3.471 pessoas. Foi um nome que foi sendo substancialmente registado, mas o ápice de registos aconteceu na década de 1940, a cadência foi sendo notória e na década de 1990 foi a mais baixa a nível de registos para Helga. O estado onde existem mais mulheres registadas com este nome é em Santa Catarina.

Algumas Personalidades:

  • Helga Liné - atriz com descendência portuguesa e espanhola nascida na Alemanha; 
  • Helga Niessen Masthoff - tenista alemã; 
  • Helga Mathilde Meyer - cantora de opera alemã;
  • Helga Nemeczyk - atriz, cantora e comediante brasileira;
  • Helga Anders - atriz australiana. 

Tenho a tendência de equiparar Helga e Edna, acho-os do mesmo estilo e aliás, acho que formam um par amoroso para irmãs. Vejo em Helga um nome bonito, sóbrio, com potencialidade de ser mais visto em crianças. Gostam de Helga?

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Acho lindo esse nome Helga, eu não tinha noção de quantos significados importantes ele tinha, Adorei saber que tem um significado religioso

    ResponderEliminar
  2. Como o ápice de registros foi nos anos 1940 e em SC, é comum ligar o nome a senhoras de descendência alemã. Helga não é a esposa do Hagar dos quadrinhos?

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está uma alternativa mais fresca, e na minha opinião mais bonita, a Olga.
    Se tivesse de escolher entre Olga e Helga, seria Helga com certeza, gosto mais. Gosto, até. De Olga não gosto nada, não consigo tirar da cabeça a imagem da beata Olga, uma personagem da novela Bem-Vindos a Beirais e talvez por isso Olga me pareça mais...datado.
    Acho o significado de Helga bonito, mas o nome não está nos meus preferidos.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  4. Eu amei esse nome, porque eu venero mães que colocam nomes diferentes nos filhos. Os significados são maravilhosos! Acho que vou por o nome da minha filha de Helga kk

    ResponderEliminar
  5. Nome diferente, só conheço uma Helga, que é a comediante

    ResponderEliminar
  6. Nossa! Quantas curiosidades pode-se descobrir de um nome!
    Um nome não muito comum, mas bonito.
    Gostei muito do post!
    Abraços!!

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Conheci uma Helga nos meus tempos de escola, eu gosto muito exatamente pelo motivo que você deu, a sobriedade, acho que também tem algo de nobre e certa imponência.

    ResponderEliminar
  8. Hoje o nome é um pouco diferente para nos aqui do Ocidente.E tudo que é diferente chama a atenção. Achei o bom Helga algo que soa bem.

    ResponderEliminar
  9. Oi Ana, tudo bem?

    Helga me lembra força, poder e sempre associo aos bárbaros (povo antigo), não sei bem o motivo, acho que vi algum filme com esta personagem. Acho um nome muito bonito, que talvez não seja tão usado por causa da sua força mesmo. Adorei as curiosidades.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Oi Ana.
    O nome é lindo, uma pena que seja tão pouco usado! Quando vc falou que Harry Porter tinha Helga, eu achei que ia brotar meninas. Fiquei surpreso de terem menos de 4mil no Brasil.
    Uma pena! Nomes escandinavos são tão bonitos.

    ResponderEliminar
  11. Caraca eu adoro ler sobre curiosidades de nomes.
    Eu acho um nome tão lindo e colocaria sim em minha filha.
    Ate enviei esse post pro meu esposo.
    Obrigada pela curiosidade.

    ResponderEliminar