sexta-feira, 22 de junho de 2018

Fiona & Fiora


É impressionante como apenas duas letrinhas podem mudar um nome por completo. A proposta que tenho para hoje são dois nomes que apesar de idênticos, são diferentes. Dois nomes que estavam em falta aqui no Blog, mas que considero tão bonitos que era uma pena não fazerem parte do leque que temos para vos presentear. Fiona & Fiora! Dois nomes primaveris, frescos e cada um com o seu encanto. 

Por um lado temos Fiona, um nome de origem escocesa cujo significado é justa, branca. Fiona nunca foi popular, mas tornou-se conhecido pelos americanos em 1954 com o musical da Broadway chamado Brigadoon. Todavia, só entrou nas listas populares dos Estados Unidos a partir de 1990. Fiona é dos nomes gaélicos mais bem-amados, o que não deixa de ser estranho, pois as suas raízes tradicionais não são tão genuínas assim. A primeira vez que Fiona foi encontrado na literatura foi nos poemas épicos de James Macperson tendo se popularizado no final do século XIX como o pseudónimo feminino do escritor escocês. O aumento recente da popularidade deste nome (posicionou-se no #181 lugar do top americano do ano passado) pode estar associado tanto à princesa Fiona do filme Shrek como à famosa cantora Fiona Apple. Encontrar-se no top 200 dos EUA não faz deste nome nada afamado e por isso ainda há uma boa quantidade de pequenas Fionas que podem nascer sem que este nome seja considerado saturado. 

Em Portugal Fiona pode ser escolhido e ao todo existem 3 registadas recentemente. Uma bebé foi registada em 2016 e outras duas foram registadas em 2015. 

No estado de São Paulo, foi registada uma menina no ano passado e duas em 2016. A frequência de Fiona em todo o Brasil é de 71 crianças, o pico de registos foi em 2000 e é em São Paulo onde nascem mais meninas chamadas Fiona

Do outro lado temos Fiora, um antropónimo sobre o qual não se sabe muito. O mais certo é que Fiora derive do italiano Fiore que significa flor. Ainda há quem considere que este nome derive do latim e que seja uma variação de Flora. Fiora é muito conhecido no mundo dos videogames justamente por ser o nome de uma personagem de League of Legends

Fiora ainda não é permitido em Portugal, o mais próximo deste nome será o próprio Flora ou ainda Fiorella. Não existem registos deste nome. 

No estado de São Paulo, também não existem registos de Fiora.

Em Itália os registos de Fiora tem sido inferiores a 5 por ano. 

Pensei que seria interessante fazer um duelo. Qual destes nome preferem? Fiona ou Fiora? A minha escolha vai para Fiona. Não se esqueçam de mencionar nos comentários qual destes nomes é o vosso favorito. 

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, Quanti bambini si chiamano. 


24 comentários:

  1. Acessando aqui, vê-se que o número de registros de Fiora tem sido inferior a 5 por ano: https://www4.istat.it/it/prodotti/contenuti-interattivi/calcolatori/nomi
    Como se acessa a base da Arpen/SP? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso não é aberto ao público. A ARPEN/SP nos envia as listas porque trata-se de um blog de onomástica.

      Excluir
  2. Gosto mais de Fiora. Nunca gostei de Fiona, talvez seja pela inevitável associação ao filme Shreck. Nunca joguei League of Legends, portanto já não associo Fiora a uma personagem.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Fiona me lembra do personagem do Shrek, não gosto, mas Fiora é diferente e forte.

    ResponderExcluir
  4. Embora eu não goste nadinha desse clima de "competição entre nomes" exatamente por achar que cada um deles tenha uma beleza única e que nos permite contemplar (adoro fazer isso). Nunca imaginei que Fiona fosse nome próprio de verdade, sempre achei que fosse qualquer combinação de letras inventada para o filme do Shrek. rs... (Será que Shrek também é nome próprio?? )
    Gosto mais do romantismo de Fiora e muito mais de Fiorella, muito fofo.

    ResponderExcluir
  5. Fiona sempre me lembraria a esposa do Sherek, mas não é um nome feio e realmente ambos são românticos e primaveris como vc sugeriu. Adorei a proposta do blog, já vou pesquisar uns nomes aqui kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiona não é feio? E o que me diria da piadinha que fazem aqui com esse nome chamando-o "Feiona"? É impossível usar um nome desse no Brasil. Seria ridículo! (eu já o considero ridículo por si só, nem precisaria da associação com a palavra "feiona" rs).

