quinta-feira, 9 de março de 2017

Élida - Atendendo a Pedidos


Mesmo antes de fazer uma pesquisa prévia sobre Élida, fiquei com a sensação de que este nome poderia ser oriundo de um país frio, talvez devido à sonoridade semelhante a gélida. Quando iniciei a minha pesquisa descobri que por um lado estava certa, estão confusos? Vamos lá começar com a explicação! 

Elida tem duas possíveis origens. Uma delas é a origem escandinava onde o nome foi utilizado principalmente na Noruega e também, embora que pouco, na Dinamarca, na Finlândia e na Suécia. Élida é portanto uma forma de Ellida que por sua vez deriva do nome Elliði. No entanto, enquanto as restantes derivações são femininas, esta última que vos apresentei é masculina e significa veleiro rápido no nórdico antigo. 

A outra possível origem do nome é germânica e o nome é utilizado essencialmente na América e na América do Sul. Alegadamente Élida é uma variante de Alida que é utilizado como diminutivo de Adelaide

Uma curiosidade bastante interessante que encontrei é que a unidade periférica de Élida, Élide ou Élis é uma das três unidades em que se divide a periferia da região da Grécia Ocidental. 

Élida não é um nome aceite em Portugal e no estado de São Paulo no ano passado nasceu apenas uma Hélida

Personalidades:
  • Elida Almeida - Cantora; 
  • Élida L'Astorina - Atriz e dubladora brasileira; 
  • Élida Lauris - Doutora em Pós-colonialismo e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra;
  • Élida Muniz - Atriz, modelo e apresentadora brasileira.
Conheciam este nome? Gostam? 



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

44 comentários:

  1. Já conhecia e simpatizo bastante com Élida. Lembra Érica mas é mais suave. Nunca tinha reparado na ligação com gélida, até gostei da associação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado meu nome é Élida e meu apelido é gelida kkkkkkk sempre essa associação ameei

      Excluir
    2. Meu nome é Elida Alves e tem orgulho pq acho lindo e não é comum

      Excluir
  2. Também pensei em gélida! Achei interessante mas ainda não sei se gosto ou não!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, não gostei porque faz lembrar Érica que detesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Mérida você gosta? Também tem post no blog sobre ele. :)

      Excluir
    2. Meu nome é Élida Maria Élida. Segundo o que pesquisei tem origem hebraica e quer dizer"Deus sabe.

      Excluir
    3. Também me chamo Élida Maria 🥰🥰

      Excluir
    4. Helida significa "Senhor Deus Altíssimo"
      Meu nome é Helida, sem acentuação. Todos sempre acharam estranha essa falta de acentuação, mas eu não me importo! Eu amo o meu nome! No meu tempo, só havia eu com este nome. Sou da década de 60. Minha mãe dizia que esse nome era de uma personagem de novela que chorava e sofria muito! Dá até pra entender o motivo de eu me chamar assim. Eu fui uma bebê muito chorona! kkkkk

      Excluir
  4. Nunca tinha pensado nessa comparação com "gélida", achei divertido (risos). Muito boa sua pesquisa, só conhecia a versão germânica de que é variante de Adelaide e, portanto, significa de origem/linhagem/estirpe NOBRE, ou simplesmente "a nobre".

    ResponderExcluir
  5. Élida é meu nome,não gosto muito pois as pessoas não sabem pronunciar corretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo pela mesma situação. Todo dia me perguntam se tem "h".

      Excluir
    2. Também passo por isso... Poxa não dá pra entender que pronunciar Elida sem acento não fica legal, que saco! Haha

      Excluir
    3. Pois deveria gostar. Êum lindo nome! Com ar de bênção divina!🙏🏻

      Excluir
  6. O nome da minha filha é Élida Thalita, ela tem 5 anos e todos que ouvem seu nome elogiam pois dizem que não e comum. Quando decidi colocar esse nome vi que significa: Deus sabe.

    ResponderExcluir
  7. Acho que prefiro Mérida ou Érica, mas já vi gente criticando os dois tbm. Élida fez com que me lembrasse um pouco de elidir, elidar (https://www.dicionarioinformal.com.br/elida/)... e parece "é lida". A primeira vista é um nome diferente...mas se aproxima de Hélia...talvez falte um H no nome Hélida...Não sei dizer se acho bonito...talvez Hélade (que é um outro conceito para designar a Grécia)...falta um pouco de brilho pra mim, mas por ser um nome diferente não vai passar esquecido - marca certa presença sim.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gosto do meu nome, nada comum.Mas, se pesquisar no Facebook vai encontrar muitas mulheres com esse nome. Odeio a piadinha com gélida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também meu nome é Elida marcela e falam que prefiro elida porque parece é linda


