sexta-feira, 21 de abril de 2017

Eulália


Devo dizer que tenho um fraquinho por nomes antigos e não consegui resistir mais à tentação de vos trazer Eulália. Considero Eulália uma preciosidade, equiparo-o muito a Corália, um dos meus nomes favoritos. Vejo em Eulália muita seriedade e acima de tudo muito romantismo. E não acham querido pensar nos diminutivos Lala ou Lia para uma pequena Eulália? Sei que para algumas pessoas, particularmente para as que têm dificuldade a pronunciar os L, este nome pode parecer um pouco trava-línguas, mas para mim é impossível negar que Eulália é um encanto. 

Eulália é um nome de origem grega e significa docemente falado. Existem algumas alternativas a este nome, entre elas, as que achei mais bonitas são Lalia, Laia, Eula e Ollala. 

Em Espanha, Eulália, é o nome da padroeira de Barcelona, em homenagem à santa e mártir que viveu no século IV, em Mérida. 

Em Portugal, os registos mais atuais que encontrei de Eulália são de 2014, onde nasceu uma Eulália, uma Beatriz Eulália e uma Maria Eulália. No entanto, se formos mais atrás no tempo, encontramos muitos registos de Eulália entre os anos de 1920 a 1980, onde o pico deste nome foi no ano 1957, com 74 registos (a mesma popularidade de Alexandra em 2016). 

No estado de São Paulo, este nome foi atribuído a 3 meninas, tanto em 2016 como em 2015. Segundo o censo de 2010, no Brasil, a frequência de Eulália é de 11.287 pessoas e seu período de auge foi na década de 50.

Gostava muito que em 2017 nascesse pelo menos uma bebé Eulália, não tenho nada de negativo a apontar sobre este nome, sem dúvida que seria uma sugestão minha para uma familiar ou uma amiga que está à espera de bebé e não sabe que nome escolher. 

No vosso parecer Eulália é usável nos dias que correm? 


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

12 comentários:

  1. Tenho simpatia por Eulália, gosto da musicalidade de sua sonoridade, acho muito amorosa(me lembra a sonoridade de Laila).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Eulália,agradeço meus pais por ter colocado esse nome em mim.

      Excluir
  2. Um verdadeiro encanto. Parece nome de fada. Nome delicado, suave não entendo porque não há mais... Aqui onde moro tem algumas adolescentes com esse nome. ❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Eu goato. Esse significado é a coisa mais linda.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que Corália e Eulália não tem nada a ver um com o outro é prefiro Eulália. Que pena nao ser usado não sabia mas claro que tinha uma ideia que era raro. Acho perfeitamente usável e equiparo a Emília que tambrm acho ter a mesma aura mas acho Eulália muito mais bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos os nomes, Emília e Eúlália, são nomes antigos que caíram no esquecimento da maioria das pessoas.

      Excluir
    2. Tenho uma filha com esse nome, foi homenagem à minha avó que tem esse nome.

      Excluir
  5. Antes não gostava, simplesmente porque achava-o muito antigo. Mas hoje, como gosto dos nomes com som de "L", por serem mais melódicos, simpatizo com o nome. Gosto bastante da escrita e sonoridade. Há uma escola perto da minha casa com esse nome, e conheço uma irmã da igreja com nome parecido, o diminutivo Eula.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo diretamente à pergunta, considero Eulália usável no sentido em que acho minimamente fácil passar-se a simpatizar com ele. Outros nomes igualmente antigos já não têm esse "encanto escondido" e dificilmente serão bem vistos, por mais fofa que seja a bebé. Com Eulália acredito que, conhecendo uma pequena com esse nome, se forme logo uma imagem positiva do nome. Pessoalmente não me sinto atraída por Eulália, aliás antes deste post era um nome que achava horrível. Agora vejo-lhe elegância - só acho a sonoridade um pouco "difícil".

    ResponderExcluir
  7. Acho esse nome lindo. Mas as pessoas têm a cabeça fechada. Se não for nome da moda, acham estranho.

    ResponderExcluir
  8. Nomes que possuem a letra "l" costumam fazer sucesso no Brasil, os nomes mais registrados, salvo engano, em sua maioria possuem esta letra, o que confere certa leveza e musicalidade ao nome. Repeti o nome "Eulália" várias vezes, não sei dizer se gosto (vou qualificá-lo como um nome "neutro" - não desgosto e nem caio de amores)...o final "lália" lembra Laila (nome que gosto bastante)...o outro nome que conheci e começa com "Eu" foi "Eusmando" e achei bem estranho. A pronúncia do "Eu" é bem forte e a terminação do nome "lália" mais adocicada...ponto negativo é que parece com sandália, saturnália (nesse ponto é até legal, remete a Roma), acho que o nome Cidália sofre com isso também, mas prefiro associações mais divertidas como Tropicália. O problema, no Brasil, acho que se refere quanto a pronúncia da partícula "lia" e do "lha", quando pronunciamos,foneticamente, são parecidos (bom, eu acho né), pode gerar algum tipo de zoação com "canalha ("""canalía""") e tbm lembro de Cornualha (""cornuália"") e fornalha. Eu tenho muito medo de bulliyng, então eu penso com muito cuidado, porque adolescentes costumam ser terríveis nesse ponto. Acho que não é nem questão de ser mente fechada, mas é natural do ser humano fazer associações e nem sempre são as das melhores, sabe. Não usaria, mas o significado é ótimo! Considero um nome fofo e forte ao mesmo tempo, digno de uma princesinha (penso logo nesse ar medieval)! Bom, mas a escolha é ousada na minha opinião, para os dias atuais, que reclamam maior frescor e fluidez ao nome (por exemplo, Augusta é muito pesado, mas é um nome lindo), mas o que importa é ajudar a criança a amar o próprio nome - como fator de reconhecimento e estima social e que nenhum comentário negativo pode minar como ela se vê e se exterioriza como pessoa, falem bem ou falem mal, falem da graciosa Lalá (Eulália)! Esses nomes considerados datados estão de volta a moda, o que é muito interessante - sou apaixonada pelos nomes Amélia, Abigail (eu sempre penso em um passarinho, quando falo nesse nome, eu não sei porque rsrs), Cármen e Olímpia. Seria interessante ver uma Eulália por aí, mas não seria minha opção, prefiro Laila. Post muito interessante ^^

    ResponderExcluir
  9. Hoje, dia 12 de fevereiro, é dia de Santa Eulália!

    ResponderExcluir