quarta-feira, 3 de junho de 2015

Fiorella


Os brasileiros costumam apreciar nomes femininos longos com final "ela", vide a popularidade de nomes como Isabela (sendo Isabella a forma mais utilizada), Gabriela, Manuela, Rafaela, entre outros. Esse fato, conjuntamente com variados motivos, me levou a dedicar uma atenção especial à um nome que recentemente passou a ficar conhecido no Brasil: Fiorella.

Fiorella é um nome de origem italiana, tendo como significado "pequena flor" , ou mais literalmente "florzinha" já que "fiori" significa flor em italiano, e "ella" corresponde ao seu diminutivo.

 Considerado um nome antigo na Itália, Fiorella nos dias de hoje não faz parte dos nomes top desse país. Seu período de popularidade aconteceu entre as décadas de 20 a 40. Já em alguns países da América latina, como Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, por exemplo, é ainda comum.


Fiorella era um nome totalmente desconhecido dos brasileiros até meados dos anos 2000, quando despontou para a fama a atriz Fiorella Mattheis. Só então esse nome nos passou a soar mais familiar, mas não popular, é um nome muito pouco usado aqui. De acordo com dados da ARPEN, Fiorella obteve apenas 28 registros no estado de São Paulo em 2015. Não consta do ranking top 100 do site Baby Center Brasil desse mesmo ano.



E falando em atrizes, qual não foi minha surpresa ao descobrir que a atriz italiana Isabella Rosselini, filha da icônica atriz Ingrid Bergman e do cineasta Roberto Rosselini, tem Fiorella como segundo nome! Isabella Fiorella Eletra Giovanna Rosselini é seu nome completo.



Em sua versão masculina, Fiorello, encontramos Fiorello LaGuardia (nascido Henry Fiorello LaGuardia), político ítalo-americano prefeito de Nova Iorque nos anos 40. O aeroporto LaGuardia, na mesma Nova Iorque, tem esse nome em sua homenagem. Fiorello LaGuardia era conhecido pela alcunha "little flower", uma alusão ao significado do seu nome e também devido à sua baixa estatura.


Através do significado de Fiorella, me deparo com Santa Teresinha do Menino Jesus, ou no original Thérèse de Lisieux( Marie-Françoise Thérèse Martin) , santa nascida na França e conhecida no meio religioso como "A Pequena Flor", porque para Santa Teresinha a flor simboliza a beleza e a grandeza de Deus, e mesmo na mais humilde florzinha há uma lição de vida espiritual. Além do seu amor pelas flores, Santa Teresinha se via como uma flor no jardim de Deus, e, assim, ela formulou a " pequena via " de fazer coisas extraordinárias com amor extraordinário. Faleceu em 1897 aos 24 anos. Santa Teresinha, entre outras atribuições, é a padroeira dos floristas e jardineiros. Sem dúvida uma ligação encantadora com nossa outra "pequena flor" Fiorella!

Infelizmente Fiorella não consta da lista de nomes admitidos em Portugal, mas deixo aqui algumas sugestões de belos nomes similares à Fiorella e que constam da lista: Florbela, Florença, Florência, Flora.***Atualização: a partir de novembro de 2017 Fiorella passou a ser autorizado em Portugal***

Fiorella em outros idiomas:

Flowery(inglês), Fleurette(francês e holandês), Florinda (espanhol).

Variantes em italiano:

Fioretta, Fiorina, Fiora, Fiorina.

Personalidades de nome Fiorella:
  • Fiorella Betti , atriz italiana;
  • Fiorella Bini , cantora italiana;
  • Fiorella Bonicelli , tenista uruguaia;
  • Fiorella Cagnoni , escritora italiana;
  • Fiorella Carboni , jogadora de futebol italiano
  • Fiorella Farinelli , política e liderança pública italiana
  • Fiorella Infascelli , diretora e roteirista italiana
  • Fiorella Kostoris , economista italiana
  • Fiorella Mannoia , cantora italiana
  • Fiorella Mattheis, atriz e modelo brasileira
  • Fiorella Migliore , modelo paraguaia
  • Fiorella Peirano, Miss Peru 2014
  • Fiorella Pierobon , locutora de TV, atriz e cantora italiana
Considero Fiorella um lindo nome, forte na grafia e na pronúncia, gracioso, extremamente feminino, diferente, internacional, raro entre países de língua portuguesa, mas de fácil grafia e pronúncia em nossa idioma, ou seja, acho que é um nome italiano adaptável ao uso em países lusófonos. E então, o que acham de Fiorella? Aguardo opiniões!

