sexta-feira, 5 de maio de 2017

Clívia - Atendendo a Pedidos


Uma das mais poéticas inspirações para a escolha do nome de uma criança, as flores encantam por sua delicadeza, perfume, beleza e cores. No mundo florido dos nomes podemos encontrar uma grande diversidade de opções, é um verdadeiro jardim que aquece os corações dos amantes da natureza. Abordado no post Nomes Femininos de Flores - Parte I, o pouco comum Clívia foi a sugestão de uma de nossas leitoras em seu pedido e hoje floresce em todo seu esplendor no Blog dos Nomes.

A clívia é uma flor nativa da África do Sul e pertence à família Amaryllidaceae. Recebeu esse nome em homenagem à lady Charlotte Clive(1787-1866), duquesa de Northumberland, a primeira pessoa a cultivar essa espécie na Inglaterra. Sendo assim, para chegarmos ao significado de Clívia, primeiro temos que chegar ao significado do sobrenome Clive. Proveniente da antiga palavra inglesa clif(atual cliff), que significa penhasco, rochedo ou descida íngreme, Clive era o sobrenome inicialmente usado por pessoas que viviam perto de penhascos inclinados. Gostei muito dessa associação, acho que dá um ar rústico, mas ao mesmo tempo delicado para Clívia. Imagino seu significado algo como flor dos penhascos, flor das rochas, o que me faz pensar em uma mulher meiga e valente, que consegue vencer as adversidades da vida com leveza e bondade.

Muitas vezes a clívia é confundida com a açucena, já que são parecidas, mas as flores clívia são menores, mais numerosas e agrupadas em um belo e compacto buquê. Outra diferença é que as flores da clívia são vermelhas a alaranjadas, com centro amarelo, enquanto as açucenas apresentam mais variedade de cores. Sabendo dessa semelhança entre as flores, não pude deixar de pensar em Açucena e Clívia como um amoroso par para nomes de irmãs!

As flores clívia são muito bonitas, vistosas, emanam um perfume suave e suas cores fortes chamam atenção. São populares como plantas ornamentais e quando cultivadas em grande quantidade em um jardim deixam o ambiente muito alegre e vivo. Para ver imagens das clívias clique aqui.

Como nome próprio Clívia é bem raro e apesar de internacional(mesma grafia em diversos idiomas), não há notícias de registros expressivos em outros países. No Brasil possui a frequência de 2.060 pessoas e suas portadoras estão mais concentradas nos estados  do Amapá, Acre, Pará e Amazonas(na região norte é onde há mais chance de se encontrar  uma brasileira chamada Clívia). O IBGE computa ainda a presença de 513 Klívias no Brasil. Seus registros tiveram maior destaque na década de 80. Atualmente anda esquecido, infelizmente, já que não conseguiu nenhum registro em 2016 no estado de São Paulo. Em Portugal acredito que seja praticamente inexistente, pois nunca foi registrado de 1920 a 1980 e nem em anos recentes(não faz parte da lista de nomes admitidos).

Referências:

  • Clivia Vorrath - artista plástica alemã;
  • Eliza Clívia - cantora brasileira;
  • Clívia é também o nome de um asteroide descoberto em 1920 por Karl Reinmuth.
Clívia pode ser uma escolha original dentro dos nomes de flores, foge ao trivial. É parecido com Lívia(usual no Brasil), o que faz com que sua sonoridade e grafia soem familiares, não causem grandes estranhamentos(também lembra o clássico Olívia). Tem uma boa mistura de exclusividade(devido ao seu pouco uso), suavidade e presença que não passa em branco. É mais uma florzinha que merece um olhar especial!

Já tinham ouvido falar de Clívia?

Para mais nomes femininos de flores clique aqui e aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Babynamespedia, Cultura Mix, Faz Fácil, House of Names, Jardineiro Net, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Oceanario, SPIE, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Amei o post e o significado do nome, mas ainda não consegui acostumar-me com Clívia como nome próprio. Lembro de ter visto esse pedido, e confesso que nunca havia escutado esse nome (nem da flor) por ser diferente, mas tenho uma Açucena em casa da mesma cor das Clíveas (laranja e fundo amarelo-esverdeado). Sobre o par Açucena e Clívea, também há o nome Amarílis, que é outro nome para Açucena e considero mais bonito e melódico.

    ResponderEliminar
  2. Que texto delicioso de se ler. Parabéns e obrigada por atender primorosamente meu pedido. Simplesmente amei todas as informações contidas nele. Já era um nome que eu gosto bastante e agora só fortaleceu. Aqui em Maceió (cidade onde moro), curiosamente conheço várias pessoas com esse nome, seja Klyvia, Clívia ou Klívia... Já encaminhei o seu texto pra algumas delas.
    Nomes próprios femininos com L e V no mesmo nome, acho que o deixa muito musical e doce, existem bem poucos e eu acho bem alegre.
    Não conhecia seu post nome das flores, estou indo me deliciar lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria Angélica, fico feliz que tenha gostado do post! Eu só fui conhecer Clívia quando pesquisei para o post Nomes de Flores, aqui no Rio de Janeiro, onde moro, é bastante incomum. Faz sentido que seja mais usado em Alagoas, depois do Amazonas esse é o quinto estado onde hâ maior concentração de moças chamadas Clívia no Brasil.

      Eliminar
  3. O facto de ser nome de flor torna Clívia interessante, mas não me consigo abstrair da semelhança com a palavra "cleaver", nem deixar de pensar que Olívia é infinitamente mais bonito! Além disso é muito provável que se confunda a grafia de Clívia com a de Olívia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Olívia é muito mais bonito e melódico! Mas imagino que o fato de não me acostumar com Clívia como nome próprio é algo cultural, pois no estado do Rio de Janeiro, esse nome é muito incomum. O mais próximo que já vi foi Cleane, uma moça com quem estudei na faculdade, e mesmo assim, sempre achei o nome muito estranho, até hoje penso desta forma, mas enfim... Gosto é gosto. E eu amei todo o significado e frescor por trás dele, principalmente pela referência com as flores.

      Eliminar
  4. Bem, eu só conhecia o nome Clívia por causa de uma cantora brasileira de forró, Eliza Clívia, que infelizmente faleceu em junho de 2017 em um acidente. Talvez, depois da partida dela, alguém coloque o nome Clívia em uma menina...

    ResponderEliminar