segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Vénus/Vênus



No meu parecer não existe nome mais feminino do que Vénus (no Brasil Vênus).  De origem latina este nome significa amor, desejo. Considerada pela mitologia romana a deusa do amor, da beleza e da sensualidade, Vénus/Vênus era uma das deusas mais cultuadas, a sua equivalente na mitologia grega é Afrodite

Mas porque é que eu disse que na minha opinião Vénus é o nome mais feminino que há? A resposta é muito fácil, vejamos: a representação do planeta Vénus, que é utilizada na biologia para retratar o género feminino, foi criada na antiguidade. O símbolo lembra um espelho de mão com o cabo virado para baixo, remetendo à energia da Mãe Terra. Enquanto a lua é o princípio feminino referente à gestação, Vénus traduz a sensualidade e o amor em todas as formas. Basicamente, Vénus é a representação da mulher. 

Mas ainda há muito mais a descobrir sobre este nome. Vénus é o segundo planeta do nosso sistema solar e é tão brilhante que já foi confundido diversas vezes com uma estrela. Por essa razão, Vénus  pode ser carinhosamente chamada por estrela guia ou estrela da manhã. Algumas teorias apontam para que tenha sido Vénus quem guiou os reis magos até à manjedoura onde se encontrava o menino Jesus

Na astrologia, Vénus comanda os signos TouroBalança/Libra e tem a sua própria casa no mapa astral de cada um de nós, segundo o astrólogo Marcelo Dalla, neste campo, Vénus está relacionado à nossa forma de amar e à maneira como cada um de nós recebe e compartilha o amor "O planeta rege a sensualidade, a alegria, a beleza, a doçura e os relacionamentos sentimentais. É o princípio da atração entre os seres."

Vénus também está presente na literatura e numa epopeia muito nossa: Os Lusíadas. Para os mais esquecidos, Luís de Camões, apresenta-nos a deusa Vénus como a principal apoiante dos heróis portugueses. 

Vénus ainda marca presença na arte. Vénus de Willendorf foi a estatueta descoberta em 1908 que nos mostra como era o ideal do corpo feminino à cerca de 22 000/ 24 000 anos atrás, neste momento a peça encontra-se no Museu de História Natural de Viena. Vénus de Milo é uma estátua da Grécia Antiga que se encontra no Museu do Louvre e O Nascimento de Vénus é uma pintura bastante conhecida onde se pode ver Vénus a emergir do mar.

O monte de Vénus é uma parte do corpo da mulher situada acima da púbis e Venus foi o nome escolhido para uma gillette desenhada exclusivamente para a depilação do corpo feminino. 

Em Portugal não existem registos deste nome. 

No estado de São Paulo, em 2017 e em 2016, nasceu em cada ano uma bebé Venus. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, sua frequência é de 234 pessoas e foi mais usado durante a década de 1970.

Eu adoro o nome Vénus e apesar de não ter coragem de nomear assim uma filha, considero o nome um máximo para um animal de estimação (faço parte do grupo de pessoas que prefere ver animais com nomes próprios. Acho muito mais giro uma Vénus a uma Pantufa). Vénus/Vênus é sem dúvida um nome hippie , fora dos padrões comuns e muito original. Que me dizem deste antropónimo? 

Para saber mais sobre nomes da Mitologia Romana clique aqui

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Para nomes próprios acho muito apelativo... Sucetível à bullying pesado

    ResponderEliminar
  2. O nome tem bons significados amor, desejo, nunca conheci pessoas com o nome de Vénus , interessante saber que em Portugal não tem registos deste nome. Realmente o nome é fora dos padrões comuns, mas mesmo assim é um belo nome, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Nossa que interessante!
    Eu sou de Libra, regida por Vênus. Nunca pensei em pesquisar o que significada essa regência, agora entendi.
    Muito bacana seu post!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Entre os nomes de planetas, acho que Vênus é um dos mais usáveis (basta lembrarmos da tenista Venus Williams). Fiquei surpresa com o número de registros aqui no Brasil, é um nome raro mas pensei que fosse mais raro ainda. É de se notar que o pico de uso aconteceu nos anos 70, auge da era hippie. Realmente é um nome de estilo alternativo, acho bonito. Simpatizo tb por ser o regente do meu signo (Libra)💖

    ResponderEliminar
  5. olá , tudo bem ? Belo post, ainda não conheci ninguem chamado Vênus e confesso
    que tambem não nomearia um a filha com esse nome . Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde! Aqui no Brasil não conheço nenhuma Vênus; conheci uma Venusta, atualmente uma senhora idosa.

    ResponderEliminar
  7. A entonação fica lindo mesmo, mas acho q não colocaria em minha filha, ia rolar uma zoação/ bulling sem duvidas.

    ResponderEliminar
  8. Nunca pensei em nomear alguém de Vénus mas adorei o nome. Tem toda uma simbologia que a envolve e com muito significado. Eu adorava dar esse nome a uma filha, fiquei encantada. Apesar de conhecer todos esses parâmetros, nunca, mas mesmo nunca, o associei a um nome próprio. Adorava! Pena que em Portugal ainda não se registam nomes distintos e, claro, muito melhor que um pantufa! Também sou de dar nomes mais originais do que Tito, hahaha. Adorei! <3

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Acho Vênus um nome muito bonito,Afrodite também.Tem significados únicos e muito bonitos.Entretanto não é um nome legal para colocar em uma pessoa,acho que iria sofrer um bullying pesado.
    Mas em um animal seria bem legal.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Gostei de saber mais sobre ele, é um nome bonito, embora nunca tenha conhecido ninguém com ele

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Muito interessante o seu post, confesso que eu jamais colocaria esse nome em uma filha minha, mas tem realmente um significado bonito.

    Beijos
    https://vidaem-metamorfose.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Nossa! Eu sempre adorei o nome Vênus, sabia pouca coisa sobre ele, mas lendo esse post fiquei impressionada!

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro visitar seu blog. Sempre aprendo um nome novo. Com significados surpreendentes, sem dúvidas de que quando for nomear meus filhos estarei a procurar por aqui kkkk. Mas sobre colocar o nome de Vênus em uma filha já concordo com você.Não seria tão apropriado,apesar de ser lindo o significado, deixaria para um bichinho de estimação mesmo. 😁

    ResponderEliminar
  14. Gostei do significado. Eu nunca conheci alguém com o nome Vênus! É bem diferente!

    ResponderEliminar
  15. Muito interessante! Gostei de saber o significado, mas não colocaria numa filha também.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Adorei este estilo de postagem, não o conhecia, achei seu blog maravilhoso!

    ResponderEliminar
  17. Eu nunca tinha parado para analisar certos nomes e esse post me deixou bastante instigada! Por favor, faça mais! :)

    ResponderEliminar
  18. Nunca tinha parado pra analizar nomes mais achei muito interessante principalmente esse post que me prendeu muito quero mais posts como este beijos

    ResponderEliminar