Fontes dessa pesquisa:

Behind the Name, Wikipedia, Appelation Mountain, site Irmãs Carmelitas, Arpen/SP, IRN Portugal


30 comentários:

  1. Até acho bonito. Para quem gosta é sem dúvida um nome a ponderar.

    ResponderExcluir
  2. É lindo, só a foto diz tudo :) No sotaque italiano fica mesmo mesmo bonito de se ouvir e dizer.

    ResponderExcluir
  3. Esteve durante muito tempo na minha lista, hoje acho doce demais

    ResponderExcluir
  4. É interessante, mas não me cativa :\

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo, tão romântico e feminino. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  6. Prefiro Ornella e Donatella. Fiorella e Antonella, não consigo gostar.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, mas não gosto do nome, mesmo com um significado fofíssimo.

    ResponderExcluir
  8. Il significato del nome può essere interpretato come simbolo di grazia, delicatezza ed eleganza. Altri nomi simili sono Florinda, Margherita, Rosa, Viola, Giacinto, Gigliola, Ortensia, Dalia, Camelia etc.. L'onomastico può essere festeggiato il 31 dicembre (San Fiore martire). Non è un nome molto popolare tra i nuovi nati in Italia, infatti negli ultimi 10 anni sono state chiamate Fiorella solo 20/30 bambine all'anno che rappresentano 0,01% sul totale.Il personaggio più conosciuto in Italia è la cantate Fiorella Mannoia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie per il tuo commento Stefania , spero che vi sia piaciuto il post! Fiorella pensare un bel nome ed è adatto per l'uso in portoghese .

      Excluir
  9. Eu amo esse nome....é o nome da minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da minha tbm hoje ela tá com 9 anos e esse nome é a cara dela

      Excluir
  10. Estava na dúvida e olhando o blog me apaixonei por Fiorela, quero colocar este nome na minha filha que nasce em fevereiro de 2017. Espero que agrade a família toda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que o blog ajudou na escolha! Fiorella é um lindo nome(um dos meus femininos favoritos). Parabéns pela bebê que está a caminho!
      Patricia Monteiro
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  11. Minha filhota nasceu a 14/04/2016 esse é o nome que o avô italiano e o pai brasileiro escolheram para ela. Nossa pequena flor. Fiorella.

    ResponderExcluir
  12. Ela é uma espanhola com nome italiano, aqui eles acham super difícil a pronúncia.
    Adorei o texto de signicado.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma Antonella, que é bem forte e expressiva, e a minha próxima filha se Deus me conceder se chamará Fiorella.

    ResponderExcluir
  14. Amo esse nome.. Forte e chique... Nome da minha filha!! Fiorella

    ResponderExcluir
  15. Estou amando este nome também e pensando em colocar em minha filha que vai nascer... gostaria de saber se a sua tem apelidos e como são.

    ResponderExcluir
  16. gostaria de sugestões para compostos com Fiorella. Eu já tenho uma Olívia Antonella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é ter uma filha com nome de Ana Sofia Fiorella ,nunca ouvi essa combinação e achei lindo .Fica do gosto de cada um...

      Excluir
  17. Meu sonho é ter uma Fiorella falar verdade Ana Sofia Fiorella 😍😍

    ResponderExcluir
  18. Eu simplismente amo é lindíssimo e chique❤️

    ResponderExcluir
  19. Minha neta vai nascer em novembro, mas o nome já está decidido....Fiorella, pequena flor...acho lindo, chique, delicado.O irmãozinho chama-se Vicenzo. Amo esse nome, também.

    ResponderExcluir
  20. Nome da minha bebê de 10 meses! Perfeito! Agora estou esperando um menininho, Enrico 🤍

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma Antonella e agora estou esperando a Fiorella. Acho este nome forte e lindo, tem meu coração!

    ResponderExcluir