sábado, 30 de abril de 2016

Edgar


Quase instintivamente, quando penso em Edgar vem-me à mente aquela imagem estereotipada de um homem inglês com muita classe. Transmite-me uma vibração muito britânica e sóbria, talvez por também saber de antemão que se trata de um nome relativamente presente entre a monarquia e aristocracia inglesa. Nos tempos modernos teremos certamente alguma dificuldade em comprovar esta afirmação, mas nos tempos idos Edgar era realmente um nome popular entre a realeza inglesa, tendo, inclusive sido o nome de um rei (Edgar, o Pacífico – 959-975) e de um príncipe (1667-1671).

O próprio nome tem origem no inglês arcaico, Eadgar, compostos pelos elementos ead (rico) e gar (lança), que significam juntos algo como aquele que luta com uma lança, aquele da lança ornada. Nome de guerreiro, portanto! Um guerreiro de antigamente e cujo nome importámos para os nossos países, Portugal e Brasil!

De acordo com os dados da SPIE, Edgar não tem tradição em Portugal, tendo vindo a ser recentemente utilizado a partir da década de 60, até que alcança uns bonitos 168 registos no ano de 1980. Desde então, a popularidade de Edgar decresceu, mantendo valores mais ou menos estáveis nos últimos 3 anos. Em 2013 foram registados 39 meninos com este primeiro nome, sendo que no ano seguinte este número aumentou para 41 e em 2015 foram 50! Em 2013 os dois compostos mais utilizados foram Edgar Filipe e Edgar Alexandre, e em 2014 os quatro mais utilizados foram, novamente, Edgar Filipe, Edgar Manuel, Edgar Miguel e Edgar Dinis! Outros compostos interessantes utilizados nestes anos foram António Edgar, Edgar Francisco, Edgar Lourenço ou Lucas Edgar.

No Brasil, de acordo com os dados do IBGE, o cenário é muito semelhante: começou a aumentar a sua popularidade nas décadas passadas até à década de 80, em que conta com mais de 9 mil registos, tendo, então decrescido até aos dias de hoje. Segundo a ARPEN/SP, no ano de 2015 nasceram 72 meninos chamados Edgar em São Paulo! O nome continua a marcar presença!

Como referências, destaco o pintor francês Edgar Degas (adoro o fascínio pelas bailarinas), os escritores Edgar Allan Poe e Edgar Wallace!

Qual é a vossa opinião sobre Edgar?


Fontes Consultadas:
Ana Belo (1997) Mil e Tal Nomes Próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN e SPIE.

10 comentários:

  1. Prefiro Eduardo. Acho mais elegante e com mais história.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a mesma visão: de um homem inglês com muita classe! Acho Edgar um nome elegante, distinto e charmoso. Também me passa um quê de mistério, talvez por influência do autor Edgar Allan Poe, que adoro!

    ResponderExcluir
  3. acho um nome ok, mas não é super.

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo esse nome,os meus filhos são Eduardo e Edgar

    ResponderExcluir
  5. Acho meu nome muito forte,marcante,charmoso.Sempre me dei bem com as mulheres com a força de influência desse nome,não tanto pela aparência,por modéstia parte ser boa.Me considero um homem inesquecível na vida de todas as mulheres que já conheci.

    ResponderExcluir