sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Sara


Nunca dei muita atenção a Sara, mas hoje decidi dar-lhe destaque e ir pesquisar sobre este antropónimo. Sara é um nome de origem hebraica que significa princesa, senhora nobre. Também é um nome que está presente na bíblia. Sara era a esposa de Abraão e é considerada a matriarca do povo judeu. Era uma mulher estéril, mas aos 90 anos ficou grávida de Isaac. Um mistério de Deus, uma prova de fé. Sara é um nome, digo eu, bastante religioso, mas o próprio significado confere-lhe muita delicadeza. 

Sara nunca foi um nome extremamente popular, na Inglaterra, por exemplo, Sarah só começou a ser utilizado após a Reforma Protestante. 

Em Portugal, no ano passado, Sara ficou na 26ª posição do ranking nacional com um total de 415 registos, em 2015 nasceram 467 bebés com este nome e em 2014 Sara arrecadou 488 registos. Entre 1920 e 1980, Sara foi tendo alguns registos, mas o ano de maior popularidade foi em 1977, com um total de 866 meninas chamadas Sara

No estado de São Paulo, em 2016, Sara foi escolhido para 1016 pequenas. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, este nome tem uma frequência de 233.349 mulheres, o auge de registos foi em 2000 e o estado em que existem mais Sara é em Acre. 

Algumas personalidades:
  • Sarah Churchill - Influente duquesa britânica e amiga íntima da rainha Anne;
  • Sara Carbonero - Jornalista desportiva espanhola e mulher de Iker Cassilas;
  • Sara Sampaio - Modelo portuguesa. Angel da Victoria's Secret;
  • Sara Matos - Atriz portuguesa;
  • Sara Prata - Atriz e modelo portuguesa. 

É um facto que Sara lembra o verbo sarar, tal como Mia lembra miar e Lia lembra ler. Mas na minha opinião, isso não é um impedimento para não usar o nome, afinal não há nada de errado com sarar. Aliás, até vejo isso como um atributo, a resiliência é uma ótima qualidade a se ter. Nada melhor do que sermos capazes de nos superarmos, de nos curarmos, de conseguimos ultrapassar situações adversas. 

Antigamente, Sara passava-me ao lado, mas agora até consigo olhar para Sara com mais carinho. É um nome cheio de história, de boas conotações, singelo, airoso. Gostam deste nome? 



Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Bom dia,

    Acho um nome lindo! simples, de lindo significado! Já cogitei muito colocá-lo em nome de uma futura filha, mas fiquei pensando exatamente na questão do verbo sarar.

    Não descartei de tudo ainda...mas por enquanto estão no top das minhas preferências Elisa ou Isabel.

    (amo o blog! venho aqui todos os dias)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Renata! É muito importante para nós esse seu feedback positivo.
      Elisa e Isabel são opções igualmente encantadoras, pessoalmente, gosto mais de Elisa.
      Se quiser ver algum nome abordado no Blog não hesite em deixar a sua sugestão :)

      Excluir
    2. Interessante perceber que tanto Elisa quanto Isabel tem a mesma origem que é o poderoso nome Elizabeth. As 2 são boas escolhas. Parabéns!

      Excluir
  2. É um bom nome mas acho sem graça. Não ajuda existirem centenas da minha idade

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço algumas Saras e são pessoas bem inteligentes! Eu acho o nome lindo ^^ - apesar de achar a personagem bíblia muito questionável e com algumas atitudes até vilanescas! Acho um nome curto, simples e majestoso, digno de uma princesinha mesmo! Tenho muito amor pelo nome Sara! O Panic at the disco tem uma música cujo título é "Sara's smilles" (sorriso de sara) - a música é linda (https://www.youtube.com/watch?v=nV97_YorkbU)! Se não fosse tão popular e se não fosse o nome da prima do Ivan, sem dúvidas eu colocaria sim!

    ResponderExcluir
  4. Meio sem sal pro meu gosto, mas é bom.

    ResponderExcluir