sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Belisa


Belisa e Isabel, reparem bem nestes nomes. Eles têm algo em comum, não é mesmo? Se você pensou em anagramas acertou! Trocando as letras de Isabel de lugar temos Belisa, seu anagrama, nome que tem uma história mais rica do que podemos imaginar em um primeiro momento. Belisa tem suas raízes na literatura e é mais um representante do grupo dos nomes literários, criações de autores inspirados que enriquecem o mundo da onomástica.

Belisa surgiu como nome próprio pelas mãos do autor espanhol Félix Lope de Vega, através da personagem principal de sua peça Los Melindres de Belisa (1608), onde Belisa é uma mulher nobre que ama o plebeu Lisardo mas está em um compromisso forçado com Octavio. O autor também usou o nome para outra obra intitulada Las Bizarrías de Belisa (1634). Ambas fazem parte do El Acero de Madrid. A hipótese mais aceita (e até a mais intuitiva) é que Lope de Vega tenha criado o nome Belisa através da troca de letras de Isabel, nome hebraico cujo significado é pura e casta, o qual também é estendido a Belisa. Existem outras teorias (menos prováveis) que sugerem que o autor tenha usado como fonte de inspiração Belisário, nome de origem grega que significa flecha, dardo ou aquele que arremessa a flecha, arqueiro. Belisa seria o diminutivo de sua versão feminina, Belisária. Há quem diga ainda que Belisa viria do latim e significaria delgada.

Após Lope de Vega, outros grandes autores também utilizaram o nome Belisa:
  • Amor de Don Perlimplín e Belisa en su Jardín (1928), obra do dramaturgo espanhol Federico García Lorca;
  • Belisa (1922), ópera de Miguel Ángel Coria baseada na peça de Lorca;
  • Belisa (1966) - ópera dinamarquesa de Poul Rovsing Olsen, também baseada na peça de Lorca.
Notamos então que Belisa tem sólidas ligações literárias e elos espanhóis, o que lhe dá uma interessante  vibração calorosa e intelectual.

É um nome de uso tímido, tanto em nossos países pouco pelo mundo. Em países de lingua espanhola é também usado como uma forma familiar de Isabel (talvez algo como um apelido/alcunha). No Brasil sua frequência é de 488 pessoas, tendo a maioria nascido durante a década de 1980, com destaque para o estado do Piauí. No ano passado foi registrado 4 vezes no estado de São Paulo. Em Portugal é um nome aceito mas seu uso é bem discreto: ao longo do tempo que vai de 1920 a 1980 foi registrado apenas 50 vezes, o que o torna bastante raro. Em 2016 1 menina nascida em solo português recebeu o nome Belisa.

Referências:
  • Belisa Ribeiro - jornalista brasileira pioneira na apresentação de telejornais. É mãe do músico Gabriel, o Pensador;
  • Belisa Vranich - psicóloga, autora e oradora pública americana.
Confesso que pouco sabia sobre Belisa antes dessa pesquisa e fiquei agradavelmente surpresa com suas origens e história. Acho que é um nome um pouco subestimado, poderia ser mais divulgado. Me passa a impressão de ser um primo mais descontraído de Isabel, é um nome despretensioso mas que tem importantes associações literárias. Inegavelmente é parecido com Elisa, mas não seria errado imaginar uma junção de Bela+Elisa = Belisa!

O que acham de Belisa? Gostam do tema anagramas?

Para conhecer mais Angramas de Nomes Próprios clique aqui.

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Babynamespedia, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Olover), Elembarazo, IBGE, IRN, La Bebeteca, O Blog dos Nomes, O Livro dos Nomes (Regina Obata), SPIE, Wikipédia.

36 comentários:

  1. Eu também não o conhecia, acho um nome harmônico.
    Belisa é derivado de Isabel, que é derivado de Elizabeth, que por sua vez é um nome bem poderoso e vai se desdobrando infinitamente. Bem que poderia ter um texto único com todos os seus derivados. Olhe que são dezenas deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal ver essa explicação tão linda sobre meu nome! Em várias pesquisas que já fiz nunca tinha lido um texto tão legal, muito obrigada!

      Excluir
  2. Nossa não conhecia esse nome Belisa ele é difere mais e bonito.

