domingo, 19 de março de 2017

Mirna & Virna - Atendendo a Pedidos


Embora ambos os nomes tenham sido pedidos em separado eu decidi juntar o útil ao agradável e abordar ambos na mesma publicação. Mirna e Virna são nomes que me parecem bastantes apetecíveis e usáveis, no entanto, consigo gostar um pouco mais de Mirna, talvez por achar que este nome é um ótimo diminutivo para Minerva, mas Virna não deixa de ter o seu encanto.

Não encontrei informações fidedignas à cerca da origem destes nomes, por isso vou apresentar as várias opções que encontrei: Mirna pode ter origem no nome escocês Muirne que significa educada e gentil, outras fontes sugerem que Mirna é um nome utilizado tanto na Croácia como na Sérvia e que o seu significado é pacífica e há ainda quem defenda que este nome tem origem irlandesa cujo significado é terna. No meu parecer, todos os significados são muito positivos o torna o nome mais bonito e agradável.
Mirna é ainda um município na Eslovénia e um asteróide.

A origem de Virna é ainda mais controversa do que a origem de Mirna. Pesquisei em vários sites e nenhum tinha a mesma informação por isso torna-se mais complicado transmitir-vos conhecimento exato.
Segundo a minha investigação, Virna pode ter origem teutónica e significar guerreira do mato ou pode ter origem latina e significar primavera sendo uma forma latinizada de Vernus e uma derivação do nome Verna

Em Portugal nenhum dos nomes é aceite e no estado de São Paulo no ano passado nasceram apenas 2 Mirna e nenhuma Virna

Personalidades portadoras do nome Mirna:
  • Mirna Pinsky - escritora brasileira;
  • Mirna Rubim - cantora lírica brasileira;
  • Mirna Spritzer - atriz brasileira.
Personalidades portadoras do nome Virna:
  • Virna Dias - ex-jogadora de voleibol;
  • Virna Lisi - atriz italiana;
    Curiosamente Virna Lisi também é o nome de uma banda de rock reformada de Minas Gerais;
  • Virna Teixeira - escritora, neurologista, poeta e tradutora brasileira;

É sempre bom recebermos feedback dos leitores e sabermos os nomes que gostavam de ver abordados por isso não hesitem em deixar sugestões de nomes para serem apresentados aqui no Blog.

Gostam mais de Mirna ou de Virna

13 comentários:

  1. Acho Virna mais interessante, apesar de gostar de todos os significados atribuídos à Mirna. Talvez o que contribua para não escolher Mirna é uma personagem de novela brasileira interpretada pela atriz Fernanda Souza e na novela o irmão da personagem a chamava gritando seu nome de uma forma muito engraçada(só de recordar, sinto vontade de rir). Penso que todos lembrariam da novela e para brincar, chamariam uma Mirna daquela forma, mesmo brincando poderia trazer constrangimento à criança. Só para terem uma ideia: https://www.youtube.com/watch?v=lGg3y0xAdrY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Me chamo Virna e odeio ser chamada de Mirna. Mesmo sendo Virna e não Mjrna fazem essa brincadeira comigo. Virna é muito mais legal né

      Excluir
  2. incrível como associamos nossas vivências, filmes, objetos e pessoas aos nomes próprios, que terminam ficando contagiados com tal situação. É o que me ocorre com os dois nomes em questão. Não consigo dissociar os nomes as "tais" pessoas, aí não dá pra gostar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É o que acontece comigo com o nome Giovana/Geovana: gosto do nome, acho muito bonito (gosto de nomes italianos), mas como na infância tive experiências ruins com uma Giovana (a menina vivia para me provocar/atormentar de todas as formas), por isso até hoje não consigo gostar do nome para pôr numa filha pela lembrança de uma menina ruim, apesar de considar um nome bonito. Há pouco tempo convivi com uma Geovana muito doce e alegre, que sempre está disposta a ajudar no que precisar, porém a experiência com aquela outra menina sempre pesa para não conseguir gostar por completo do nome, por causa da antiga lembrança que o nome me traz.

      Excluir
  3. Entre um e outro prefiro Mirna mas não gosto de nenhum :/

    ResponderExcluir
  4. olá! mais uma sugestão de publicação.. KLYVIA OU CLÍVIA.

    ResponderExcluir
  5. Simpatizo mais com Mirna do que com Virna.

    ResponderExcluir
  6. Me chamo VIRNA e amo o meu nome!Pequeno, incomum, diferente e bonito, ao meu gosto. :)

    ResponderExcluir
  7. Acho que por causa da personagem da Fernanda Sousa na novela alma gêmea eu não consigo dissociar da imagem de sua personagem: a romântica e roceira Mirna com a sua pata de estimação Doralice rs. Por considerar um nome mto caricato, eu não usaria. Minha mãe tem uma conhecida que se chama Tirza, acho melhorzinho. Entre Virna (vir na) e Mirna, eu prefiro Mirna, pois lembra Mina (de menina e fica ate fofinho).

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Virna Lisi e amo meu nome. Foi escolha da minha mãe que gostava da atriz italiana que tinha esse nome. Mais importante que meu nome, é fazê-lo significar uma pessoa de bem, amável , justa, caridosa. Abraços.

    ResponderExcluir