segunda-feira, 19 de março de 2018

Teodora


Teodora é um nome de origem grega que carrega consigo o significado presente de Deus. Não está na minha lista de nomes favoritos, mas não é por esse motivo que não lhe consigo ver beleza. 

Este é um nome que está intimamente ligado a Deus sendo inclusive nome de santa. Teodora de Sihla foi uma mártir que nasceu no século XVII e é celebrada pela igreja a 7 de agosto.

Teodora foi ainda um nome comum de várias imperatrizes-consortes bizantinas. Também existem duas princesas com este nome, uma na Grécia e outra na Dinamarca. Portanto, podemos classificar este antropónimo como nome aristocrático. 

Em Portugal, no ano 2016, não nasceu nenhuma Teodora. No entanto, em 2015, nasceram 2 pequenas com este nome e em 2014 o nome Teodora foi escolhido para 7 bebés. Atualmente, os registos são muito tímidos, mas entre 1920 e 1980, Teodora foi sendo substancialmente registado. Os anos com mais registos foram 1923, 1927 e 1933, todos com 19 registos. 

No estado de São Paulo, em 2017, Teodora foi escolhido para 22 meninas e no ano anterior este antropónimo foi alvo de 14 registos. Tal como acontece em Portugal, Teodora foi mais prezado em tempos remotos. O pico de registos deste nome foi na década de 1940, a sua frequência é de pouco mais de 5.500 mulheres e o estado onde é mais provável encontramos uma Teodora é no Piauí. 

Personalidades:
  • Teodora Aleksandrova - ginasta da bulgária;
  • Teodora Ungureanu - ginasta romena;
  • Teodora Cardoso - economista portuguesa.
Como já mencionei no início deste post, não considero Teodora feio, até acho bastante bonito. Penso é que faz parte daquele leque de nomes que estão esquecidos no fundo do baú. O que pensam sobre Teodora? Tem potencial para ser ouvido em recém-nascidas?


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

36 comentários:

  1. Se depender de mim Sim!!!
    Amo nomes com história e sentido espiritual. Ainda mais quando ele é pouco usado, acho que Teodora é forte e sem duvida representa mulheres de personalidade! Amei e estou amando conhecer cada dia um novo nome, uma nova história, um novo sentido!

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem potencial sim, a uns anos atras era o meu segundo favorito ate mas vim a gostar cada vez menos nem sei porque. Talvez porque outros me começaram a chamar mais a atençao. Mas continuo a adorar.

    ResponderExcluir
  3. Muito potencial. Nome forte com um significado lindo!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o nome Teodora era de origem grega, acho esse nome bastante forte, para mulheres de personalidades fortes, lindo o significado desse nome, bjs.

    ResponderExcluir
  5. O significado ė bem bonito. O som bem marcante,forte! precisa de coragem para escolhê-lo. Não é o meu caso.

    ResponderExcluir
  6. Bem o significado é lindo e forte, porém acredito que não colocaria em minha filha.

    ResponderExcluir
  7. Lindo significado! Gostei, mas o bom que agora no próximo bebê eu tenho mais essa opção! Bjo

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo o significado ser presente de Deus, mas confesso que também não é um dos meus nomes preferidos, ainda assim gostei de saber mais sobre o nome Teodora.

    ResponderExcluir
  9. O nome é muito lindo...Amo esse significado...Não conheço nenhuma ainda.
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma amiga chamada Teodora haha vou mostrar esse post pra ela.

    ResponderExcluir
  11. Teodora é um nome que soa forte e bonito de uma forma diferente, amei o significado é tão lindo, gostei de conhecer a respeito desse nome.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho Teodora um nome bonito, de bastante personalidade, talvez por isso tantas aristocratas o tiveram. Valentina estava tbm no fundo do baú e agora é a modinha do momento. bjinhooos

    ResponderExcluir
  13. Esse não seria um nome que eu escolheria para por numa filha, não acho feio, mas também não gosto muito da sonoridade dele, mas ao mesmo tempo não há como negar que ele tem uma certa imponência!
    Bjs (•‿•) ❤️

    ResponderExcluir
  14. Olá, Teodora é um nome lindo, mas mais antigo né.. atualmente nao vejo quase ninguém com esse nome. Adorei saber a origem ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Tem um poeminha, não lembro do autor, mas sei que era algo como "Te adoro, Teodora". Por causa dele é um nome que eu acho lindo.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho esse nome forte e me lembra o mágico de Oz contemporânea e se eu tivesse uma menina esse nome entraria na lista de nomes.

    ResponderExcluir
  17. Acho este nome bonito, mas se eu tivesse uma menina acredito que esta não seria uma das minhas opções.

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh não é a toa que sempre achei esse nome a cara da riqueza!

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha reparado nesse nome, mas achei muito lindo, super marcante.

    ResponderExcluir
  20. Adoro nomes assim, mas nunca conheci ninguém com esse nome. Gostei!

    ResponderExcluir
  21. Acho que Teodora tem muito potencial para se popularizar, basta que seja mais lembrado. Ele tem o estilo dos nomes antigos que voltaram à moda, tipo Valentina e Isadora (aliás poderia ser uma alternativa ao último, ambos têm a mesma terminação).

    ResponderExcluir
  22. Nao conheço ninguem com esse nome, mas é um nome bonito.
    Nao sabia do significado

    ResponderExcluir
  23. Que engraçado este post ter sido publicado no Dia do Pai! O meu pai chama-se Theodore Evelyn. Sei bem que não é Teodora, mas é a variante inglesa do seu masculino Teodoro.
    Nenhum destes nomes está na minha lista de favoritos, mas até os acho bonitos. Assim como a variante francesa Théo.

    ResponderExcluir
  24. Lembro que quando era adolescente, uma colega dizia que se tivesse uma filha, colocaria o nome de Teodora. Eu achava horrível mas engraçado que agora acho bonito; forte e de boa sonoridade. Enfim, ela tem uma filhinha de uns 2 anos, mas acabou colocando um nome mais popular agora, Ísis (que também acho lindo).

    ResponderExcluir
  25. Respostas
    1. Ainda não temos, mas já registramos sua sugestão ;)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Teodora Valentina...É o nome da minha filha.

      Excluir
  26. Teodora Valentina...é o nome da minha filha nascida em 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tem uma Theodora Valentina, ela nasceu em 2020.

      Excluir
  27. Theodora foi o presente que Deus me deu em 21/07/2019.

    ResponderExcluir
  28. Teodora é o nome da minha vó....e sempre amei colocarei o nome Theodora na minha filha!
    Tem a até poema com o nome Teodora ♥️
    A"te amar Teodora"

    ResponderExcluir
  29. Vou por na minha proxima filha.tenho uma Anny Eliza

    ResponderExcluir
  30. Theodora, o nome da filha, com 03 anos de idade hoje. Me apaixonei por esse nome durante a manhã minha gravidez.

    ResponderExcluir
  31. Theodora é o nome da minha filha ,hoje com 16 anos…..e sim , procede o nome forte com a personalidade forte , decidida , destemida e empandeirada …..sempre tive certeza que trazia dentro de mim uma menina forte e o nome Theodora veio para completar !!!! Amo te amar Theodora 😍

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir