quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Marcela


Representada por Dom Quixote como a mulher mais bela do mundo Marcela é um nome literário e religioso.  Marcela chega até nós através do apelido/sobrenome de família romano Marcellus, este antropónimo, por sua vez, era um diminutivo/alcunha associado a Marcus, que foi criado em honra ao deus romano da guerra Marte, esta denominação por norma era concedida aos guerreiros que se destacavam de forma mais magistral.  

No âmbito religioso, Santa Marcela era uma matrona romana que organizou uma irmandade religiosa. Esta santa dedicou a sua vida aos desfavorecidos, ao ensino da escrita e das orações a jovens devotas. Teve uma morte triste, quando em 410 d.C os visigodos invadiram Roma, ela foi presa e torturada, mesmo tendo sido solta, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer. Santa Marcela é celebrada pela igreja católica a 31 de janeiro. 

Engraçado que nunca conheci muitas jovens portadoras deste nome, na verdade, acho que contactei mais com o nome Marcelo do que com Marcela. Inclusive, a Marcela mais nova que conheço é da minha idade, encontrando-se na casa dos 20. Portanto, não fiquei pasmada com a falta de registos deste antropónimo. No ano passado, em Portugal, nenhuma bebé foi registada. Em 2015 Marcela foi escolhido 2 vezes e em 2014 foram registadas 3 meninas com este nome. Entre 1920 e 1980 este nome foi registado 147 vezes e o ano com mais registos foi em 1979 com um total de 15 registos. 

No estado de São Paulo, em 2016, Marcela foi registado 286 vezes e em 2015 este nome foi alvo de 368 registos. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Marcela é de 139.351 pessoas do sexo feminino. O pico de registos deu-se na década de 1980 e o estado onde é mais provável nos cruzarmos com uma Marcela é no Rio de Janeiro. 

Variações de Marcela: Marzena (polonês), Marceline, Marcelle, Marcelia (francês), Marquita (espanhol), Marcella (italiano, inglês), Marcelina (eslavo). 

Eu sou a favor de usar diminutivos/alcunhas embora com certa moderação e Marcela permite um diminutivo que pessoalmente gosto bastante embora não seja muito óbvio - Mar. No entanto, Cela ou Marla também me parecem boas opções. 

Em países onde nomes com a terminação -ela são bem aceites e bastante utilizados como é o caso de Gabriela, Daniela, Rafaela... Será que há espaço para que Marcela volte a ser de novo mais usado para as recém-nascidas?

Marcela não está na minha lista de favoritos, mas acho que é um bom nome, talvez no Brasil esteja um pouco mais saturado, por isso penso que em Portugal é uma boa aposta para as futuras bebés de 2018! Temos aqui algum entusiasta de Marcela?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

9 comentários:

  1. Marcela sempre esteve nos meus favoritos, junto a Daniela. Sou encantada em nomes terminados em Ela, com exceção de Rafaela, que não simpatizo. Usaria, com toda a certeza.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Compreendo essa prespectiva, mas na verdade Cela é o diminutivo/alcunha que mais me vem à cabeça quando penso em Marcela, talvez porque a Marcela com quem convivi era tratada assim frequentemente :)

      Excluir
  3. Marcela ou Macela (sem o R) é uma erva com flores amareladas típica do sul do Brasil, usada na medicina alternativa para dezenas de finalidades. Inclusive os mais velhos usam-na como erva aromática colocando dentro do travesseiro dos bebês, não sei exatamente pra que...

    Enfim... Marcela! Um nome que me chama a atenção por ser um correspondente de gênero do nome masculino que ganhou personalidade, força e doçura para ter O SEU espaço. No entanto, não entra em minhas preferências...
    Gostei do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidências a parte, mas o pico de registros de Marcelas no Brasil, se deu no período de exibição de uma novela (Plumas e Paetês) que tinha sua protagonista uma Marcela.

      Excluir
    2. É verdade, e nessa versão (de 1981) Marcela foi vivida por Elizabeth Savalla. Em 2010 o remake de Tititi mesclou a trama principal de Plumas e Paetês e então essa mesma personagem Marcela foi interpretada por Ísis Valverde. Acho que essa nova versão fez o nome ser relembrado.

      Excluir
    3. Drica Morais, viveu a vilã "Marcela" na novela "O Cravo e a Rosa" exibida 2000/2001.Reprisada 2002/2003 e 2013/2014.

      Excluir
  4. Acho bonito mas em minha opinião a versão masculina é bem superior.

    ResponderExcluir