quinta-feira, 21 de junho de 2018

Jiří - Atendendo a Pedidos



Se fosse eleger o desafio dos desafios escolheria este: fazer um post sobre JiříNunca tinha visto este nome até um leitor pedir que abordássemos este antropónimo tão invulgar. Achei a sonoridade interessante e a grafia até apelativa, por ser bem diferente ao que estamos habituados, por isso aceitei o desafio de escrever sobre ele.

Ao pesquisar nas nossas fontes descobri que Jiří é nada mais nada menos que a versão checa do nome George, ou seja, de Jorge. Fiquei surpresa porque na maior parte das vezes as versões de um nome pelo mundo afora diferem um pouco na grafia e tal, mas neste caso nada no nome diz que vem de Jorge a não ser o J inicial, se fomos a comparar com a versão portuguesa. Já com George não tem mesmo nada a ver! Mas Jiří já se assemelha à versão nórdica, Jiri, que só não tem os acentos típicos da língua eslava tcheca.

O significado de Jiří é o cultivador da terra ou o trabalhador da terra e tem origem no grego Georgios que deriva dos vocábulos ge (terra) e ergon (trabalho).

Jiří é muito conhecido e usado na Républica Checa, mas hoje nascem menos meninos com este nome. Jiří, assim como George no Reino Unido, é um nome clássico e tradicional que se usa desde os tempos mais antigos.

Na Républica Checa existem imensas personalidades com o nome Jiří e foi inclusive o nome de um rei, Jiří Poděbrad (23/04/1420-22/03/1471) do antigo Reino da Boémia, agora Républica Checa. Ele era o líder dos Husitas e foi o primeiro rei da Europa Medieval a aderir a um credo diferente do da Igreja Católica Romana. Mais recentemente a Républica Checa teve também dois primeiros ministros chamados Jiří. E claro, é o nome de muitos escritores, compositors, atores e outras personalidades famosas nesse país.

Na República Checa Jiří foi mais popular entre os anos 40 e 70. Em 2014 ocupava o 19° lugar no ranking de nomes mais usados com 924 registos, em contraste, por exemplo, com o 1° lugar que ocupava em 1960 com 5357 registos.

Como seria de esperar, não encontrei qualquer registo de Jiří em Portugal nem no Brasil, nem agora nem no passado. Penso que este nome seja praticamente só usado na Républica Checa mesmo e, lógico, em checos que vivam no estrangeiro.

Eu passei a simpatizar com Jiří e adorei conhecer este nome, e vocês?

Cláudia Barata

Fontes consultadas:

Behind the Name e Wikipédia.

19 comentários:

  1. Esse é definitivamente um nome diferente como eu nunca tinha visto antes... Não creio que seja viável em países lusófonos, pela grafia mesmo.
    No que respeita a variações de Jorge, continuo a preferir Yuri ou George.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claudia’ tudo bem?

    Menina nunca ouvi falar nesse nome. É de fato ele não tem nada que lembre George ou Jorge. Bem curioso saber também que não há registros em Portugal e até aqui, embora não seja uma surpresa,’pois de fato nunca conheci alguém com esse nome. Valeu a dica! E quem sabe agora ele
    Passe a ser usado por aqui né?

    Não sei como se pronuncia, se for levar ao pé da letra não gosto muito da sonoridade não.

    Bjão,

    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra imaginar que signifique Jorge a grafia é no entanto bem diferente mesmo, como você disse eu também achei apelativa, mas bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acho que nem deixariam registrar esse nome nos cartórios aqui do Brasil, devido a essa grafia rs...mas bem legal o blog e o significado do nome

    ResponderExcluir
  5. Esta não sabia, este alfabeto estranho tcheco com letras repletas de acento, como pensar que Jiří seria Jorge? Pena, que não se possa colocar esta grafia no Brasil, pois é proibido. Como se pronuncia Jiří?

    ResponderExcluir
  6. Olha, mais autêntico impossível! O significado dos nomes é algo que me atrai. Maravilhosa a ideia desse blog. Interessantíssimo! Posso pedir o Significado de Calixto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Calixto significa "mais bonito" e sua origem é grega.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  7. Muito bem colocado e pesquisado. A quem interessar, recomendo buscar a forma como se pronuncia. Aí sim teremos um desafio. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Menina, não sei nem como se pronuncia esse nome e não imaginava também que é uma variação de Jorge! Uaau. Sempre aprendo muitas curiosidades com seus posts. =)

    ResponderExcluir
  9. Lucas Daniel Alves Nunes23 de junho de 2018 às 09:55

    Cláudia,
    que nome incrível! Forte e bonito! Agora, só não sei como pronunciar, ainda mais com este tanto de assento maluco ( Jiří! Que chapel é este no r? ) . Poxa, preciso de um tcheco para me explicar como se fala isso.
    Agora, convenhamos, com um nome forte deste, se o menino não for chefe, não sem quem será.

    ResponderExcluir
  10. Oi Claudia! Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse nome! Confesso ter ficado curiosa sobre como a pessoa que pediu, conheceu rs
    E, de fato, em nada lembra George ou Jorge. Acho que nunca faria essa relação. Gostei muito do significado. Gosto de nomes ligados a terra.
    Só fico triste de ver mais um nome tradicional sumir, mas também fica difícil ver os novos bebês com nomes tão antigos. Como sempre, adorei ver as curiosidades sobre mais um nome. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca tinha visto ou ouvido afalar desse nome rs' achei bem diferente, e se colocar aqui no Brasil, pode virar motivo de piadas rs' Mesmo sendo tradicional, não é muito usado né..

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gostei também. Quando vi já percebi que era tcheco mas ao ler e ver que é uma versão de Jorge...nossa, fiquei bem surpresa.

    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bem?
    Nossa adorei o post, eu sempre procuro significados de nomes que me encantam! Esse é sem dúvida o tipo de post que me atrai.

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar nesse nome, não lembra em nada George ou Jorge. Gostei muito do significado.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem ?

    Nossa, um nome que eu não conhecia e super interessante. Amo posts assim rico em falar sobre o nome, interessante e nos apresenta muito bem ao que o nome representa, pronuncia e etc .

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, sou mestrando em música pela UNIRIO e a minha pesquisa é sobre o professor Jiri Wassermann. Preciso muito de mais esclarecimentos sobre esse nome. Meu whatsapp é 21 992353000. Se puder entrar em contato comigo eu agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o nome pois o checo Jiri Vesley está jogando tênis em Dubai agora x Schapovalov

    ResponderExcluir