quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Erasmo - Atendendo a Pedidos


Erasmo sempre foi um nome que me passava ao lado, infelizmente nunca havia lhe dedicado a devida atenção e assim ia, ano após ano. Mas ao elaborar o post nomes românticos masculinos e descobrir seu bonito significado, muito terno e amoroso, passei a vê-lo com outros olhos, meu interesse aumentou. E com muita satisfação, atendendo ao pedido de nossa leitora Guadalupe, hoje trago para vocês um pouco da história de Erasmo.

Erasmo deriva do grego erasmios que significa amado. Para quem dá importância aos significados o de Erasmo é um dos mais bonitos! Inclusive acho que esse é mesmo o seu ponto forte, trasmite todo o sentimento de amor dos pais por seu filho querido.

Uma das personalidades mais importantes que levam o nome é o filósofo holandês Erasmo de Roterdã (1466-1536), famoso por seu grande conhecimento dentro dos mais diversos assuntos ligados ao pensamento humano. Outra figura de destaque é São Erasmo, também chamado de  São Elmo, um mártir do século IV. Por causa das tormentas que viveu em seu corpo, é invocado pelos marinheiros na proteção contra as tormentas do mar. São Erasmo é o padroeiro dos marinheiros e sua festa é celebrada em 2 de junho.

Outros idiomas:

Erasmo (italiano, espanhol), ErasmosErasmus (grego antigo), Rasmus (dinamarquês, sueco, norueguês), Erazem (esloveno). Elmo (inglês, alemão), Ermo (italiano medieval).

Gosto muito da variante Rasmus, acho misteriosa e com uma certa aura gótica instigante.

Voltando a Erasmo, claro que aqui no Brasil a maior referência ao nome é o cantor e compositor Erasmo Carlos. O ídolo da Jovem Guarda certamente serviu de inspiração para muitos pais, pois, como informa o IBGE, o período em que Erasmo foi mais usado no Brasil foi durante a década de 70. Antes e depois o nome sempre teve um percurso discreto, atingindo a frequência relativamente pequena de 18.556 pessoas assim chamadas em todo o país, com maior concentração de portadores na região nordeste. No estado de São Paulo, em 2016, um menino recebeu o nome Erasmo; em 2015, também em São Paulo, foi registrado duas vezes sendo uma delas no composto Erasmo Luiz; houve ainda alguns registros como segundo elemento, entre eles Mateus Erasmo e João Erasmo.

Em terras lusitanas Erasmo não desfruta de boa aceitação, parece que os portugueses não demonstram grande interesse no nome, já que de 1920 a 1980 só recebeu 4 registros (2 em 1973 e 2 em 1974). No ano de 2014 obteve 1 registro, em 2015 não foi registrado nenhuma vez e em 2016 um menino português recebeu o nome Erasmo.

Mais referências:

  • Erasmo di Bartolo - sacerdote e compositor italiano;
  • Erasmo González Delgado - cantor mexicano;
  • Erasmo Lucido - futebolista italiano;
  • Erasmo Ramirez - jogador de futebol nicaraguense;
  • Erasmo Recami - físico italiano;
  • Erasmo Solórzano - futebolista mexicano;
  • Erasmo Zamperlini - futebolista italiano.

Erasmo é um nome de sonoridade marcante, mas de significado meigo, é uma mistura interessante, me faz imaginar um rapaz sensível, bondoso e de forte personalidade. Em minha opinião, acredito que Erasmo possa se sair bem em compostos, para quem gosta de nomes duplos está aí uma boa opção. Erasmo não é um nome moderno, mas é um nome perfeitamente usável por um menino nascido nos dias de hoje.

O que têm a dizer sobre o amado Erasmo?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Cruz Terra Santa, IBGE, Info Escola, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog, achei muito interessante e organizado, gostaria de sugerir que fosse realizada uma matéria sobre os Nomes Vintage Masculinos, achei a matéria sobre os Nomes Vintage Femininos muito legal, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos muito felizes com o feedback positivo, obrigada!
      O post sobre os Nomes Vintage Masculinos já está pronto, deve ir ao ar em breve ☺

      Excluir
  2. Acho que Erasmo tem muito charme mas acho pesado para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a materia, sou suspeito em falar, mas acho um nome muito bonito e hoje somos poucos por ai

    ResponderExcluir