      Excluir
    2. Meu nome é Elida amo meu nome

      Excluir
  10. Amo meu nome
    Hélida é um nome forte e bunito
    Eu passo por isso as pessoas ficam a me perguntar como se escreve que é um nome esquisito
    Mas n importa eu amo meu nome ela me difine a pessoa que sou


    ResponderExcluir
  11. O meu nome è Helida Karla , amooo meu nome quando perguntam como me chamo ja falo logo Helida com H e Karla com K , rsrsr

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Hélida, e sempre que pesquiso ele sai como origem hebraica, tendo como significado Deus sabe e/ou aquela que tem asas. Inclusive na bíblia há sim alhuns nomes que lembram Hélida, como por exemplo, o nome Elica que é citado em 2 Samuel. O fato é que eu considero um nome lindo, marcante e nada comum. Nenhuma Hélida é padrão, acredite. Rsrsrs o fato é que sempre haverá pessoas a criticar e outras a elogiar , a vida é assim meu povo.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome tambem e Élida não gosto do meu nome pq as pessoas acham difícil e as vezes min pergunto da onde minha mãe tirou esse nome......rsrsrsr...mas ja acustumei
    ...também o chato e não ter apelido aliais meu apelido e galeguinha mas queria outro disem q o apelido para o nome Élida e eli mas eu também tenho uma irmã chamada ellen ai o apelido dela e eli poxa e chato ....minha vida e complicada se eu for fala fico a noite td aqui..rsrs e isso ..💓💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é Elide e não tem acento as pessoas falam como lêem ...

      Excluir
  14. Já me acostumei com meu nome Élida, quando pequena não gostava mas agora amo porque ser igual ou comum não tem tanta graça assim .

    ResponderExcluir
  15. Eu também me chamo Élida, gosto muito do meu nome, quando criança ficava brava quando me chamavam de Érica. Hoje já acostuumei com as pessoas errando, mas nunca deixo de corrigir. Gosto do nome por ser diferente e marcante e concordo com a colega acima que disse que nenhuma Élida é padrão!!

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca tive problema em me chamar Helida, sempre gostei. As pessoas as vezes acham estranho, gosto da pronúncia. Mas sempre tiveram dificuldades em escrevê-lo, depois tem o sobrenome mais difícil...sempre me diverti...kkkk

    ResponderExcluir
  17. Meu nome também é Élida. Confesso que quando pequena não gostava do nome, ninguém pronunciava direito. Uma vez cheguei em casa triste e perguntei ao meu pai o motivo de ter colocado um nome "feio"em mim... Ele fez seu nome não é feio eu escolhi oq quando lhe vi pela primeira vez eu disse "É linda juntei e tirei o n ficou Élida".
    Nunca me esqueço desse dia, ele me fez aceitar meu nome de uma forma divertida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, meu pai que escolheu tbm mas foi em homenagem a minha bisa ... Só que é Elide

      Excluir
  18. O comentário de vocês me motivou!! Também amo meu nome, não sabia que por trás dele havia tantas maravilhas.. prazer, Élida Maria<3

    ResponderExcluir
  19. O meu é Elide mas vem de Elida ...

    ResponderExcluir
  20. Me chama Élida Estrela, não gosto do meu nome pelo fato da pronúncia que falam errado.

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Élida Nicodemus. Amo meu nome, mais me chamam muitas vezes de Elida, Erica e etc...

    ResponderExcluir
  22. Gosto do meu nome, mas realmente tem pessoas que não sabem pronunciar... É Élida, aí me chamam Élide, Édila, Érica, Ellen, Elide, Elida, sem contar o: é com E ou com H?

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro meu nome ❤️❤️

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Héllida e sempre pronunciam Elida (sem o som do É)

    ResponderExcluir
  25. Meu nome e élita e foi inpirado no no.e biblico elida

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Elyda e quando era pequena odiava, achava feio e estranho, no colégio nunca teve ninguém com o mesmo e admito que adorava esse fato. Claro que sempre tem a parte chata de ter que ficar corrigindo porque nunca pronunciam certo e tenho que repetir todas as vezes "Com E e Y". Mas hoje eu gosto do meu nome, me sinto especial

    ResponderExcluir
  27. Sempre passei por isso, o meu é Elyda Kelly, tenho que soletrar o tempo todo, e como não tem acento, as pessoas acabam pronunciando errado tmb. Uma professora de português me disse uma vez que nome próprio a gente pronúncia como quisermos, já que o nome é nosso rsrsrsr

    ResponderExcluir