sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Bianca



Em várias casas de famílias portuguesas e brasileiras existe uma pequena Bianca a preencher o coração dos seus pais. Mas afinal de onde vem e qual é o significado de Bianca? Bianca é a versão italiana de Blanche. Em última instância estes nomes derivam da palavra germânica blanc. Blanche era usado como apelido medieval que significava branco, justo

Em 2015, em Itália, Bianca entrou no top 30, posicionando-se na 29ª posição do ranking. 

Existem algumas variações de Blanche, sem ser Bianca, as mais comuns e mais bonitas são Branca e Blanca. Blanca é um nome aristocrático, pois foi o nome de Blanca de Navarra, a esposa do rei D. Sancho III de Espanha. No nosso Blog já temos disponível o nome Branca, se quiserem e estiverem interessados em saber mais sobre esse nome acedem a este link.

Bianca transmite logo a imagem mental da cor branca. O branco simboliza a paz e a pureza. É ainda a "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto na cultura oriental está ligada à morte e ao luto. Esta cor também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere a libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.  A cor branca também está associada ao signo caranguejo/câncer. 

Em Portugal, Bianca é um nome muito querido por maior parte da população. Em 2014 foi alvo de 482 registos, em 2015 nasceram 494 meninas com este nome e em 2016 este antropónimo foi escolhido para 449 bebés. Gostaria ainda de salientar os compostos que achei mais bonitos registados em 2014 (ano em que Bianca entrou no top 25 português): Bianca Lua, Bianca Flor Bianca Guiomar. Entre 1920 e 1980, Bianca só foi registado em 1977 (3 registos), 1979 (2 registos) e 1980 (3 registos). 

No estado de São Paulo, em 2016, o nome Bianca foi registado 1201 vezes e no ano anterior foi escolhido para 1694 crianças. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Bianca é de 232.855 pessoas do sexo feminino. O nome começou a ser mais utilizado a partir da década de 1980 mas foi em 2000 que atingiu o seu ápice. Os estados em que nascem mais Bianca é em São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. 

Bianca é ainda um nome literário. William Shakespeare utilizou Bianca em duas das suas obras: Taming of the Shrew ("A Megera Domada", peça teatral data de 1593) e Othello ("O Mouro de Veneza", data de 1603). 

Personalidades:

  • Bianca Andrade - também conhecida como Boca Rosa, uma influenciadora digital brasileira, a segunda maior youtuber de beleza de todo o Brasil; 
  • Bianca Del Rio - drag queen americana vencedora da sexta edição do programa RuPaul's Drag Race;
  • Bianca Balti - modelo italiana da marca Dolce & Gabbana. 
Eu considero Bianca um nome simpático e os registos deste nome não me deixam nada espantada. De facto é um nome alegre e despretensioso. Fica no nosso ouvido e é internacional. Acredito que Bianca tem tudo para continuar a ser mais ouvido nas crianças dos nossos países. O que acham deste nome?


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, O BLOG DOS NOMES. 

5 comentários:

  1. Acho lindo! Está na minha lista com certeza!

    ResponderEliminar
  2. Acho muito carismático, tem boa sonoridade e realmente transmite alegria e descontração. É facil entender seu sucesso. Acho bem mais simpático que sua versão em português, Branca.

    ResponderEliminar
  3. Também prefiro Bianca à Branca. Para mim, Bianca é um substantivo próprio enquanto que só consigo ver Branca no lugar de adjetivo...

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Bianca mas ainda mais de Blanca ou Blanche. Por ser nascida em Portugal, Branca é um nome demasiado literal para mim, lembra logo a cor. Mas por outro lado, acho que Violeta é um nome perfeito, porque também é nome de uma flor. O branco é uma das minhas cores preferidas mas mesmo assim não consigo ver Branca como nome próprio. E Bianca parece-me ser um nome já muito usado, precisa de um tempo

    ResponderEliminar
  5. Ate acho bonito mad prefiro Branca. Também gosto de Blanca mas para um país hispanico

    ResponderEliminar