terça-feira, 14 de novembro de 2017

Augusto


Do latim Augustus, este nome significa venerável. Um nome deveras aristocrático. Augusto foi o título dado a Octávio, o primeiro imperador romano. Ele era o filho adoptivo de Júlio César, que subiu ao poder através da excelente combinação de proeza política e habilidade militar. Augusto também foi o nome dado a três reis da Polónia. 

Augusto está intimamente ligado ao mês de Agosto. Após várias vitórias no campo de batalha nesse mês, o imperador romano decidiu atribuir o seu nome ao mês em questão. 

Augusto tem uma semelhança óbvia com Agostinho, este, por sua vez, tem sua origem em Augustinus, um derivado de Augustus.

A versão feminina de Augusto é Augusta. São ambos nomes antigos, para alguns, datados; mas que eu espero que um dia voltem às luzes da ribalta. Admito que tenho certo fascínio por nomes considerados por muitos "nome de velha/o".

Em Portugal, Augusto foi registado 11 vezes no ano passado, em 2015 foi escolhido para 12 bebés e em 2014 8 crianças receberam este antropónimo.  No entanto, em composição, Augusto até foi registado várias vezes, vou destacar Henrique Augusto, achei bastante imponente. Muitos foram os Augusto nascidos entre 1920 e 1980, o apogeu de registos foi em 1948, com um total de 545 registos (um bocadinho menos comparando aos registos de Diego em 2016). Depois desse ano a tendência foi sempre a descer, até que em 1980, Augusto foi escolhido para 27 meninos. 

No Estado de São Paulo, igualmente em 2016, Augusto foi escolhido para 572 bebés e em 2015 para 489. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Augusto é de 104.672 pessoas, o pico de registos foi em 1990 e o estado com maior número de homens chamados Augusto é Rio Grande do Sul. 

Nunca conheci um Augusto, mas acho que quando conhecer, um dos meus primeiros pensamentos vai ser "esta pessoa é destinada a grandes feitos" porque é isso mesmo que o nome me transmite: grandeza, vitória, imponência. 

O que pensam de Augusto?

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Wikipédia, O Blog dos Nomes.


7 comentários:

  1. Augusto é um nome importante e histórico até mas meu fascínio por nomes sempre me conduz a admirar nomes compostos. As composições com Augusto é uma brincadeira fácil de fazer.
    César Augusto é um primor;
    Conrado Augusto é um espetáculo de nome;
    Augusto Magno é impactante!

    ResponderExcluir
  2. Augusto é um nome muito distinto, mas, em minha opinião, um pouco pesado. Prefiro vê-lo como segundo elemento em compostos, nesse caso acho que se sai muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz em encontrar esse post. Pretendo colocar o nome do meu filho de Augusto. Caso seja menina, estou em dúvida de Isabel ou Elisa.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho nasceu em 2014 e se chama Augusto. Acho lindo, forte, significativo...!

    ResponderExcluir