quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Laís - Atendendo a Pedidos


Para os olhos da grande maioria dos portugueses, há nomes claramente brasileiros ou simplesmente associados ao Brasil. Este pensamento é, na maioria das vezes, errado. Por isso, na minha perspetiva, sem ter algum tipo de conotação negativa ou positiva, os portugueses simplesmente não os utilizam. Um destes casos é Laís.

Na verdade, estamos perante um nome bíblico. Uma das possibilidades da sua origem é essa mesmo: uma cidade presente neste "livro sagrado". Esta cidade do norte da Palestina é hoje Tell-El-Kadi e anteriormente foi apenas Dan (ou  em algumas versões). Laís (também chamada de Lesem) foi destruída pelo povo danita, que posteriormente a reestruturou, chamando-na de Dan. Tell-El-Kadi (Tell Dan) é um nome que ganhou mais popularidade, e a cidade ganhou este nome, pois, ele próprio é uma referência a Dan.

Em uma outra passagem bíblica, surpreendentemente Laís aparece como nome masculino. Laís era pai de Paltiel, que ficou encarregado de cuidar de Mical, filha do rei Saul. Todas as passagens que contêm o nome Laís na Bíblia estão presentes no Antigo Testamento.

Laís, como topónimo da cidade palestina, deriva do hebraico Laish ou Laith, latinizado como Laidis. O seu significado, segundo esta origem é leão ou lugar de leões.  Se considerarmos sua outra origem, a grega, Laís deriva de Laos, que significa povo. Também pode ter, por consequência, o significado de mulher popular, que junto ao significado de leão, o torna um nome com significado bastante forte, o que me agrada bastante, tornando-os na característica que mais aprecio neste nome.

Como acima indiquei, a sua popularidade no Brasil é muito diferente da de Portugal. Começando pelos dados gerais, de 1920 a 1980, em Portugal nasceram apenas duas Laís enquanto que a sua frequência no Brasil é de mais de 130 mil mulheres (a maioria nasceu na década de 90). Indo aos dados atuais, em Portugal, em 2016 nasceram 20, 12 sem acento, e no estado de São Paulo, Brasil, 969, sendo 358 não acentuados! No ranking de 2017 do site Baby Center Brasil Laís ocupa o 72° lugar.

Outra curiosidade são as referências da Grécia Antiga: Laís de Corinto, conhecida como A Bela, foi uma famosa cortesã grega. Provavelmente nasceu em Corinto e viveu durante a Guerra do Peloponeso. Era considerada a mulher mais bonita do seu tempo. Outra cortesã de mesmo nome foi Laís de Hyccara, esta tendo falecido de forma trágica em Tessália.

Referências:
  • Laís Bodanzky - cineasta brasileira;
  • Laís Chaffe - jornalista e escritora brasileira;
  • Laís Gontijo - cantora brasileira;
  • Laís Pinho - atriz brasileira;
  • Lais Ribeiro - top model brasileira;
  • Lais Souza - ex-ginasta brasileira.

Laís é um nome suave e elegante em sua simplicidade. Seu significado ligado ao leão confere nobreza e valentia.

Qual sua opinião sobre Laís? Acham que um dia pode se tornar popular em Portugal como é no Brasil?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nomes Bíblicos, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

27 comentários:

  1. Acho Laís um nome muito bonito. É leve, melódico e doce, gosto muito dessas características.

    ResponderExcluir
  2. Laís para homem acho pessimo mas para mulher adoro.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Lais e eu simplesmente Amo! S2

    ResponderExcluir
  4. Coloquei esse nome na minha filha. Acho elegante e requintado. Também tem características com o meu nome. Prefiro qhe esse Laís não se torne popular, pois dá mais sofisticação ao mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho Laís lindo e uma ótima alternativa a Thaís, que é bastante popular! Pequeno, doce e muito elegante! Um mimo de nome!

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo 😍
    Amo esse nome, que acabei colocando na minha filha que nasceu no ano 2017.. 💝

    ResponderExcluir
  7. Laís é o nome da minha primogênita amo esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto desse nome e nem de Taís dois nomes sem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Laís e fiquei muito triste com esse comentário 😢

      Excluir
    2. MEU Nome E Lais. Amoo esse nome . Ele não e sem graça. E biblico cheio da graça à Deus. Agradeço meus pais por ter me dado esse nome. E sou linda.

      Excluir
    3. Minha filha se chama Laís e é lindoo esse nome eu amei esse nome AMO tanto minhas filhas Larissa Laís e Luana jóias preciosas De Deus

      Excluir
    4. E o seu e mais sem graça ainda anne chagas, e meu nome e Laís viu ruh

      Excluir
    5. E Ss esse nome e lindo e nos que tem esse nome e grata por ter esse nome e meu nome e !LAIS! VIU ESSE NOME E LINDOOOOOOOO

      Excluir
    6. É tão fácil falar mal de algo ou alguém, então lava um prato quando te der essa vontade. #ficaadica ;)

      Excluir
    7. Pois é! Questão de gosto não se discute. Garanto que existam nomes que você não gosta. Meu nome é Cristiane e eu não gostava dele,passei a gostar depois de ver o significado. Você não é obrigada a gostar do meu nome e nem de todos os nomes. Isso é maturidade. A aba comentário é justamente para a opinião de cada um e nem todos tem a mesma. Ok fica a dica ai.pra vocês.

      Excluir
  9. Laís é um nome que ficou famoso no Brasil na década de 1990 por aparecer em uma novela. Na época, minha mãe estava grávida e nunca havia ouvido antes. Resultado: passei a vida toda estudando com várias pessoas homônimas a mim. São muitas da mesma idade. É um nome lindo, de lindo significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe colocou esse nome em mim devido uma novela na época de 90 ...
      Amo meu nome acho lindo.
      Depois de anos vim descobrir que tinha na bíblia.

      Excluir
  10. É meu nome e nunca gostei. É muito curto e soa estranho, não acho agradável. Pelo telefone sempre confundem com Taís. Mas o artigo é interessante.

    ResponderExcluir
  11. Quem faz o nome é caracter da pessoa

    ResponderExcluir
  12. Geralmente amo nomes com L, mas não gosto de Laís porque a sonoridade parece muito com Taís/Thaís e eu detesto Thaís (provavelmente por me lembrar certas pessoas que conheci com esse nome).

    ResponderExcluir
  13. Me chamo Laís e simplesmente amo.
    Ainda mais por trazer essa questão de leoa , valente, democrática, popular.
    É o que nós mulheres somos.
    Guerreiras, determinadas, que vão pra cima e não desistem mesmo diante das batalhas da vida.

    Laís 》 Leoa♡

    ResponderExcluir
  14. Meu nome e LAISe eu amo esse nome e muito lindoo💖🍀🍃👑🤩🤗😘

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre meu nome, obrigada pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  16. Normalmente é assim: a gente acha um nome bonito ou feio conforme a imagem ou caráter da 1ª pessoa que a gente conheceu com o dito nome.E isso muda também. Quando eu era criança, a única Julia que conheci foi uma velhinha moribunda,então cresci achando que Julia era um nome feio, nome de velha.Na adolescência conheci uma criança cheia de vida chamada Julia, só então comecei a desfazer aquele pré-conceito que tinha sobre esse nome.

    ResponderExcluir