terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Ilan


Eis aqui um nome que reúne ótimas qualidades, Ilan! Curtinho e internacional, características que estão em alta nas tendências modernas de nomeação, com fácil grafia e pronúncia, tem sonoridade próxima a de dois nomes já bastante conhecidos, Ivan e Alan. Por ser mais incomum, Ilan ganha pontos no quesito originalidade.

Ilan é um nome de origem hebraica e seu significado é árvore. Algumas fontes apontam especificamente para o carvalho. Por seu significado, entre judeus é um nome simbólico dado aos meninos nascidos no Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores no calendário judaico.

À primeira vista árvore parece um significado simples, mas na verdade a mensagem de Ilan é muito mais profunda. A árvore é um símbolo da vida, representa a eterna evolução, sempre em ascensão, subindo em direção ao céu. O carvalho é uma árvore imponente, de grande longevidade e entre muitos povos é um símbolo de sabedoria, força e firmeza de caráter.

Variantes: Elan, Ilon, Elon
Formas Femininas: Ilana e Ilanit

A França é o país em que Ilan mais se sobressai, chegou a fazer parte do seu top 100 entre 2006 a 2011, com pico de popularidade em 2007. Estima-se que existam mais de 7000 franceses chamados Ilan.

Em nossos países o desempenho de Ilan, por enquanto, é modesto. Acredito que por muito tempo tenha ficado restrito à comunidade judaica. No Brasil o IBGE informa a existência de 1.578 rapazes de nome Ilan, com a maior parte dos nascimentos (1.009), acontecendo na primeira década de 2000. Suas variantes também são encontradas, com Elan atingindo a frequência de 1.350 pessoas e Elon 1.641. Em 2016 Ilan obteve 1 registro no estado de São Paulo. Apesar de aceito em Portugal é raro, não contabilizou nenhum registro durante a maior parte do século XX. No ano passado 1 bebê português recebeu o nome Ilan.

Referências:

  • Ilan Araújo  - ex-futebolista brasileiro;
  • Ilan Averbuch - escultor israelense;
  • Ilan Brenman - um dos mais importantes escritores de literatura infantil do Brasil;
  • Ilan Chester - cantor venezuelano;
  • Ilan Duran Cohen - produtor, diretor e autor francês;
  • Ilan Mitchel-Smith - ator norte-americano;
  • Ilan Pappé - historiador israelense;
  • Ilan Ramon - primeiro astronauta israelense.
O potencial de Ilan é inegável, seu apelo é moderno, tem frescor. Acredito que tenha chances de alcançar voos mais altos conquistando novos admiradores nos próximos anos. Ilan, um nome curto mas com grande força interior, assim como a árvore que o representa.

Acham que Ilan pode ficar mais conhecido em nossos países?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, Journal des Femmes, Nameberry, Wikipédia.

17 comentários:

  1. Desconhecia este nome...imagino que existem tantos nomes quantas estrelas...agora com a nova lista de nomes em Portugal todos os nomes são possíveis. Podem escrever sobre Edviges ou Edwiges? Tive uma colega de escola com este nome e sempre me intrigou o que significaria esse nome...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que vc fizesse um post sobre o nome Renê... acho um nome simples, diferente e adoraria ler sobre esse nome com suas belas palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, nós já publicamos um post sobre René, aqui vai o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/03/rene.html?m=1

      Excluir
    2. Se quiser pesquisar mais nomes, é só mudar para versão web (ao final da página). Vai aparecer duas colunas, em cada uma delas há o link para todos os posts já publicados aqui no blog.

      Excluir
  3. Sou natural do Estado do Pará (BR), nasci em 1945, sou do sexo feminino e moro no Rio de Janeiro desde 1958. Sempre me incomodou o fato de descobrir esse nome em indivíduos do sexo masculino, até conhecer o verdadeiro significado dele e gostar muito.Meu pai achou o nome curto e original, pois tinha um amigo que dera esse nome Ilan à uma de suas três filhas, retirado da palavra Anil. As demais, chamou de Lina e Nali, curioso não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante essa criação de anagramas a partir da palavra anil!

      Excluir
  4. Achei interresante descobrir o significado do meu próprio nome

    ResponderExcluir
  5. Amei! Meu filho do meio se chama ilan

    ResponderExcluir
  6. Adorei o nome e prometo dar aos meus gemeos: ILAN e ALAN

    ResponderExcluir
  7. É o nome de um amigo mais que especial e diz muito sobre ele. Obrigada pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  8. Eu tô aqui porque o meu nome é ilan eu nasci em 2006 de 11 /15

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é ilan moreira

    ResponderExcluir