quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Nomes da Mitologia Egípcia


Quando vi esta fotografia não tive dúvidas de que seria a imagem escolhida para abordar os Nomes da Mitologia Egípcia. Há qualquer coisa que me prende e que me transporta para o nordeste de África. Devo confessar que a mitologia egípcia é das minhas preferidas e que a considero interessantíssima.

Os egípcios eram politeístas e os deuses que adoravam possuíam formas de animais (zoomorfismo) ou uma mistura de homem e de animal (antropozoomorfismo).

Divindades femininas:
  • Ammut - Deusa do inferno. Devora as almas que foram condenadas.
  • Anuket - Divindade ligada à água. O significado do nome é abraçar.
  • Bastet - Deusa da fertilidade, protetora das mulheres, das crianças e dos lares. Outra versão sugere que Bastet é a deusa da lucidez e da disciplina sobre as emoções e ainda símbolo de leveza, alegria e adaptabilidade. É uma das minhas deusas favoritas e é facilmente reconhecida por ser representada por uma mulher com cabeça de gato. De acordo com a tradição ela era a personificação da alma de Ísis e protetora da sua magia.
  • Hathor - Deusa do amor, da beleza, da maternidade, da música e da alegria. Esta deusa é representada de várias maneiras, mas uma das mais conhecidas, é por uma mulher com cabeça de vaca com o sol no meio dos seus chifres. Esta é uma das divindades mais antigas e queridas de todo o Egipto. 
  • Ísis - É uma deusa da mitologia egípcia, cuja adoração se estendeu por todo mundo. É cultuada como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. É a amiga dos escravos e dos oprimidos, assim como a que escutava as preces dos mais abonados. Ísis é a deusa do amor maternal e da fertilidade. É popularmente conhecida como "A Rainha dos Deuses" e "A Grande Deusa Mãe". 
  • Maat/Maet - É a deusa da verdade, da justiça e do equilíbrio. 
  • Madset - Deusa do discernimento, da lucidez, do equilíbrio emocional e da flexibilidade do intelecto.
  • Meretseguer - Deusa representada com corpo de mulher e cabeça de serpente. O significado do nome é a que ama o silêncio.
  • Neftis - Conta o mito que certa vez, usando seus poderes, metamorfoseou-se em Ísis e seduziu Osíris. Envolveu-se sexualmente com ele e dessa relação nasceu Anúbis. Por isso tornou-se a rainha dos desertos e da noite. 
  • Nut/Nuit - Deusa dos céus. 
  • Sechtat - Deusa da sabedoria científica, senhora da astronomia, da matemática, da medicina e das proporções sagradas. 
  • Sekhmet - Deusa representada com corpo de mulher e cabeça de leoa. É a deusa solar que protege os guerreiros em batalha em território inimigo. Desperta a coragem, a autoconfiança, a capacidade de ousar e ajuda também a resolver os conflitos interiores.
  • Tauret - Deusa hipopótamo. É a protetora das mulheres grávidas, dos partos e dos recém-nascidos. O hipopótamo fêmea enfrenta o macho e não teme qualquer ameaça para defender a sua cria. Esta deusa também protege contra pesadelos quando a mente está imersa no rio do sono, indefesa e a mercê do desconhecido universo subconsciente.

Divindades masculinas:
  • Amon - É visto como o rei dos deuses e como força criadora de vida. 
  • Anúbis - É representado por um homem com cabeça de chacal. Está associado à vida após a morte. Acompanha o desligamento do corpo físico, auxiliando as almas, durante o trajeto. 
  • Geb - Deus da terra. Aprisionava os espíritos maus nas profundezas não permitindo que eles contaminassem a atmosfera. 
  • Hórus - Deus do céu. É representado por um homem com cabeça de falcão. De acordo com a mitologia, Hórus matou Seth para conquistar o domínio sobre o Egito. Porém, na luta, perdeu um olho, substituindo-o por um amuleto de serpente.
  • Khepri - Associado à imagem de um escaravelho, segundo a mitologia, não podia parar de mover o sol para que este nascesse todos os dias a cada manhã. Mais tarde foi considerado a encarnação do próprio sol. 
  • Khonsu - Deus da lua, regula as marés, as plantações e as gestações. O nome significa viajante. Juntamente com Thoth representa a passagem no tempo.
  • Osíris - Deus da vegetação e da vida no Além. Osíris é o marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades".
  • Ptah - É a potência cósmica que dá forma à Criação. É o deus criador e divindade patrona da cidade de Mênfis.
  • - Deus do sol, a fonte da vida.
  • Seth/Set - Deus da violência, da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era a encarnação do espírito do mal. No Alto Egipto era também considerado o deus da tempestade. 
  • Sobek - É o deus crocodilo e simboliza o poder da concentração, paciência, determinação e senso de oportunidade. O crocodilo define o seu propósito, espera a presa com paciência e permanece submerso nas águas deixando apenas os olhos de fora. Assim devemos imitar essas qualidades: escolher uma prioridade, concentrarmo-nos nela e esperar com paciência e determinação, além de – principalmente - desenvolver o senso de oportunidade para sentir o momento adequado com precisão.
  • Toth - Deus da sabedoria, da aprendizagem, da magia e da passagem do tempo. 

Há algum nome que vos cative? Não deixem de comentar! 

12 comentários:

  1. Dos femininos só gosto de Isis e do masculino Seth.

    ResponderExcluir
  2. Amon é um dos meus nomes masculinos preferidos! Adoro justamente por causa da ligação com o antigo Egito, acho que transmite uma aura de mistério e poder muito atraente. Além disso o som é melodioso e agradável. Também gosto bastante de Ísis, acho lindo! Simpatizo com Osíris.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo a equipe pelo trabalho primoroso publicado nesse blog. Nota 10!
    Sugiro uma publicação com o nome mitológico LANASSA, acho-o espetacular!
    abraço,
    Angélica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Angélica,

      Muito obrigada em nome de toda equipe do Blog dos Nomes! Assim que possível falaremos sobre Lanassa. Agradecemos o interesse :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  4. A mitologia egípcia é espetacular! Da parte feminina, eu gosto muito do nome Ísis e de Isadora/Isidora, que veio em homenagem a deusa. Acho que Nut tbm pode ser usado, assim como Nyx da mitologia grega. Nomes curtinhos estão na moda né, então seria legal. Os demais não acho usáveis. Percebi que os nomes das deusas em sua maioria termina em "et" "t", uma terminação super diferente da nossa em que o gênero feminino ,geralmente, termina com a vogal, preponderantemente, o "a"...assim como Hathor é inviável pq lembra "rato",mas é uma deusa sensacional tbm! E super entendo o nome e gosto naquele contexto.
    Da parte masculina, apesar de Sobek não ser usável, gostei da associação com o crocodilo e a questão da determinação e paciência. Gosto muito dos nomes Osíris, Rá (pode ser substituído por Ravi, que tbm significa Sol em sânscrito), Toth, Anúbis (esse talvez gere bullying, mas eu gosto) e Hórus. Sobre o nome Seth não colocaria pelo o que representa, mas o nome hebraico Sete acho bem usável. Eu gostava da sonoridade do nome Amom, mas significa "o oculto" e as personalidades portadoras desse nome, que eu conheço, tinham a personalidade muito destrutiva, sendo um deles um nazista muito violento :/ daí o nome perdeu o brilho pra mim.
    Post maravilhoso! Bjos!

    ResponderExcluir