      Excluir
    2. Pra ser honesta, aqui no Brasil se faz piada com qualquer coisa. Acho ambos nomes bonitos. Minha bebê tem 4 meses e se chama Fiora, todo mundo me perguntou se não tenho medo que chamem de “ Feiura, Fiona( por conta do desenho)” não. Não tenho. As pessoas deveriam ensinar seus filhos a respeitar.

      Excluir
  6. Gente esse seu blog é o máximo! Quantos nomes! Estou amando essa história de saber origem e significado dos nomes! Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Fiona, não conheço ninguém com esse nome, só em filmes mesmo. Adorei saber um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, amo significados de nome, minha mãe é obstetra e por isso ela tem vários livrinhos com nomes para ajudar as mamães a escolherem, e eu sempre consultei eles cheia de curiosidade.
    Ainda não conhecia os significados de Fiona e Fiora.
    Atualmente eu preferiria Fiora, não só pelo significado, mas também porque graças a Shrek a criança chamada Fiona corre o risco de sofrer bullying sendo chamada de ogro(a). Além do mais, amo o idioma italiano!
    Beijos e até mais :*

    https://marianawithacamera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gosto de ler as origens e significados dos nomes, e, considerando o significado, eu escolheria o nome "Fiona", mas os dois são muito belos sim e em termos de beleza dos nomes, eu não saberia escolher um só. Seria uma boa opção para quem vai ter gêmeas e quer dar a elas nomes parecidos! Os dois são delicados e se combinam demais! Acho que o único problema seria o possível bullying que uma menina com o nome "Fiona" Poderia sofrer aqui, na terra da Zoeira, BR.

    Estou ansiosa para ler sobre os próximos nomes que você irá postar!

    Beijos!

    www.sabordesucesso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria chamada de "Feiona" o tempo todo no Brasil.

      Excluir
  10. que nomes mais lindos!!!
    nao sei se colocaria fiona ja que pode ocorrer bulliyn ne? mas fiora <3
    ai que amor de nomes!!

    ResponderExcluir
  11. Ana Carvalho!!
    Que nomes lindos. Eu tenho visto muito o nome Fiona depois que comecei a ler romances onde se passam na Escócia. Eu só não sabia o significado ainda.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conheço ninguém com nenhum desses nomes, mas o Fiona conheço do filme do Shrek e por pensar muito na personagem não usaria em um filho. Já Fiora é um nome lindo e já amei muito, tem uma sonoridade maravilhosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Gosto dos dois nomes, gosto deste Ó bem forte no meio dos nomes que da uma personalidade bem vibrante sem perder está sensação de frescor que esses nomes trazem

    ResponderExcluir
  14. Cara...eu adoro seu blog! Nunca tinha ouvido falar desse nome, Fiora, mas ao ler sua matéria, realmente tem um toque italiano ao falar. Amei!! E apesar de ser muito fã da Escócia e qualquer coisa que venha dela, hoje meu voto vai pra Fiora, que foi uma agradável surpresa pra mim.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu AMO o blog e a criatividade de vocês.
    Adoro as pesquisas que vocês fazem!
    Minha bisavó chamava-se Flora e este é um nome muito especial para nós.
    Infelizmente Fiona ficou associado ao Shrek, embora ja tenha lido alguns livros com personagens com este nome
    Beijos, queridas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito agradecidos com o carinho Claudia, um grande beijo pra vc! 😘❤

      Excluir
  16. decidi colocar em minha filha ( se for menina)fiora, por ser semelhante a fiore que significa flor. nao lembro aonde vi, mas adorei. minha primeira filha chama luna que significa lua. gosto de nomes que remetem a natureza. obrigado pela explicação sobre o nome, tirei muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  17. Gosto de Fiora, acho suave. Fiona em português remete-me a uma filha grande. kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Minha filha irá se chamar Fiora por causa da personagem de league of legends, não só por isso, o nome é bem forte e bonito. Minha Fiorinha ❤❤

    ResponderExcluir
  19. Minha filha se chama Fiora, tem 4 meses, no começo as pessoas achavam muito estranho. Ninguém gostava do nome, falavam que ia sofrer bullying. Mas vamos ensinar a ela que o nome é lindo, original e não repetido igual de muitas crianças. Certeza que ela será única na sala de aula.
    Eu e pai decidimos logo quando nos conhecemos e ficou marcado ❤️. Amamos o nome da nossa pequena b

    ResponderExcluir