quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dilan & Dylan


Confesso que não sou a maior fã de nomes estrangeiros, mas acho que Dilan/Dylan funciona perfeitamente em Portugal. Facilmente imagino um Dilan irmão de um Noah ou de uma Laila. É um nome moderno, com uma vibe cool, que com certeza preenche os requisitos de pais que procuram um nome diferente para o bebé que está a chegar. 

Dilan pode ter dois significados e duas origens. Se formos ver a sua origem turca, é um nome usado essencialmente em meninas e o significado é amor. Se pesquisarmos pela variante Dylan ficamos a saber que é um nome de origem galesa que significa grande maré, através do elementos dy (grande) e llanw (maré, fluxo). Acho ambos os significados muito bonitos e tenho a certeza que qualquer criança com este nome iria gostar de ter o seu nome associado quer ao amor, quer à natureza. 

Na mitologia galesa, Dylan aparece-nos como um Deus associado ao mar, aquando a sua morte todas as águas da Grã-Bretanha e da Irlanda choraram por ele. 

O nome Dylan tornou-se comum devido ao sucesso do famoso poeta galês Dylan Thomas. Dylan é considerado por algumas pessoas um nome tão especial que Bob Dylan adoptou-o como seu nome artístico. 

Em Portugal Dilan foi escolhido para 37 meninos no ano passado. No entanto, Dylan também conseguiu alguns registos, 17 para ser exata. 

No estado de São Paulo, em 2016, Dilan foi alvo de 17 registos e Dylan foi escolhido para 90 rapazes. A frequência de Dilan entre 1980 e 2000 foi de 703 pessoas e o estado em que foi mais registado foi em Santa Catarina. A frequência de Dylan, no mesmo período de tempo, é de 648 pessoas e o estado em que mais crianças foram registadas com este nome foi em Rio Grande do Sul. 

Na Irlanda, em 2016, Dylan ficou na 17ª posição do ranking. Nos Estados Unidos ficou no 32º lugar e na Escócia posicionou-se na 35ª posição. 

Preferem a grafia Dilan ou Dylan

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

5 comentários:

  1. Gosto de Dylan.Dilan pode ser lido por algumas pessoas como dailan...

    ResponderExcluir
  2. Adoro a ligação com o mar que esse nome tem, transmite uma energia muito boa e passa um ar moderno, jovial. Pessoalmente prefiro a grafia Dilan, mas Dylan tb tem seu charme e ganha pontos por ser a original galesa.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Dilan mas é um nome que não me diz muito.

    ResponderExcluir