quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Mécia


Mécia é um dos muitíssimos nomes aceites em Portugal, mas praticamente só o ouvimos quando se faz referência a uma rainha “raptada”, a lendas de Portugal, ou ao Império Português. Quantas/os de nós ouvimos no seu círculo de amigos o nome Mécia? E numa familiar? Ou familiar de amigos? A minha resposta é Nunca!

Se calhar por o associarmos a tempos idos, justifica a sua nula ou quase nula utilização, não sendo sequer colocado em cima da mesa para uma possível utilização num novo ser humano. Embora não seja daquelas pessoas que o requisito principal seja o tamanho para ser elegível ou mesmo bonito, admito que neste caso é o seu tamanho e a sua sonoridade que o tornam atraente.

Mécia é um nome medieval português, que poderá ter tido outras formas como Meçia ou Méncia. É um nome de origem galo-romano, proveniente do nome Mincius. Para encontrar o significado foi uma verdadeira luta, pois estas são as únicas referências no Behind the Name: sobre Mincius não encontrei nada, apenas encontrei referências a Mencius. À primeira pensei que fosse uma variação, mas trata-se de uma latinização do nome do filósofo chinês Meng Ke (372 – 289 a.c.).

Continuando a pesquisa... por Méncia ou Meçia não encontrei nada; Encontrei Mência, nome latino cujo significado é merecedoraEncontrei quem defendesse que Mécia é uma variável de Mércia, cujo significado vem do francês e inglês - graça, misericórdia (mercy) e dom divino. Mas não encontrei mais nada que corroborasse isto.

Segundo o IBGE, a sua frequência no Brasil é de 782 pessoas. Quanto aos registos de Mécia em Portugal, pelo quadro abaixo vemos o quanto é raro ou nulo encontrarmos meninas registadas com este nome, sendo que até parece que em 1954 houve a loucura entre as madrinhas que escolheram o nome das meninas (infelizmente - ou felizmente em alguns casos - eram mais as madrinhas que escolhiam os nomes, do que as próprias mães):

Saliento que no SPIE não consegui fazer a pesquisa por Mécia, mas por Mecia. 


Meninas chamadas Mécia nascidas em:
2011 – 0;
2012 – 1;
2013 - 1;
2014 – 0;
2015 - 0; São Paulo, Brasil - 0;
2016 - 0; São Paulo, Brasil - 0.

Margarida Madeira.

Utilizariam Mécia?


Fontes consultadas:
Behind the Name, SPIE, IBGE, IRN, ARPEN/SP, significadodonome.com, nomeschiques.com.

5 comentários:

  1. No SPIE não se usam acentos, cedilhas etc, se pesquisarmos por Emília por exemplo vai aparecer Emilia :) Quanto a Mécia, gosto muito da sua costela medieval e também da sonoridade! Acho-o um nome muito interessante, na mesma onda de Mercês, por exemplo (mas este não me soa tão medieval como Mécia).

    ResponderEliminar
  2. Usaria se fosse Mércia. Além de ser mais conhecido e lembrar Márcia (que já é muito usado no Brasil), tem significado cristão, que evangélicos como eu sempre procuram.

    ResponderEliminar
  3. À princípio achei que fosse alguma variante de Mércia, fiquei surpresa ao saber que na verdade é um nome medieval português. Achei a pesquisa muito interessante.

    ResponderEliminar