quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Laís - Atendendo a Pedidos


Para os olhos da grande maioria dos portugueses, há nomes claramente brasileiros ou simplesmente associados ao Brasil. Este pensamento é, na maioria das vezes, errado. Por isso, na minha perspetiva, sem ter algum tipo de conotação negativa ou positiva, os portugueses simplesmente não os utilizam. Um destes casos é Laís.

Na verdade, estamos perante um nome bíblico. Uma das possibilidades da sua origem é essa mesmo: uma cidade presente neste "livro sagrado". Esta cidade do norte da Palestina é hoje Tell-El-Kadi e anteriormente foi apenas Dan (ou  em algumas versões). Laís (também chamada de Lesem) foi destruída pelo povo danita, que posteriormente a reestruturou, chamando-na de Dan. Tell-El-Kadi (Tell Dan) é um nome que ganhou mais popularidade, e a cidade ganhou este nome, pois, ele próprio é uma referência a Dan.

Em uma outra passagem bíblica, surpreendentemente Laís aparece como nome masculino. Laís era pai de Paltiel, que ficou encarregado de cuidar de Mical, filha do rei Saul. Todas as passagens que contêm o nome Laís na Bíblia estão presentes no Antigo Testamento.

Laís, como topónimo da cidade palestina, deriva do hebraico Laish ou Laith, latinizado como Laidis. O seu significado, segundo esta origem é leão ou lugar de leões.  Se considerarmos sua outra origem, a grega, Laís deriva de Laos, que significa povo. Também pode ter, por consequência, o significado de mulher popular, que junto ao significado de leão, o torna um nome com significado bastante forte, o que me agrada bastante, tornando-os na característica que mais aprecio neste nome.

Como acima indiquei, a sua popularidade no Brasil é muito diferente da de Portugal. Começando pelos dados gerais, de 1920 a 1980, em Portugal nasceram apenas duas Laís enquanto que a sua frequência no Brasil é de mais de 130 mil mulheres (a maioria nasceu na década de 90). Indo aos dados atuais, em Portugal, em 2016 nasceram 20, 12 sem acento, e no estado de São Paulo, Brasil, 969, sendo 358 não acentuados! No ranking de 2017 do site Baby Center Brasil Laís ocupa o 72° lugar.

Outra curiosidade são as referências da Grécia Antiga: Laís de Corinto, conhecida como A Bela, foi uma famosa cortesã grega. Provavelmente nasceu em Corinto e viveu durante a Guerra do Peloponeso. Era considerada a mulher mais bonita do seu tempo. Outra cortesã de mesmo nome foi Laís de Hyccara, esta tendo falecido de forma trágica em Tessália.

Referências:
  • Laís Bodanzky - cineasta brasileira;
  • Laís Chaffe - jornalista e escritora brasileira;
  • Laís Gontijo - cantora brasileira;
  • Laís Pinho - atriz brasileira;
  • Lais Ribeiro - top model brasileira;
  • Lais Souza - ex-ginasta brasileira.

Laís é um nome suave e elegante em sua simplicidade. Seu significado ligado ao leão confere nobreza e valentia.

Qual sua opinião sobre Laís? Acham que um dia pode se tornar popular em Portugal como é no Brasil?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nomes Bíblicos, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

2 comentários:

  1. Acho Laís um nome muito bonito. É leve, melódico e doce, gosto muito dessas características.

    ResponderEliminar
  2. Laís para homem acho pessimo mas para mulher adoro.

    ResponderEliminar