    ResponderExcluir
  3. Olá!passando aqui pra retribuir sua visita e já me inscrevi no seu blog porque adorei o conteúdo1

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Eu sempre adorei conhecer os significados de nomes! Não conhecia esse, mas achei bonito apesar de nunca ter visto ninguém com um nome assim. Adorei saber da história literária por trás de Belisa.
    Parabéns pelo trabalho de pesquisa
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi esse nome Belisa ele é bem diferente e discreto, é muito bom vir aqui e descobrir nomes e saber os significados dos nomes, mas gostei de Belisa, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse nome ate agora, mas achei muito bonito e diferente, é interessante o significado desse nome, gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Hey,

    Nossa, eu nunca ouvi ninguém com este nome e pra ser sincera ele é bem estranho, tem sua peculiaridade! Isso do anagrama com Isabel é muito louco hahaha Você sempre nos apresentando nomes peculiares e diferentes hehehe

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Que nome diferente :D Adorei este nome Belisa é lindo.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. É mais um nome novo, e vivam os nomes novos! Por enquanto é novidade, mas logo logo entra no ouvido. Belisa é mais harmónico do que Belisária; ainda me faz lembrar Belinda e Elisa, e Mona-lisa (de que gosto bastante). Talvez se tivesse mais um s: Belissa, se aproximasse mais do som de [Monalissa], acho que nesse caso teria mais aceitação...

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Por incrível que pareça, ainda não conhecia esse nome nem de personagens de livro e filmes. É bem diferente e tem muita história. É um nome lindo também.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada por belisa, mas nunca tinha parado para pensar sobre ele. Chamei minha amiga assim pelo nome dela ser Bruna Elisa

    ResponderExcluir
  12. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar em Belisa?
    Adorei esse nome ele é bem mais bonito do que Isabel, mesmo tendo anagramas em comum.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa,
    Não conhecia esse nome e não sabia que era anagrama de Isabel, achei bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Confesso que não havia pensado em Belisa como o nome de uma pessoa, acho que só ouvi pouquíssimas vezes na vida. Gostei bastante de conhecer mais da história do nome, é realmente bem interessante que talvez tenha surgido de Isabel.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi,que nome diferente nunca tinha ouvido falar sabia nunca,mais bem interessante muito bonito.beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Belisa é bem diferente! Acho que não usaria em uma filha, a não ser que gostasse de exclusividade.

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Que nome mais diferente. De todos que você já mostrou por aqui esse é um dos poucos que nunca tinha ouvido falar. Mesmo assim é muito bonito. Adorei saber mais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Belisa?Esse nome é novidade para mim.Curioso,mas não gostei muito da pronúncia dele,prefiro Isabel.Até tive uma boneca com esse nome srsrrs

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha visto esse nome mas confesso que gostei bastante. Mais do que "Isabel".
    Nomes, coisas, tudo o que é diferente sempre me atraiu muito.

    ResponderExcluir
  20. Nunca ouvi falar deste nome mas agrada-me bastante parece ser um nome bastante elegante.
    Beijinhos

    Rita Gonçalves

    ResponderExcluir
  21. Minha filha nasceu no último dia 16/11/18 e eu escolhi sem pestanejar Belisa, é de longe o nome mais lindo da vida pra mim é claro, me chamo Isabela, minha avó paterna Isabel, mas só descobri que era anagrama deles depois de já ter decidido ser Belisa. Agora então estou ainda amais encantada pela sua história. E realmente, quando falo o nome dela as pessoas se surpreendem rs.

    ResponderExcluir
  22. Confesso que Belisa soa-me um pouco estranho ao ouvido. Não deixa de ser belo, não o conhecia nem pela semelhança com o nome Isabel. É sempre bom ler este blog e conhecer um pouco sobre o background e origem dos nomes! Muito poético!

    ResponderExcluir
  23. Eu me chamo Belisa, amo meu nome!Rs
    E tenho uma amiga pernambucana que também é Belisa, foi a coisa mais diferente conhecê-la pois nunca imaginei encontrar alguém com o mesmo nome que eu.
    Muito legal sua matéria! Não sabia de muitas coisas descritas e achei bem interessante.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Belisa também aparece na obra de Camões. Inclusive, na cidade que ele nasceu há um monumento com o poema. Veja o link :
    http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/camoes.htm

    ResponderExcluir
  25. Finalmente achei algo que explica meu nome❤
    Dificilmente achar alguém falando sobre Meu nome...😊

    ResponderExcluir
  26. Que lindo ver a história do meu nome! Obrigada por partilhar essas informações 🥰.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Belisa,vou fazer 59 anos em maio,sou de Campina Grande - PB, atualmente moro no Maranhão.
      Confesso que o meu nome me orgulha muito,sou imensamente grata aos meus por terem me registrado com esse nome

      Excluir
  27. É raro ter informações sobre o meu nome. ♥️

    ResponderExcluir
  28. Que lindo. Agora quero uma filha pra por este nome.

    ResponderExcluir