quinta-feira, 14 de junho de 2018

Alan - Atendendo a Pedidos


Alan é um nome de forte presença no Brasil (diferentemente de Portugal) e não é difícil entender o porquê. A terminação -an em nomes masculinos é muito apreciada por aqui, basta lembrarmos do sucesso de LuanCauanBrian , por exemplo. Só que a grande popularidade de Alan aconteceu décadas antes, e mesmo depois de passado seu auge os anos seguintes não foram capazes de lhe tirar o viço. Alan continua simpático, leve e jovial.

O significado de Alan é incerto, o mais provável é que tenha surgido na Bretanha (área no noroeste da França de origem celta), estando em uso nesse local pelo menos desde o século VI. Possivelmente signifique pequena rocha ou bonito em bretão. Em uma hipótese alternativa, pode derivar do nome tribal dos alanos, povo iraniano que migrou para a Europa nos séculos IV e V.

Foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra pelos colonos bretões depois da conquista normanda no século XI. Foi o nome de vários duques da Bretanha. Mais tarde Alan se espalhou para a Escócia e Irlanda. Famosos portadores incluem Alan Shepard (1923-1998), o pimeiro americano no espaço e quinto homem a andar na lua, e Alan Turing (1912-1954), grande matemático britânico e cientista da computação (foi vivido no cinema por Benedict Cumberbatch no filme Jogo da Imitação).

Variantes: Allan, Allen

Outros Idiomas: Alain (francês), Alen (croata, esloveno), Ailín (irlandês), Alun (galês)


Formas Femininas: AlanaAlanis, Alaina, Allyn

Curiosidade: no Brasil é pronunciado de duas formas: "alã" (como no francês) ou "álan" (como no inglês).


As variações também possuem portadores notáveis:
  • Allan Kardec (1804-1869) - autor, pedagogo e tradutor francês. Seu nome real era Hippolyte Léon Denizard Rivail, mas foi com o pseudônimo de Allan Kardec que notabilizou-se como o decodificador do Espiritismo. A enorme difusão da doutrina espírita no Brasil também pode explicar a grande frequência do nome Alan no país;
  • Alain Delon - ator francês, ícone da beleza nos anos 60/70. Participou de clássicos do cinema como O Sol por Testemunha e Rocco e seus Irmãos;
  • Alain Proust - ex-automobilista francês, quatro vezes campeão mundial. É aclamado como um dos maiores pilotos de todos os tempos;
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) - escritor, poeta e crítico norte-americano. Famoso por suas histórias de terror e mistério, é considerado o inventor do gênero literário ficção policial.
Na Inglaterra Alan está em uso desde a Idade Média e ainda hoje consegue destaque: ocupou a posição #181 em 2016. Nos Estados Unidos seu período de glória aconteceu durante os anos 40, 50 e 60, quando fez parte do Top 100. Seu pico de popularidade aconteceu em 1951, mas nos dias de hoje não foi esquecido conseguindo cravar um 159° lugar em 2017. É um nome internacionalmente querido, marcando presença nos rankings de países como Irlanda, Chile, México, Polônia, Catalunha, Itália e Países Baixos.

Como já mencionado, a frequência de Alan no Brasil é gigante! De acordo com o IBGE existem 207.442 brasileiros assim nomeados. Começou a fazer barulho nos anos 80, atingindo o auge do sucesso na década de 1990. Nos anos seguintes não conseguiu manter o mesmo fôlego e viu seus números declinarem. É no Amapá que a maioria dos Alans brasileiros se encontra. Para a variante Allan a frequência é de 30.945 pessoas e sua curva de popularidade é a mesmo de Alan. Em 2017 Alan foi registrado 124 vezes no estado de São Paulo; para Allan foram 198 registros.

Tanto Alan quanto Allan são nomes aceitos em Portugal, mas mesmo assim o uso é mínimo. A SPIE informa de que 1920 a 1980 Alan obteve apenas 4 registros no país (2 em 1969 e 2 em 1972). No ano de 2015 recebeu 9 registros; em 2016 foi registrado 4 vezes. Acredito que para os portugueses talvez Alan possa soar muito estrangeiro, mas não descarto a possibilidade que venha a ser mais utilizado no futuro.

Personalidades:
  • Alan Cumming - ator escocês;
  • Alan Davies - comediante inglês;
  • Alan Rickman - ator britânico;
  • Alan Severiano - jornalista brasileiro.
Alan tem uma certa altivez, algo de formoso. Os significados que lhe são atribuídos caem muito bem: como uma pequena rocha é resistente ao passar do tempo e consegue manter sua beleza viva, tornando-se uma escolha sempre atraente.

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

16 comentários:

  1. Adoro Alan, é um dos meus preferidos. Nem o descartaria se a popularidade em Portugal aumentasse.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo conhece um Alan, não é? Eu tenho um primo, já mandei para ele este texto, vai adorar!

    ResponderExcluir
  3. Te falar eu já morei no Amapá,e bem não conhecí nenhum Allan lá. No entanto, no Maranhão, onde tabém já morei conhecia uns 4. Eu gosto do nome, acho elegante, objetivo, curto. Eu adoro nomes curtos, o meu tem 4 sílabras, acho muito longo:) Inclusive, tem o significado do meu aqui? ahhaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adrielle! Seu nome é o feminino de Adriel que significa "rebanho de Deus", portanto ambos têm o mesmo significado. Temos o post de Adriel, vou deixar o link, caso vc queira saber mais detalhes:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/06/adriel.html?m=1

      Excluir
  4. Apesar de não simpatizar com esse nome adorei saber seu significado e sua popularidade.É um nome comum apesar de não ser encontrado com tanta frequência!!

    ResponderExcluir
  5. Q interessante saber q existe todo um contexto histórico no nome Allan. Saber q foi introduzido na Inglaterra pelos Bretões... Bacana! Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi oi
    Não gosto muito de Alan, por mais que seu significado tenha a ver com a Rocha, ao meu ouvido não parece ter muito impacto, já a versão feminina Alana possui essa sonoridade de respeito como o nome de uma rainha tribal.

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia, tudo bem?

    Que interessante este artigo com o nome "Alan". Para mim é um nome tão comum que acreditava que era muito usado em Portugal também, é bom descobrir que isto não acontece. Acho um belo nome e com uma boa sonoridade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Interessante conhecer um pouco mais sobre o nome Alan, tenho alguns amigos com esse nome.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Patricia!!
    Esse nome é bem comum mesmo. Eu conhecia várias pessoas com esse nome no decorrer da minha vida. O mais próximo atualmente usa a variação Allan. E eu conheço uma Alana.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiê
    Esse nome é muito comum na minha família, só muda a grafia - Alan, Allan e Hallan ( risos) todos primos, é um nome bonito, mas prefiro os nomes com a pronúncia mais forte.

    ResponderExcluir
  11. Oiii, Já conheci alguns Alans pela vida e esse não é um dos meus nomes preferidos.
    Não sabia o significado do nome nem a história.
    Obrigada pela informação e pelo post! :)

    ResponderExcluir
  12. Quanta coisa interessante sobre um nome né? Acho fascinante!!! Alan é o nome de um dos meus melhores amigos na época de faculdade :)

    ResponderExcluir
  13. Alan já foi um nome bem comum, mas assim como o meu (Monique) não tem mais tantas crianças com esse nome, o que é uma pena, pois é um nome bonito!

    Gostei de saber o significado e sua origem!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  14. Outro Alan famoso é o Alan Menken! Grande compositor americano. Ele que compôs muitas músicas clássicas da Disney como "Um mundo ideal", "Aqui no mar", tema da "Bela e a Fera", "Cores do vento" e diversas mais!

    ResponderExcluir
  15. Eu ia me chamar aladir(assim mesmo) por causa do meu pai mas gracas a Deus ele foi influenciado pelo tabelião dizendo que eu poderia sofrer bullying no futuro por causa do Aladin da lampada.ai ficou a derivação mesmo Allan q eu particularmente adoro.

    ResponderExcluir